A visualizar 1 resposta da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #171607
      Leonor
      Convidado

      Boa tarde, eu estou a colocar esta questão porque andamos a sofrer muito cá em casa com a situação do nosso cão.

      Nós temos um cão, um serra da estrela, que é bastante perigoso. Já o tentamos treinar (com ajuda de um amigo treinador pois não temos possibilidades de pagar treinos) e ele sempre foi tratado com bastante carinho e amor e não sabemos o porquê de ser assim. Ele tem as vacinas em dia e seguro e vai passear todos os dias mais do que uma vez, no entanto quer sempre morder outras pessoas ou animais e quando não consegue vira-se a nós, os próprios donos, sendo que já mordeu a mim e ao meu avô. Para além disso tivemos que tomar a medida de o ter sempre a corrente, pois aproveitava-se da força que tinha para fugir do quintal e quando o fazia mordia às pessoas e cães que se cruzavam com ele e não nos dava a mão. Se o repreendermos ele torna-se agressivo e temos bastante medo. Não conseguimos viver assim porque ele está ao encargo dos meu avós que já não têm a capacidade para lidar com a situação e, apesar de eu viver com eles e os ajudar, não sei como lidar com a situação.

      Precisava muito de uma resposta, a situação é muito dificil para nós, pois sempre tivemos animais, nunca tivemos estes problemas e temos muito carinho pelo cão, no entanto não podemos viver constantemente com medo que o nosso animal de estimação nos magoe a nós ou outros.

      Obrigada pela atenção

    • #171627
      Rui David
      Convidado

      Os animais, tal como as pessoas, têm a sua personalidade, o seu feitio, Para além disso podem nascer ou adquirir síndromes ou doenças. Não sei qual a causa para esse comportamento mas pode ser uma de várias situações. Penso que a primeira coisa a fazer é procurar ajuda profissional, nomeadamente leva-lo a uma consulta de comportamento animal para determinar o mais possível a causa desse tipo de comportamento e a partir daí agir em conformidade.

      É claro que, se a resposta para estas situações já é difícil, quando se trata de pessoas, para animais ainda é mais difícil. Mas os nossos animais devem ser protegidos e cuidados da melhor forma. Tente, antes de mais, determinar a causa do comportamento e seguir as sugestões dos profissionais. Se a solução estiver, por alguma razão, fora das suas possibilidades, procure ajuda junto de uma associação de defesa animal da sua zona.

A visualizar 1 resposta da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.