Esta é a altura para erradicar a raiva nos cães

WAP 3

Organizações inter-governamentais internacionais lançaram oficialmente o seu plano para acabar com a transmissão da raiva de cães a humanos em 2030.

Esta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO),a World Animal Protection e vários parceiros da Aliança Global para o Controle da Raiva (GARC) organizaram uma conferência, na Suíça, onde anunciaram um plano para eliminar a raiva em 2030, que inclui a vacinação em massa de cães. Este plano representa o maior passo, até à data, para proteger os cães da raiva e do abate cruel.

Salvar milhões de cãesWAP 1

95% dos casos de raiva em humanos são consequência de mordedura de cães. Para eliminar a raiva humana, devemos focar-nos na eliminação da raiva canina. As melhores campanhas para melhorar as vidas dos cães ajudaram a provar que a vacinação em massa de cães deve ser uma prioridade.

A conferência reconheceu formalmente esta questão, pela primeira vez, no palco global. As provas apresentadas ajudarão a proteger as vidas de milhões de cães que poderiam vir a ser abatidos, usando métodos cruéis, em tentativas mal informadas para controlar a raiva.

 Steve McIvor, CEO da World Animal Protection  Org. disse na conferência:

“O assassinato em massa de cães não acaba com a raiva, mas sim, programas adequados de vacinação. Devemos assegurar que as comunidades cuidam dos seus cães e não os matam cruelmente, numa tentativa fútil de controlar um surto de raiva.

A vacinação em massa e a posse responsável de cães não só contribui para eliminar a raiva como irá eliminar o medo da raiva e mudar a percepção negativa que muitas pessoas e comunidades ainda têm dos cães.”

Protecção dos cães na África e ÁsiaWAP 2

Recentemente, a World Animal Protection tem trabalhado com a Fundação Bill e Melinda Gates e a WHO, na África do Sul, Tanzânia e Filipinas para garantir que o bem-estar dos cães será uma prioridade durante as suas campanhas de vacinação. Estes projectos de vacinação revelaram que, vacinar 70% dos cães numa área específica, ao longo de vários anos, pode, de facto, eliminar a raiva. Esta prova foi apresentada na conferência desta semana em Genebra, e serve de base para a visão global partilhada pela OIE, a OMS e a FAO.

WAP 4

VER O VÍDEO

Steve McIvor, CEO da World Animal Protection,

na conferência, em Genebra

Juntos, vamos criar uma vida melhor para milhões de cães em todo o mundo.