Fev
18
Sáb
Aula-espectáculo de Zumba @ GB 22 de Maio
Fev 18 @ 10:30 – 12:00

VEM PARTICIPAR E PASSAR UMA MANHÃ DIFERENTE E DIVERTIDA

AULA-ESPECTÁCULO DE ZUMBA, COM OS INSTRUTORES

SARA VITÓRIA E CARLOS PEREIRA.

SÓ TENS QUE TRAZER ALIMENTOS OU ACESSÓRIOS PARA CÃES.

UM EVENTO DA LPDA

Mai
20
Sáb
Lançamento do livro “Animais companheiros de jornada” @ Espaço Pétalas Cósmicas
Mai 20 @ 16:30 – 19:30

Quando o desenho perde o traço e o brilho das cores esmorece perante as inquietações que emergem do fundo das nossas almas e das palavras contidas e perante o desvario de um mundo, cujos valores se perdem na imensidão das consciências padronizadas, incapazes de encontrar sozinhas o rumo das suas escolhas e crenças, eis que da amálgama dos egos exacerbados e do obscurantismo dos tempos, surgem aqueles que pela singeleza de um olhar, nos traduzem o íntimo, nos afastam do passado e nos lançam para os braços da cumplicidade e do amor entre todas as espécies!
Eles são os “Irracionais”, cuja voz ainda nem todos sabem ouvir! Eles são os explorados de sempre, os silenciosos e abnegados que eternamente serviram a espécie humana!
Eles são os ANIMAIS!
Este é um livro de amor, ditado pela paixão e pela incapacidade de aceitar velhos argumentos e obsoletas convicções!
Este é o livro, cuja mensagem visualiza um futuro de esperança e que pretende despertar consciências adormecidas para que a nossa mágica jornada terrena seja de paz e equidade para todos os seres sencientes!

 

Mai
27
Sáb
Workshop de primeiros socorros a animais @ Instituto Superior Técnico; Campus Taguspark, auditório 4
Mai 27 @ 10:00 – 13:00

Workshop organizado pela GASTagus com o apoio da LPDA

 

O teu cão comeu alguma coisa que não devia e não sabes o que fazer? O teu gato está a agir mais estranho do que o normal e não sabes porquê? Vem descobrir a resposta a estas e a todas as outras perguntas que tens sobre os teus animais no workshop de primeiros socorros para animais organizado pela caminhada E do GASTagus. Vai ser já este sábado (27 de Maio) entre as 10h e as 13h no Pólo do TagusPark do Instituto Superior Técnico. O workshop será dado pela Dr. Francisca Costa e Almeida e custa apenas 10 ajudas, coffee break incluído.

Para te increveres ou qualquer dúvida que tenhas podes contactar-nos via email ([email protected]) ou falar com uma das voluntárias responsáveis pelo evento: Ana Matos (935326938) e Inês Gassin (912741532)

O GASTagus é uma organização não governamental para o desenvolvimento sem fins lucrativos fundada em 2008 cujo objetivo é alertar e sensibilizar a juventude para a importância da dignidade humana e para as desigualdades sociais que persistem no mundo em que vivemos, através do voluntariado. Assim, a visão da nossa associação é concretizada através da promoção e da realização de atividades de voluntariado em Portugal ao longo de todo o ano em várias instituições nacionais e durante o mês de Agosto realizamos missões internacionais em África (Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe) e Brasil. 

Durante todo o ano o nosso principal objetivo é doar o nosso tempo às pessoas que mais precisam, fazemos isto ajudando em residências sénior, instituições para doentes mentais, centros de distribuição alimentar, etc. Eu pessoalmente, sou voluntária no Serviço Jesuíta para os Refugiados e na organização Serve The City onde desenvolvemos atividades com diversos grupos de risco como a população idosa e os sem abrigo. Durante o período em que estamos em missão o nosso maior objetivo é ajudar a comunidade em que estamos inseridos da melhor maneira possível. Não tendo uma área de intervenção específica, tentamos ao máximo responder ás necessidades dos nossos parceiros no terreno e melhorar um pouco a qualidade de vida das pessoas, pelo menos, durante o período em que estamos lá.

