A visualizar 7 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #171819
      Anónimo
      Inactivo

      Boa tarde,

      Acredito que este tópico já tenha sido abordado aqui, mas não o consigo encontrar. Gostaria de perguntar se todos os cães têm de andar de açaime na rua. Tenho um pasto alemao de 10 meses, que vai à rua sempre acompanhado, de trela, coleira e placa de identificação (porque já tinha pesquisado e li que legalmente é isto que tem de se fazer). Nunca anda à solta. Ontem um policia abordou-nos na rua e disse “um cão destes tem sempre de andar de açaime!” e disse o mesmo a uma senhora que levava dois labradores. Assim sendo, os açaimes são para todos os cães ou só para os cães periogosos e potencialmente perigosos?

      poderiam dizer-me qual a lei/dec-lei que regulamenta isto?

      Obrigada

    • #171820
      Rui David
      Convidado

      O açaime só é obrigatório em cães perigosos e de raças consideradas potencialmente perigosas (que não é o caso das pastores alemães nem dos labradores). Nos restantes, só é obrigatório quando viajam em transportes públicos.

      Pode encontrar a informação legal em Informe-se> Toda a legislação, nomeadamente nos items ‘Regras na Rua’ e seguinte, com referências e links directos às leis ou decretos-lei em questão.

      • #176872
        Nuno Machado
        Convidado

        Boa tarde. Hoje estava a passear com a minha filha a nossa cadela Westie de 8 meses na rua, passeio, passamos por uma cadela pastor alemã que começou a puxar a trela como se quisesse cheirar a minha cadela. O que se passou foi mesmo uma tentativa de dar uma mordidela que só não foi com sucesso porque eu puxei a minha. A dona da pastoral alemã não repreendeu a sua sua cadela e nem puxou a cadela para junto dela e nem proferiu qualquer palavra. Seguimos caminho e passado 10 minutos voltamos a cruzar e eu quando estou a passar com a minha cadela já do lado mais afastado para não passar perto da pastoral alemã, está volta a dar uns puxões para ir para cima da minha. A minha pergunta é se nestes casos em que aparentemente existe um animal que não sabe estar junto de outros como simplesmente passar por outros cães, não deveria estar açaimado?! Não basta dizer que não é normal e que não costuma reagir assim. O que se deve fazer?

        obrigado

         

      • #176930
        Rui David
        Convidado

        Será uma questão de bom senso; todos os donos de animais que passeiam na rua devem educar os seus animais de modo a poderem conviver pacificamente com pessoas e outros animais – de resto, quanto a mim, esta educação não se restringe aos animais mas, sobretudo, as pessoas. Em relação aos animais perigosos ou de raças consideradas potencialmente perigosas já existe a obrigatoriedade de frequência de aulas de educação canina. Quanto aos outros, cabe aos donos essa sensibilização.

    • #177595
      Maria acácia
      Convidado

      Gostava de saber se a lei me obriga kando meu  cão de raça cruzada com pastor alemão me obriga a ela andar na rua com açaime e trela eke  se pode andar na rua so agradeço vossa resp

      • #177658
        Rui David
        Convidado

        Pela lei portuguesa, o seu cão não pertence a uma raça considerada potencialmente perigosa. Se não for um animal perigoso – haver registo de ataques a pessoas ou ouros animais – quando na via pública tem de andar ou com trela ou com açaime – não é obrigado a ter as 2 coisas.

    • #179166
      Fernando Contreiras
      Convidado

      Pelo que acabei de ler aqui ( e em especial pelos depoimentos do Sr Rui David que me parece ter alguns conhecimentos de causa ) qualquer cão de raça perigosa ou não pode morder ou mesmo matar outro animal ou mesmo pessoa porque ao que parece a lei no dizer do Sr Rui só obriga a “açaimar” o animal em transportes públicos (???)…boa!!!E mais: não vi ( ainda ) referenciado em lado nenhum que é obrigatório o animal estar vacinado e possuir um seguro de valor elevado. Obviamente que isto não serve para rigorosamente nada porque se o animal matar  ( como já aconteceu aqui há anos em Setúbal ) não é o seguro que vai trazer de volta a pessoa!!!Mas para quem tem um cão ele é sempre o mais meigo dócil e bem comportado animal bla    bla     bla     bla.Desde os pequeninos aos maiores!No prédio onde resido há um pastor alemão que nem o próprio dono consegue controlar…quando se abra a porta do elevador e está alguém à espera para entrar o animal dá um impulso direito à pessoa que o dono a muito custo lá vai contendo.Pergunta:se a coisa der para o torto faz-se o quê???Sim porque apesar de ter sido chamado a atençaõ 1238 vezes (práí) continua tudo na mesma…até a resposta: “não tenha medo ele não faz mal” hehehe vai lá vai!!!

       

    • #187178
      António Gomes
      Convidado

      A informação está incorrecta. O açaimo ´`e obrigatório par todos os cães,conforme D.L. 314 de 2003, artigo 7 alínea 2.

    • #187257
      Ana
      Convidado

      <p style=”text-align: center;”>Na verdade esta lei diz respeito aos animais com suspeitas de doenças contagiosas a seres humanos.</p>

    • #187656
      Rui
      Convidado

      Creio que a informação está correcta O Decreto-Lel 314/203 diz, no artigo 7 alínea 2. ” É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios.” Atenção a palavra “excepto “; ou seja quando conduzidos à trela não necessitam de açaimo funcional,

    • #188518
      Carlos Rodrigues
      Convidado

      “Creio que a informação está correcta O Decreto-Lel 314/203 diz, no artigo 7 alínea 2. ” É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios.” Atenção a palavra “excepto “; ou seja quando conduzidos à trela não necessitam de açaimo funcional”

      É verdade!, lamentavelmente o Rui tem razão sem a ter, quero dizer, a Lei apenas dita justiça num sentido a Lei cega que foi feita sem ser pensada ou apenas pensada para favorecer determinadas raças de caninos, aquele “exceto” não foi colocado por acaso, coitados os melhores amigos do Homem aqueles em quem verdadeiramente podes confiar os puros amigos verdadeiros fieis amigos, guardas, etc,  esses coitados já nascem com o rotulo de assassinos, são injustiças que não consigo perceber esta é de todas a mais grave, tal como entre os humanos é punida a discriminação, o mesmo se devia aplicar na Lei dos nossos amigos caninos <span style=”text-decoration: underline;”>ISSO É DISCRIMINAÇÃO.</span> Nenhum canino deveria ser obrigado ao uso de açaimo, independentemente do seu porte idade, cor ou raça, até  que um dia cometa o delito de morder alguém ou molestar outro da sua raça, aí entendo que se deve fazer cumprir a Lei do açaimo e colocar nele o rotulo de cão potencialmente perigoso ou perigo, esta Lei é impensada e irresponsável .

      Quem fala assim não é gago, a prepósito também não tenho nada contra quem gagueja. Tenho dito…

A visualizar 7 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.