#167969
Anabela lurido
Participante

Este é, infelizmente, um tema recorrente; quando vivemos em sociedade, principalmente numa cidade, é difícil estabelecer os limites entre as nossas liberdades e as dos nossos vizinhos; por um lado, temos que compreender que estamos necessariamente sujeitos a níveis de ruído que não existem quando vivemos isolados; por outro, temos de compreender que o ruído desnecessário deve ser evitado, pelo bem comum.

Um animal que passa todo o dia a ladrar ou a ganir. não é normal; quando isto acontece os donos devem pensar que algo de errado se passa com ele, a nível de saúde ou comportamental e pelo bem do próprio animal devem procurar ajuda profissional.

Em termos legais, o ruído provocado por um animal de companhia faz parte do chamado ruído de vizinhança, como uma aparelhagem de som, por exemplo. Se este tipo de problemas não se conseguirem resolver a bem, entre os vizinhos, como será sempre desejável, as únicas entidades que podem agir são as entidades policiais, nomeadamente a polícia municipal, quando existe na zona, ou PSP ou GNR.