Para que possamos ir todos em missão e de modo a evitar que sejamos um encargo para os nossos parceiros, a nossa organização acredita que todos os voluntários, em conjunto, devem angariar os fundos suficientes para que posssamos partir em missão. De modo a que possamos juntar o dinheiro necessário organizamos todo o tipo de eventos, como noites de shots, concertos solidários, workshops, peditórios, etc.

 

Ver pequeno filme sobre a GASTagus: https://www.youtube.com/watch?v=-u4h6ldGf1U

 

Jul
2
Dom
Feira para animais da Penha de França; Julho 2017 @ Alameda D. Afonso Henriques, Lisboa
Jul 2 @ 10:00 – 19:00

Este evento que acontecerá no dia 2 de julho, entre as 10h e as 19h, na Alameda D. Afonso Henriques.

Tem como objetivo consciencializar a população para boas práticas dedicadas à causa animal. Nomeadamente a prevenção para o abandono, a esterilização de animais, principalmente das colónias de gatos errantes, treino canino, entre outras.

Em simultâneo com o início da feira, iniciará na Praça Paiva Couceiro (às 10h) uma Caominhada, assim que os participantes chegarem à Alameda, dar-se-á inicio a um workshop de dieta BARF para cães e gatos, realizado pela Dog’s Wish.
Será também realizada uma sessão de esclarecimentos / colóquio sobre as alterações ao código legal, em vigor desde 1 de maio. Para além destas atividades e outras que estamos a preparar, estarão presentes associações de direitos do animal, Tico & Teco, Movimento de Esterilização de Gatos, Animais de Rua e a Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária.

Venha passar um dia diferente com toda a família, incluindo os amigos de 4 patas !

 

Jul
12
Qua
Todos a bordo @ oceanário de lisboa
Jul 12 @ 18:30 – 20:30

CONVITE

O International Fund for Animal Welfare tem a honra de convidar V. Exª para assistir ao evento

TODOS A BORDO

 

 

Mudanças no ruído subaquático e colisões com embarcações para o aumento da sobrevivência dos cetáceos

AGENDA

18.30-18.50 Receção de boas-vindas
18.50-19.00 Abertura da sessão (Representante do Oceanário de Lisboa)
19.00-19.30 Visionamento do filme ‘Sonic Sea’, www.sonicsea.org

 

19.30-19.50 Painel de discussão, com a participação de:
– Eleonora Panella (representante da IFAW),
– Representante de atividades marítimas (por confirmar),
– Dr. Luis Freitas (Comissário Português na Comissão Baleeira Internacional),
– Dr. Fausto Brito e Abreu (Director Geral de Política do Mar)

19.50-20.20 Discussão
20.20-20.30 Encerramento

LOCAL: Oceanário de Lisboa, Esplanada D. Carlos I, 1990-005 Lisboa

INSCRIÇÕES: ATÉ 10 de Julho AQUI
Para mais informações, por favor contacte:
Out
7
Sáb
Dia Mundial do Animal 2017 @ jardim Vasco da Gama, Belém
Out 7 @ 14:00 – Out 8 @ 19:00

 

Comemorações do Dia Mundial do Animal no Jardim Vasco da Gama, em Belém

 

Nos dias 7 e 8 de outubro, o Jardim Vasco da Gama em Belém, vai acolher, mais uma vez, o programa de comemorações do Dia Mundial do Animal, celebrado a 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, patrono dos animais e da ecologia.

À iniciativa, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, junta-se pelo segundo ano o Projeto de Defesa Animal do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), um programa lançado em 2015 que visa contribuir para o aumento do conhecimento e intervenção nos casos de crimes de maus tratos e abandono de animais de companhia. Pela primeira vez, o Regimento de Sapadores Bombeiros faz parte da iniciativa como parceiro institucional.

