#163505 Resposta

ruidavid
Administrador

A responsabilidade de recolher os animais errantes é das Câmaras Municipais; o que acontece na prática, é que esses animais são levados para os canis municipais. Uns funcionam melhor que outros, mas mesmo na situação mais optimista, os recursos e o espaço físico dos canis nunca é suficiente para acolher, em boas condições, todos os animais errantes.
Também há associações de defesa dos animais que têm canis/gatis, mas também aqui o espaço e os recursos são sempre muito parcos para o número de animais que precisam de asilo. Pode procurar associações na sua área e ver que possibilidades têm para acolher esses animais.
De qualquer forma, perante este quadro, todos e cada um de nós, como sociedade civil, podemos ter o nosso papel.
Para já é necessário continuar a alimentar e a dar água aos animais e se possível criar algum tipo de abrigo, fazendo os possíveis por minimizar o transtorno que possa causar na vizinhança, tanto em termos de ruído como de higiene. Pode tirar fotos aos animais e fazer um apelo nas redes sociais para tentar encontrar quem os adopte ou, pelo menos, FAT (Famílias de Acolhimento Temporário); se nos enviar, por mail,as fotos com uma descrição dos animais, a localidade onde se encontram e os seus contactos, podemos ajudar fazendo um apelo na nossa página do facebook.
Por fim, seria boa ideia esterilizar a cadela, para evitar o mesmo problema de futuro; tente encontrar mais vizinhos e/ou amigos que comunguem das suas preocupações e que possam ajudar nas despesas; entre em contacto com clínicas veterinárias da sua localidade e veja que preços podem fazer nesta situação (há associações que têm clínicas de preços controlados a quem também se pode dirigir).