#168215
Rui David
Convidado

A única maneira de resolver este tipo de conflitos sem burocracias é através do diálogo civilizado entre as partes. Não sendo possível, terá que haver  alguma burocracia envolvida; não há soluções milagrosas para os conflitos.

Antes de mais, procure saber se existe algum programa de apoio e controle de colónias de gatos de rua na sua câmara municipal (através do gabinete médico veterinário da câmara); há já muitas câmaras municipais que têm vindo a desenvolver protocolos de controle de populações de gatos de rua; estando a colónia bem identificada (localização, n.º de animais) havendo uma ou mais pessoas que se responsabilizem pela alimentação dos animais e pela limpeza dos locais, a câmara cuida das questões de saúde dos animais e da sua esterilização. Deste modo, a colónia fica, decerto modo, identificada na câmara municipal e como tal sob a sua protecção. Se não existir ainda nenhum programa do tipo, contacte alguma associação de defesa dos animais local, que a possam ajudar a apresentar um projecto.

Quanto aos cães, legalmente não podem andar livremente pela via pública. Se tal for participado às autoridades policiais da localidade, pode dar multas onerosas aos seus donos. Infelizmente, muitas vezes quem acaba por sofrer mais são os animais, o elo mais fraco e com menos culpa deste tipo de situação. Mas em último recurso, poderá participar a situação às autoridades.