 

No evento, que pretende promover a adoção responsável, vão estar presentes mais de duas dezenas de associações com mais de 200 animais que esperam vir a encontrar um novo dono. À imagem dos anos anteriores, também a Casa dos Animais de Lisboa (CAL) vai estar presente com os seus animais que poderão depois ser adotados nas suas instalações em Monsanto.

Estará no local a carrinha de vacinação da Câmara de Lisboa onde poderá ser feita a vacinação antirrábica, a desparasitação e a colocação de microchip.

Paralelamente há atividades em que os animais são os protagonistas, como demonstrações de obediência e agilidade canina, um “Dog Models” – passagem de modelos de cães – e um passeio com inscrição prévia a “Cãominhada”, mas também outras atividades dirigidas às crianças, como as pinturas faciais, a modelagem de balões, a leitura de contos, um insuflável gigante e jogos de destreza e habilidade para todos!

 

Programa   

 

Sábado, 7 de outubro

Pelo Recinto: das 14:00h às 19:00h

   | Mostra de animais para adoção (stands de associações e CAL)

   | Espaço Infantil 1 – Pinturas faciais, modelagem de balões, leitura de contos (tenda da LPDA)

| Vacinação antirrábica, colocação de microchip e desparasitação (carrinha da CAL)

   | Jogos de destreza e habilidade (stands da Purina)

| Lure Racing – Monte dos Vendavais

 

Palco Principal

14:30H    | Concerto da PSP

15:30H    | Demonstração de Agility – No Stress Team

16:30H    | Ruby Dance

17:00H    | Demonstração Cinotécnica do RSB

 

 

Domingo, 8 de outubro

 

Pelo Recinto

09h30  | “Cãominhada” – verificação de inscrições e entrega de kits de participação  (junto à tenda da PSP) –    Partida às 10:00H

 

   das 10h00 às 19h00    | Mostra de animais para adoção (stands de associações e CAL)

                 | Espaço Infantil 1 – Pinturas faciais, modelagem de balões, leitura de contos (tenda da LPDA)

                 | Espaço Infantil 2 – Insuflável gigante

                 | Vacinação antirrábica, colocação de microchip e desparasitação (carrinha da CAL)

                 | Jogos de destreza e habilidade (stands da Purina)

| Lure Racing – Monte dos Vendavais

 

Palco Principal

 

14h30    | Dog Models – desfile de animais da CAL com apresentação da atriz Sandra Coias

14h55    | Lisb-ON – responsabilidade social

15h50    | Benção dos animais – Padre Franciscano Frei Hermínio

16h15    | Demonstração Cinotécnica da PSP

17h00   | Demonstração de Agility – No Stress Team

18h00   | Entrega de Bindes e encerramento

 

“Cãominhada” – Inscrições:   

Para participar na “Cãominhada” é necessário efectuar a inscrição para o e-mail [email protected] até 04 de Outubro

A participação está sujeita a doação de alimentos para cão. Limite de inscrições: 100

 

 

Organização:

Câmara Municipal de Lisboa (Casa dos Animais de Lisboa) em parceria com a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal

 

Parceiros Institucionais:

Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Projeto de Defesa Animal), Regimento de Sapadores Bombeiros e Junta de Freguesia de Belém

 

Mar
24
Sáb
Super aulas de Fitness pelos animais @ EQUINOW FITNESS CLUB
Mar 24 @ 10:30

VENHA PASSAR UM DIA DIFERENTE E SAUDÁVEL COM OS SEUS ANIMAIS,

PELOS ANIMAIS.

Spinning: A aula de spinning é uma atividade aeróbica que se prática sobre uma bicicleta estática numa sala fechada, ao ritmo de música é dirigida por um monitor especializado. Normalmente, são aulas de grupo num ginásio, o que faz com que seja mais ameno.

Wod: “Work Out of the Day” ou dia de treino.

