SAIBA O QUE NUNCA DEVE FAZER A UM GATO

Ter um gato não é o mesmo que ter um cão ou um bebé humano. Quando alguém adota um animal, busca os primeiros conselhos com familiares, amigos, vizinhos e na internet. O mesmo acontece quando o gato fica doente.

Leia aqui o artigo completo:

http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2017-03-08-Saiba-o-que-nunca-deve-fazer-a-um-gato

24  DICAS PARA ESCLARECER 24 MITOS SOBRE CÃES

Há mitos que permanecem, uns sem importância para o relacionamento do cão com o seu tutor, mas outros que podem prejudicar a convivência de ambos. É hora de os desmistificar.

Leia aqui o artigo completo:

http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-12-21-24-dicas-para-esclarecer-24-mitos-sobre-caes

18 DICAS PARA ESCLARECER 18 MITOS SOBRE GATOS

Os gatos, pela sua personalidade, têm sido amados e odiados por povos e civilizações, ao longo da história. Mas a realidade é que não deixam ninguém indiferente. Suscitam sempre os sentimentos mais arrebatadores, desde amores incondicionais a ódios infundados. Mas o que faz deste pequeno felino um ser tão controverso?

Leia aqui o artigo completo:

http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-11-26-18-dicas-para-esclarecer-18-mitos-sobre-gatos

8 RAZÕES PARA VACINAR O SEU CÃO OU GATO

É importante compreender a necessidade de imunizar o companheiro de 4 patas contra as doenças mais perigosas. Os seres vivos são organismos complexos, capazes de se defender da invasão de vírus, bactérias ou parasitas, que podem causar doenças. A sua sobrevivência depende desta mesma capacidade, sem a qual e morte ocorreria à primeira infeção e à qual chamamos imunidade.

Leia aqui o artigo completo:

http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-10-06-Oito-razoes-para-vacinar-o-seu-cao-ou-gato

DEZ DICAS PARA  COMPREENDER O SEU GATO

Quem disfruta da companhia de um gato sabe o quanto é difícil compreender aquilo que realmente nos quer transmitir. Erros de comunicação são a principal razão porque ouvimos tantas pessoas afirmarem a sua antipatia por tão místico e enigmático animal. São apelidados de “falsos”, “interesseiros” e “egocêntricos”, sem “vinculo” com os tutores, só o criando em relação ao território, “individualistas”, não gostando de partilhar com os seus semelhantes. No entanto, estes humanos estão redondamente enganados. Não podiam estar mais errados.

Leia aqui o artigo completo:

http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-06-01-17-dicas-para-compreender-o-seu-gato

celia_visao

DEZ DICAS PARA A CHEGADA DO BEBÉ A UMA FAMÍLIA MULTI-ESPÉCIE

Cada vez mais as famílias são compostas por elementos de várias espécies. Assim temos, a par dos humanos, os animais que com eles coabitam e aos quais são atribuídos direitos semelhantes aos do resto da família: alimentação de qualidade apropriada ao seu estado físico, raça e idade; cuidados médicos preventivos e curativos; atividades lúdicas com recurso a brinquedos cognitivamente interessantes e educativos; cuidados de higiene adequados, que incluem o pelo, a pele, os ouvidos, as unhas e os dentes; educação adaptada, com recurso a treinadores e escolas de treino.

Saiba o que pode ser feito, a titulo preventivo e não só, para minimizar o stress e levar o animal a aceitar pacificamente as inevitáveis alterações de rotinas.

Leia aqui o artigo completo:

http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-04-30-Dez-dicas-para-a-chegada-do-bebe-a-uma-familia-multi-especie

bemvindo

Tornar a adopção do seu cachorro o menos traumatizante possível

A decisão de adotar um cão deve ser sempre muito ponderada e nunca tomada de ânimo leve, ou num impulso momentâneo. Por vezes somos levados a decidir a adoção porque nos deparamos com uma fotografia repleta de doçura, nas redes sociais, ou porque nos derretemos com a amorosa ninhada de cachorros de um cadela de uns amigos, ou ainda porque um dos nossos filhos implora, até à exaustão, o alargamento da família a um amigo de quatro patas. E por qualquer destes, ou de outros motivos, cedemos, de forma irrefletida.

Quando tomar a decisão de adotar um cão, reserve algum tempo para refletir e responder a oito questões. Se as respostas forem “sim”, fique com 11 dicas para facilitar a integração do novo membro da família.

Leia o artigo completo na revista Visão:

http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-03-29-11-dicas-para-tornar-a-adocao-do-seu-cachorro-o-menos-traumatizante-possivel

celia_visao

CUIDADOS A TER COM OS SEUS ANIMAIS

Dez  dicas para treinar o seu cão a eliminar no local pretendido

Todos os meses vamos aqui publicar um artigo sobre cuidados a ter com os seus animais e dicas que o poderão ajudar a manter os seus animais no seu melhor.

Os artigos são escritos pela Dr.ª Célia Palma e publicados na revista Visão.

Neste artigo são dadas dicas para treinar o seu cão a eliminar no local pretendido.

Leia aqui tudo o que precisa de saber:

http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2015-11-16-Dez-dicas-para-treinar-o-seu-cao-a-eliminar-no-local-pretendido

celia_visao

CUIDADOS A TER COM OS SEUS ANIMAIS

Dez  dicas para tornar a adopção de um gato o menos traumatizante possível

 

A adoção de um gato significa sempre uma mudança na vida do tutor, assim como na do animal. A decisão deve ser ponderada por forma a avaliar se temos efetivamente condições para o ter e de lhe proporcionar a satisfação das necessidades básicas da espécie. Decisão tomada de trazer para casa um gato adulto ou um gatinho bebé, devemos fazer o possível para que a adaptação seja o menos traumática possível. Uma mudança de ambiente é sempre muito stressante para um felino e pode demorar algumas semanas até que este se sinta relaxado na sua nova casa. As próximas dicas vão ajudar a que esta adaptação ocorra da melhor forma possível, do ponto de vista do gato.

Leia aqui tudo o que precisa de saber:

http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-02-10-Dez-dicas-para-tornar-a-adocao-de-um-gato-o-menos-traumantizante-possivel