(Formato on-line), com Hélder Pereira (GeoWalks & Talks) | Semana da Biodiversidade | Lagoa
Mais uma vez, o Município de Lagoa celebra de 20 a 27 de maio a Semana da Biodiversidade, com o objetivo de assinalar a Comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade.
Sinopse: Celebrado no dia 22 de maio, com o objetivo de alertar para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica, o Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas em 1992, na sequência da adoção da Convenção da Diversidade Biológica.
Na edição de 2023 estão previstas atividades de educação ambiental noturnas e diurnas, de carácter formativo (formação creditada), e informativo (Oficinas da Biodiversidade), de formato on-line e presencial, em horário laboral e pós-laboral, de modo a poder alcançar todos os interessados e amantes do ambiente, de perto e de longe e sensibilizar toda a comunidade civil.
Programa Semana Verde 2023:
– 23 de maio (3ª-feira), das 18h30 às 20h30 – Oficina “Evolução da vida na Terra à luz da Paleontologia” (Formato on-line), com Hélder Pereira (GeoWalks & Talks).
A vida na Terra é incrivelmente diversa. Cerca de 1,9 milhões de espécies já foram descritas e estimativas recentes sugerem que pode haver muitas mais. Porém, a forma como a biodiversidade terrestre se desenvolveu, sobretudo ao longo dos últimos 541 milhões de anos, permanece assunto de debate entre os cientistas. Para compreender a evolução biológica é fundamental estudar a paleobiodiversidade (i.e., a biodiversidade representada no registo fóssil). Os fósseis, enquanto objectos geológicos, são parte integrante e importante da geodiversidade. Assim, ao longo desta oficina iremos dar uma perspetiva da evolução da vida no nosso planeta com base na análise e discussão das evidências que constam no registo paleontológico.
Duração prevista: ~3h (incluindo o período de discussão).
Local: Plataforma On-line ZOOM.
Inscrições: <– 24 de maio (4ª-feira), das 16h00 às 20h00 – Oficina de Ilustração Científica – Técnica da Aguarela (Formato On-line), com Ana Rita Afonso, no âmbito da comemoração do Dia Europeu dos Parques.
Local: Plataforma On-line ZOOM.
– INSCRIÇÕES JÁ ESGOTADAS;
– 27 de maio (sábado), das 20h00 às 00h00 – Criaturas na Noite 2: À Descoberta das Aves Noturnas (Formato Presencial), com Pedro Cardia Lopes.
A presente Oficina irá ser leccionada pelo Doutor Pedro Cardia, Doutorado em Biologia pela Universidade do Porto, Anilhador de aves e Ornitólogo com vasta experiência de campo no estudo das aves de Portugal (http://ebird.org/ebird/profile/MzQ2NDU2/world) e tem como objetivo identificar as principais Aves noturnas presentes em Portugal. Com início às 20h00, nesta oficina presencial teórico-prática, pretende-se explorar as espécies de Aves que estão ativas durante a noite, descobrir os diferentes sons que emitem, conhecer os seus habitats preferidos e aprender a identificar as principais espécies.
Com a presente oficina pretende-se aproximar o cidadão comum da avifauna noturna, desmistificando preconceitos errados, com vista a uma maior conservação.
TEMÁTICAS A ABORDAR:
i) Quais são as principais espécies de Aves noturnas?
ii) Onde vivem?
iii) Como as podemos descobrir?
iv) Quais os desafios enfrentados pelas Aves noturnas?
Local: Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Inscrições: <https://forms.gle/DAc1F9ZQqxcXRSb58>;
A presente oferta formativa na área do ambiente e da literacia ambiental, pretende reforçar o compromisso do Município de Lagoa no cumprimento e promoção dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para concretização da Agenda 2030. Destes, destacam-se o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4); contribuir para cidades e comunidades mais seguras, resilientes e sustentáveis (ODS 11); tomar iniciativas ao nível do clima, de modo a promover a mitigação das alterações climáticas (ODS 13); promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, e gerir de forma sustentável as florestas, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade (ODS 15); e revitalizar as parcerias para o desenvolvimento sustentável (ODS 17).
Para mais informações sobre as atividades, por favor contacte-nos, através do número 96 131 8422.