Zumba: É uma atividade baseada em danças latinas que tem essencialmente um caráter aeróbio e muito divertido. Durante o tempo da aula vai saltar, mexer os braços, as pernas, a anca, conseguindo envolver o seu corpo e mente nesta atividade, que combina exercícios aeróbios com exercícios de resistência de peso corporal.

Mai
4
Sáb
Feira animal Oeiras 2019 @ Jardim Municipal de Oeiras
Mai 4 @ 10:00 – 19:00

A Câmara Municipal de Oeiras tem desenvolvido ao longo dos anos uma política ativa na Defesa dos Direitos dos Animais, mostrando a importância dos animais na vida das pessoas, contribuindo desta forma para que tenham uma vida digna e feliz.

Neste evento pretende-se promover a adoção dos animais à guarda do Município, bem como aconselhamento nutricional, demonstrações caninas entre outras atividades que visam alertar para o dever da cidadania e da consciência ambiental no seio da comunidade, estimulando para a adoção de Boas Práticas com os animais de companhia em meio urbano.

Presentes estarão várias associações zoófilas, serviços de interesse temático, bem como demonstrações caninas, workshops, passeios de burro e muitas outras surpresas.

Traga a família e os amigos de 4 patas e venha divertir-se num dia diferente,

em prol dos animais, do ambiente e de um mundo melhor,

com todos, para todos.

Página do eventohttps://www.facebook.com/events/398828874241786/

Set
10
Ter
SEMINÁRIO VOLUNTARIADO PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA | LIFE VOLUNTEER ESCAPES @ Auditório do Arquivo Municipal de Vila Nova de Gaia.
Set 10 @ 9:00 – 17:30

 

O Seminário VOLUNTARIADO PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, no âmbito do projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES irá decorrer dia 10 de Setembro de 2019, das 9h00 às 17h30, no Auditório do Arquivo Municipal de Vila Nova de Gaia

A parte da manhã está reservada para as diferentes apresentações de quem trabalha nesta temática, a nível nacional e internacional.

Da parte da tarde serão os Trabalhos de Grupo com Sessões Paralelas, com os seguintes temas: Angariação de voluntários, Motivação e Resultados: Medir e Divulgar.

O projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES é um dos quatro apoiados pelo Programa LIFE, em toda a Europa, para ensaiar e avaliar a viabilidade de recorrer a voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade para apoiar atividades de conservação da natureza e biodiversidade. É um projeto LIFE Preparatório, o que significa que se destina a gerar informação e conhecimentos que possam ser utilizados, após a sua conclusão, a uma aplicação mais alargada.

O projeto envolve uma parceria alargada de várias organizações com trabalho anterior no acolhimento e dinamização de voluntariado para diversas atividades de conservação da natureza e biodiversidade, bem como organizações que têm promovido trabalho complementar nestas áreas.

É neste contexto que surge o seminário “Voluntariado para a Conservação da Natureza” em que se pretende a partilha de diferentes visões e experiências sobre este tipo de voluntariado, bem como a reflexão sobre a sua sustentabilidade e continuidade pós – LIFE.

NOTA: Participação gratuita sujeita a inscrição até 6 de setembro de 2019.

 

Programa:

9:00 | Receção dos participantes

9:30 | Sessão de Abertura
José Pimenta Machado – Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente

Sandra Sarmento – Diretora Regional do ICNF Norte

MODERADOR: Kathleen Araújo – Jornalista da Biosfera

10:00 | LIFE VOLUNTEER ESCAPES – O Corpo Europeu de Solidariedade e o voluntariado para a conservação da natureza – Margarida Silva

10:20 | LIFE – FOLLOWERS – Desafios e aprendizagens do projeto – Pablo Martínez

10:40 | Voluntariado no Parque Natural de Montesinho – Susana Abrantes

11:00 | Pausa para café

11:30 | INVASORAS.PT – O voluntariado no combate às espécies invasoras – Elisabete Marchante e Hélia Marchante

