A vaga de mineração a céu aberto e a sobrevivência do Interior – alternativas
Rua de Sta Catarina
730 - 2.º andar
Porto
Debate tipo tertúlia participativa, intitulado
“A vaga de mineração a céu aberto e a sobrevivência do Interior – alternativas”
Quarta-feira, 9 de outubro, às 21:00,
na sede da Campo Aberto, Rua de Sta Catarina, 730 – 2.º andar, Porto
(Bolhão, cerca de 300 metros acima do Via Catarina, do mesmo lado).
A Campo Aberto procura esclarecer-se e contribuir para o esclarecimento público sobre a corrida maciça à mineração no Interior de Portugal, com especial incidência no Norte e Centro.
Quem mente? Quem tem razão? Quem é ignorante? Quem sabe?
Há quem fale no lítio, mas é de facto uma extensa panóplia de minérios em vastíssimas extensões de terrenos, que sem conhecimento público já foram em parte comprometidas pelas autoridades através de estratagemas legislativos e ocultação ou silenciamento de informação crucial.
Mas como a verdade vem sempre ao de cima (embora muitas vezes não pareça), a dada altura começou a constar e as populações afetadas interrogaram-se e não se resignam a não serem ouvidas:
Que vai acontecer às nossas águas? Às nossas terras, solos, campos agrícolas, matas e baldios?
Que vai acontecer ao nosso modo de vida, à paisagem e beleza das serras e dos vales, ao nosso sossego e qualidade de vida?
É isto que nos prometem como solução para viabilizar o interior?
Ou haverá outros caminhos mais em harmonia com a Terra e a terra, com a Natureza e a sã convivência inter-humana e dos seres humanos com a beleza do mundo?
Com a presença e comunicações de Maria do Carmo Mendes, do movimento de resistência à mineração na Serra da Argemela (Covilhã); de Renata Almeida, do Movimento Contramineração da Beira Serra; e (a confirmar) Carlos Leal Gomes, geólogo, Professor na Universidade do Minho.
Segue-se debate com os presentes.
A inscrição livre e gratuita, mas obrigatória. Para se inscrever: enviar nome, email e telefone de contacto de cada pessoa a inscrever para: [email protected]
A partir de dia 7 de outubro, inclusive, só se desloque se tiver recebido confirmação de haver vaga. No dia 9 só se inscreva via sms ou tm 918527653. Eventualmente, caso haja lugar, é possível a inscrição no próprio local e hora.
Participe!
Veja também MINERAÇÃO POLUIÇÃO SILENCIADA:
http://www.campoaberto.pt/2019/09/09/mineracao-poluicao-silenciada/
Organização
Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Deixe uma resposta
Quer contribuir para a discussão?Sinta-se a vontade para contribuir!