#166958 Resposta

Margarida

Parece-me que há muita ignorância neste país em relação á lei do ruído.
Para começar eu sou uma pessoa que vivo num prédio em que existem 6 cães, 3 deles pelo menos são insuportáveis, os outros toleráveis pois ficam abandonados muitos dias durante pelo menos 14h.
Eu tive um Husky Siberiano no passado que nunca fez qualquer ruído e como qualquer pessoa que ocnheça esta raça sabe muito bem que eles não ladram. Nos últimos meses de vida quando saímos para trabalhar a cadela ficava a chorar, facto este que desconheciamos até um dia que vim a casa almoçar e tinha um linchamento á minha espera por parte de alguns vizinhos. Ora bem nunca ninguém me veio bater á porta a infornar da situação, em segundo lugar que tipo de pessoas se reunem á porta do prédio para nos espanacar porque o animal ficava a chorar? Depois de saber da situação, comprei um açaime para a cadela e sempre que saía para trabalhar ficava á escuta para ver se ela fazia barulho, até coloquei uma camera a gravar o que a cadela fazia. Ela chorava de facto quando saímos mas nada resultou pois era uma cadela já de idade avançada. Quase fui espancada  pelos vizinhos, tive de telefonar de urgência ao meu marido para me vir ajudar e tivemos de colocar a cadela num canil temporário. Um amigo nosso ficou com a cadela até que ela morreu com um AVC 3 meses depois da separação.
Fiquei traumatizada pela violencia e má fé das pessoas e com o choque da perda da cadele que afinal estava doente e não sabiamos.
Hoje em dia, quase todos têm cães neste prédio, e há um em especial que desde o ínicio há cerca de 8 anos que só ladra e uiva horas a fio além do facto de o conseguir atirar-se às portas da casa comi se as quisesse destruir! Devo referir que este cão está no 1º andar e eu vivo no 3º andar ! Durante anos tive de aturar isto, muitos dias passava 8 horas  nesta raiva, até que tinha de sair de casa para não o ouvir.
Pouco depois da perda da minha cadela fui diagnosticada com uma doença crónica que me impede de sair com  frequência. Este cão chegava a ficar a ladrar aos Sábados à noite desde as 24h até às 3h30 da manhã. Tenho problemas de coração além de dores horríveis 24/7 e ainda tenho de aturar isto?
No 2º andar existem dois caniches que faziam o mesmo….
Chamei a policia devido ao ruído e ficaram muito ofendidos??!!! Caso não saibam a nossa liberdade termina onde a do nosso vizinho começa, logo se os ofendidos aqui acham que têm direito de ter cães a ladrar constantemente, eu tenho direito a poder dormir à noite e a minha paz e tranquilidade!!!
Mais um facto que os ignorantes não sabem, o ladrar dos cães podem atingir até 100 decibéis!!! O ouvido humano pode tolerar até 55 max de ruído, para pessoas inteligentes acho que não é preciso explicar mais.
Antes que escrevam mensagens de ódio e de dizer que detestamos animais ou que temos inveja parem para pensar nates de falar tamnhos disparates meus senhores. Há pessoas como eu doentes e que não podem sair de casa, que temos de viver em sofrimento e muitas vezes precisamos de descanso e não o poodemos ter.
No meu prédio os vizinhos são todos ruídosos, não respeitam as 11h da noita para terminar com o ruído; fazem barulho até às 2h30 da madrugada, atiram com coisas para o chão quando tentamos dormir, falam aos berros, além dos cães que ladram também. Há 8 anos que tenho de usar tampões para dormir e algumas vezes durante o dia e não é suficiente para abafar todos os ruídos. Estas situações foram apresentadas ao condomínio e as pessoas em questão foram alertadas para isto mas acham-se no direito de continuar a perturbar as pessoas que têm de acordar às 6h da manhã para ir trabalhar ou que simplesmente querem dormir.
Gostaria de saber que os ofendidos aqui gostariam de acordar de madrugada com o cão a ladrar raivoso ou então a um Domingo logo às 7h da manhã? e se estiverem doentes de cama, gostariam de ouvir 3 cães a ladrar horas a fio?
O stress provocado pelo ladrar constante dos cães leva a estados de ansiedade elevada e por sua vez a ataques de pânico provocado pelo ruído constante – eu sofro disto!
Há mais cães no meu prédio mas não ladram, pois foram educados; os cães que ladram não estão abandonados, os donos estão em casa e deixam-nos fazer todo o ruído que querem.
Meus senhores todos podemos ter animais mas há que educá-los desde pequeninos e o respeito pleos vizinhos e civismo acima de tudo é o que faz de nós pessoas inteligentes. Antes de ficarem tão irritados pelas pessoas chamarem a policia pensem que nem tdos conseguimos suportar o mesmo nível de ruído. Respeito acima de tudo, se não conseguem controlar os animais levem-os para uma escola ou então ofereçam-nos para adoção para que fiquem em casa com mais condições e não em apartamentos ou fechados em varandas.
Se querem ter um cão há regras básicas para respeitar! Lembrem-se só que amanhã podem ser os senhores a ficarem sensíveis ao constante ruído de cães.