11:50 | Água das Pedras – A Visão empresarial

12:10 | CRE.PORTO / FUTURO – PROJETO DAS 100 000 ÁRVORES

12:30 | GABINETE FLORESTAL DO MUNICÍPIO DE SINTRA – A perspetiva do Município – Sónia Abreu

12:50 | Debate

13:10 | Almoço livre

14:30 | SUSTENTABILIDADE DO VOLUNTARIADO PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Apresentação da metodologia de trabalho

14:45 | GRUPOS DE TRABALHO COM SESSÕES PARALELAS
Angariação de voluntários | Motivação | Resultados: Medir e Divulgar
– Quais os fatores limitantes?
– Quais as oportunidades?
– O que podemos fazer para melhorar no futuro?

16:00 | Pausa para café

16:30 | CONCLUSÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO
MODERADOR: MONTIS

17:15 | Sessão de Encerramento
Henrique Pereira dos Santos – Presidente da Direção da MONTIS

17:30 | Cocktail de Encerramento

+informações:

Website do Projeto: https://lifevolunteerescapes.org

Email da Coordenação do Projeto: [email protected]
Out
9
Qua
A vaga de mineração a céu aberto e a sobrevivência do Interior – alternativas @ Sede da associação Campo Aberto
Out 9 @ 21:00

                                                  

 

Debate tipo tertúlia participativa, intitulado

“A vaga de mineração a céu aberto e a sobrevivência do Interior – alternativas”

Quarta-feira, 9 de outubro, às 21:00,

na sede da Campo Aberto, Rua de Sta Catarina, 730 – 2.º andar, Porto

(Bolhão, cerca de 300 metros acima do Via Catarina, do mesmo lado).

 

A Campo Aberto procura esclarecer-se e contribuir para o esclarecimento público sobre a corrida maciça à mineração no Interior de Portugal, com especial incidência no Norte e Centro.

Quem mente? Quem tem razão? Quem é ignorante? Quem sabe?

Há quem fale no lítio, mas é de facto uma extensa panóplia de minérios em vastíssimas extensões de terrenos, que sem conhecimento público já foram em parte comprometidas pelas autoridades através de estratagemas legislativos e ocultação ou silenciamento de informação crucial.

Mas como a verdade vem sempre ao de cima (embora muitas vezes não pareça), a dada altura começou a constar e as populações afetadas interrogaram-se e não se resignam a não serem ouvidas:

Que vai acontecer às nossas águas? Às nossas terras, solos, campos agrícolas, matas e baldios?

Que vai acontecer ao nosso modo de vida, à paisagem e beleza das serras e dos vales, ao nosso sossego e qualidade de vida?

É isto que nos prometem como solução para viabilizar o interior?

Ou haverá outros caminhos mais em harmonia com a Terra e a terra, com a Natureza e a sã convivência inter-humana e dos seres humanos com a beleza do mundo?

 

Com a presença e comunicações de Maria do Carmo Mendes, do movimento de resistência à mineração na Serra da Argemela (Covilhã); de Renata Almeida, do Movimento Contramineração da Beira Serra; e (a confirmar) Carlos Leal Gomes, geólogo, Professor na Universidade do Minho.

Segue-se debate com os presentes.

A inscrição livre e gratuita, mas obrigatória. Para se inscrever: enviar nome, email e telefone de contacto de cada pessoa a inscrever para: [email protected]

A partir de dia 7 de outubro, inclusive, só se desloque se tiver recebido confirmação de haver vaga. No dia 9 só se inscreva via sms ou tm 918527653. Eventualmente, caso haja lugar, é possível a inscrição no próprio local e hora.

Participe!

Veja também MINERAÇÃO POLUIÇÃO SILENCIADA:

http://www.campoaberto.pt/2019/09/09/mineracao-poluicao-silenciada/

 

Organização

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente

[email protected]

www.campoaberto.pt