Etiquetas: ,

  • Autor
    Artigos
  • #167950

    ruidavid
    Administrador

    animais-amigos

    Os 8 mandamentos que um humano deve seguir  para

    garantir o bem-estar do seu bichinho

     

     

    Artigo de Vânia Oliveira

     

    Quando a saúde e bem-estar do nosso melhor amigo está em questão temos sempre uma série de regras a respeitar. Estas regras acabam por se tornar uma espécie de mandamentos que devemos seguir, religiosamente, pois o nosso animal de estimação é mais do que isso, é  a nossa companhia, o nosso companheiro nas horas boas e nas más. Vamos aqui enumerar oito mandamentos  que são  importantes para que o nosso amigo de quatro patas se sinta bem e confortável:

    1.º Dar amor e carinho sem limites; Os animais não impõem limites no amor, no carinho e companhia que nos oferecem, os seus afectos são espontâneos, por isso nós, humanos, também devemos fazer o mesmo. Dar amor e carinho sem limites são mandamentos  a respeitar, cumprindo estes  cumpriremos todos os outros! Porque motivo devemos medir o amor, o carinho,os afectos? Estes são espontâneos não se medem. Amor e carinho nunca são  de mais e os mimos também não. Ah! e miminhos é coisa que todos os animais gostam e agradecem.

    2.º Cada animal deve ter uma caminha fofa, quente e confortável para poder sonhar.

    Quem não gosta de ter uma caminha fofa e quentinha para fazer uma sesta? Pois é! Os animais também gostam, eles também têm os seus sonhos. Eles gostam de dormir muito enroscadinhos, no quentinho. Por isso o melhor é ter uma cama para o seu animal, não vá ele “roubar”a sua!

    3.º Os animais devem possuir um local próprio para ir à casa de banho.

    Este mandamento está mais ligado aos gatos, principalmente. Caso tenha mais do que um gato, em casa, é importante que cada um tenha a sua caixa de areia e tente mantê-la sempre limpa. Os gatos são animais muito asseados, não gostam de coisas sujas, além disso, eles gostam de ter privacidade quando fazem as suas necessidades.

    4.º Os animais devem desfrutar de um local adequado para viver.

    A sua casa deve  providenciar um ambiente seguro e saudável para o seu animal, com um  ambiente bem arejado, água, comida e locais para brincar. Nada de locais potencialmente perigosos,como sejam as máquinas de lavar abertas; a segurança do animal é o mais importante!

    5.º Os animais têm direito a uma boa alimentação;

    No que diz respeito à alimentação devemos ter em conta a idade do animal e qual a ração mais adequada para ele, além da quantidade. Cuidado para não dar comida em excesso para que o animal não fique com peso a mais, apesar de muitas pessoas gostarem de ver os animais gorditos, isso não quer dizer que seja saudável. Os gatos também gostam de alimentos frescos mas, mais uma vez, cuidado com as quantidades; verifique se o alimento é mesmo fresco. Também é preciso ter em mente que alguns alimentos  são nocivos aos animais, o melhor é aconselhar-se com o  seu veterinário sobre quais os  que pode dar e os que não pode.

    6.º Os gatos precisam de se exercitar com pulos e escaladas, mas num ambiente seguro;

    Os gatos gostam de caçar, gostam de saltar e gostam de escalar. Se quer ter um gato providencie  em sua casa  um espaço onde eles possam brincar fazer as suas tropelias, para que  fiquem mais felizes.  Pode até criar algo que combine com a decoração da sua casa, o essencial é que o bichinho possa pular e escalar, mas sem haver risco de se magoar ou de estragar a mobília.

    7.º Os cães têm que ser passeados.

    Os animais,principalmente os canideos, devem ser passeados; quando o fizer deve levar saquinhos de plástico para apanhar as fezes do animal; deve  utilizar sempre coleira ou peitoral (com uma medalha com o nome e telefone do dono);se não tem plena confiança nas reações do seu animal, deve colocar-lhe um açaimo, principalmente no caso dos animais de porte grande. Há quem goste de passear os gatos; nesse caso, deve-se utilizar coleira ou peitoral e tal como com os cães apanhar os dejectos. Quer cães, quer gatos não podem andar na via pública sem um acompanhante humano.

    Caso se depare com um animal que tenha uma fita amarela na trela não se aproxime com o seu animal. A fita amarela tem vários significados; o outro animal estar em reabilitação, não reagir bem a outros animais, ou até mesmo pode estar a fazer algum tipo de treino. Podemos encontrar mais informações sobre o movimento da fita amarela no seguinte link:http://gulahund.se/

    8.º Manter o bem-estar físico e psicológico do animal

    Se cumprir todos os mandamentos acima descritos é seguro dizer que, com toda a certeza, manterá o bem-estar físico e psicológico do seu animal. Os animais devem estar saudáveis tanto física como psicologicamente, só assim serão bons companheiros.

    Se seguir estes 8 mandamentos está a  garantir o bem-estar e a felicidade do seu melhor amigo. São mandamentos bem simples e fáceis de cumprir. Tenha em conta que muitos animais já se sentem sortudos e felizes por nos conhecerem e nós deveremos retribuir tais sentimentos, pois nós, humanos, é que somos os sortudos por ter a sorte de poder conviver com criaturas tão maravilhosas como os animais que nos amam e ajudam sem pedir nada em troca e isso é que é verdadeiro amor a verdadeira amizade!

    Não esqueçam,o respeito e a aceitação pelo outro. A compreensão e o amor são as bases fundamentais para uma felicidade plena, tudo o resto vem por acréscimo.

    Este artigo foi escrito por Vânia Oliveira.

    Conheça o seu site “Animais Amigos”: http://www.animaisamigos.com/

     

O fórum ‘Comunicações LPDA’ está fechado para novos tópicos e respostas.