#168166
Dircia moniz leite
Convidado

Ana Rita saiu de casa no domingo de manhã, como fazia desde sempre, para dar uma corrida. Ao passar perto da casa de Vítor apercebeu-se de um cão que a seguia de muito perto. Receosa que este a mordesse pegou na bicicleta de Vítor para fugir do cão.

A intenção de Ana Rita nunca foi a de furtar a bicicleta de Vítor mas tão só fugir do cão que estava cada vez mais perto de si.

  1. Poderá Vítor exigir alguma indemnização a Ana Rita pelo facto de esta ter levado a sua bicicleta? E se esta a devolver, alteraria a sua resposta?

Ana Rita, desconhecendo que a bicicleta de Vítor não tinha travões, ao fugir do cão que se aproximava cada vez mais optou por seguir por uma rua muito íngreme e, ao pressionar os travões para abrandar apercebeu-se que estes não respondiam. Como resultado, acabou por entrar com a bicicleta dentro do jardim da D. Natália que lá se encontrava a ler o seu livro.

  1. Natália assustada por ver surgir a Ana Rita dos arbustos do jardim gritou muito alto para chamar o seu marido Carlos que se encontrava dentro de casa. Este, ao ouvir a esposa e receando tratar-se de um assaltante, sai da porta da cozinha e atira um tiro para o ar com o objectivo de assustar o assaltante.
  2. Não contava no entanto que, a falta de visão e de pontaria o traíssem e que a bala fosse embater no telhado da casa de D. Beatriz, sua vizinha, fazendo ricochete e batendo na D. Natália que, entretanto se levantara e andava de um lado para o outro assustada no jardim. Quem é responsável pelos ferimentos de D. Natália?
  3. Ana Rita não só estragou a sebe do jardim jardim da D. Natália e do Sr.Carlos como danificou as flores raras que a D. Natália cultivava e vendia a um preço elevadíssimo por serem muito raras e procuradas. D. Natália exige de Ana Rita uma indemnização, tem algum direito?
  4. Constatando que nada disto teria sucedido se a bicicleta se encontrasse em bom estado, Ana Rita pretende exigir uma indemnização a Vítor por a ter induzido em erro colocando na porta da sua casa uma bicicleta que não estava em condições de andar em segurança. Terá Ana Rita algum direito?
  5. E Vítor, o que pode exigir uma vez que a sua bicicleta ficou totalmente estragada não sendo possível sequer repará-la? O que pode Vítor exigir uma vez que ficou sem bicicleta e esta tinha um enorme valor sentimental pois tinha sido dada pelo seu avô que entretanto falecera?