A visualizar 5 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #167773
      manuela
      Convidado

      Boa tarde,

      Segundo a lei se um cão atacar uma pessoa ou outro cão/animal é considerado perigoso, de acordo com a dimensão da lesão e deve andar com açaime ou pela trela se não for raça potencialmente perigosa, etc, etc, etc,…

      isto a propósito de nem eu, nem outras pessoas das redondezas termos descanso sempre que vamos passear o nosso cão à rua.

      No caso é um boxer que sempre que pode tenta atacar cães/cadelas pequenos. após ouvir várias histórias de vizinhos, de quem eu acredito em absoluto, ontem estava no jardim com o meu cão (pesa 3,500 kg e tem 16 anos) e aparece disparado o dito cujo, mais uma cadela boxer e mais atrás aparece um indivíduo (não é o dono, ou é familiar ou amigo) com um terceiro cão pela trela. os outros 2 tem trela, mas andam à solta.

      só tive tempo de pegar no meu ao colo e virar-me de costas e o boxer bateu-me com os dentes no meu braço. tal como os outros vizinhos, não apresento queixa por medo do dono dos cães, pois temos a certeza que vamos ter represálias. só se afastou, porque o indivíduo se dirigiu a ele e agarrou-lhe a coleira.

      já tinha apanhado 2 sustos em situações semelhantes e o dono passa ao lado e pede desculpa. ontem pediram desculpa. o que me vai adiantar as desculpas se me matam o meu grande amigo? eu sei que o meu ladra por vezes a cães grandes (não a todos), após ter sido mordido por outro e eu ter pegado nele ao colo. ele associa a ideia de perigo quando pego nele ao colo e por isso passou a ladrar, mas é a única forma que tenho de o proteger, pois é um cão idoso e já tem problemas de visão e locomoção.

      tanto quanto sei, este boxer não ataca pessoas, mas já mordeu em 2 situações diferentes, 2 donos de cães, porque pegaram neles ao colo e ele acabou por os magoar a um no braço e a outra na virilha).

      que outra forma temos de proteger os nossos animais? e de não nos incomodarmos com pessoas que não cumprem a lei?

      atenciosamente

       

    • #167792
      Rui David
      Convidado

      Boa tarde

      Compreendo que, muitas vezes, as pessoas não apresentam queixa com medo de represálias e é exactamente com isso que contam muitos daqueles que insistem em não cumprir a lei; mas é a única maneira legal de resolver os problemas.

      Quando se faz uma queixa às autoridades policiais, podemos sempre pedir que a nossa identificação não seja dada à pessoa contra quem a queixa é feita; outra forma de nos protegermos é fazendo uma queixa assinada por várias pessoas, vizinhos, que também se sintam lesados.

    • #171358
      Vania
      Convidado

      Boa noite, gostava que me dessem uma ideia. O meu cão que se encontrava dentro da minha propriedade e é um cão arracado de lavrador e Castro laboreiro, e por não se dar bem com outros cães, encontrava-se no pátio e um cão bebe fugiu ao dono e foi meter o focinho no meu portão e o meu cão apanhou-lhe um pouco da cabeça, nada grave nem preocupante. Os donos exigiram que eu pagasse tudo mas na verdade ninguém viu nada, até porque não se encontra ninguém em casa e só o queixante é que viu. Ele chamou a polícia e fez participação e o meu cão teve que ir para quarentena, mas a verdade é que não há provas de nada, nem no meu pátio havia um pingo de sangue. Gostaria de saber até que ponto isto é possível? Quando o meu estava no canto dele e o outro por negligência dos donos fugiu e sendo pequenino foi lá cheira. Podem-me dar “umas luzes”?

    • #171675
      Maria Eduarda Pinho Pinto Ribeiro
      Convidado

      Boa noite!

      Hoje o meu filho levou cmo habitualmente o nosso cão á rua. Quando retornava  a casa e abria o portão do condomimio um sr ( nao sei se vizinho ou nao) ia a sair. Levava consigo 1 guarda chuva fechado. O cão reagiu e saltou lh ( nao o ferindo nem ladrando) tendo sido imediatamente condicionado. Sendo 1 cão de grande porte mas nao pertencendo a lista de caes perigosos temos extremo cuidado e responsabilidade e fazemos formação semanalmente. O dito sr reagiu miuto mal e disse que iria chamar GNR e que tinha uma arma e que mataria o cão  ( entre outras coisas). Enquanto  este episódio decorria o cão   manteve ve quieto e sossegado nao reagindo. Eu pergunto é considerado um ataque? Que posso fazer?

      Obrigada.

       

      • #171683
        Rui David
        Convidado

        Se não houve ferimentos ou danos causados, se não houver situações perigosas no passado, em caso de envolvimento das autoridades, creio que não terá problemas. Quanto a questão da ameaça de morte, ainda mais com uma arma, isso já por si é um crime e como tal, pode, se entender que a ameaça pode ser real, apresentar uma queixa nas autoridades policiais da zona.

      • #177091
        Mariana Leitão
        Convidado

        Boa tarde,

        Há cerca de um ano e meio, resgatei um cão de rua e vendo depois que ninguém o reclamava acabei por ficar com ele. Já tinha outra cadela que o recebeu muito bem e eles dão se lindamente. Ele agora tem cerca de 2 anos e anda a reagir mal com outros cães (machos). A minha irmã tem um labrador com a mesma idade, estão habituados a estar juntos mas o meu está sempre com um ar altivo,começa a rosnar e a fazer frente. Há uns dias resultou numa luta e em ferimentos que poderiam ser mais graves. Também na praia aconteceu o mesmo com outro cão, começou a rosnar e o outro virou-se e  voltou a ficar ferido e a ferir também o outro (nada de grave). É uma situação chata, mas ele era tão dócil e sociável não sei o porquê desta paranóia agora. Ele é arraçado de labrador. Espero que me consiga ajudar, obrigada!

      • #177093
        Rui David
        Convidado

        Podem haver várias razões para estas alterações de comportamento, desde problemas físicos a comportamentais. Cada caso é um caso e o melhor a fazer é leva-lo a uma consulta veterinária para fazer uma análise geral a saúde e se não houver nenhum problema físico que explique esses sintomas,então leva-lo a uma consulta de comportamento animal, nomeadamente numa escola de educação canina.

    • #173124
      Margarida Coelho
      Convidado

      Boa noite,

      Na passada 4ª feira, ao passear os meus cães num bosque junto à minha casa, um dos meus cães foi violentamente atacado por outro cão. Esse cão, tal como os meus andava, como de costume a passear, solto.

      Ao falar com o dono do cão, este afirmou que o dele, um galgo, é  mau e costuma atirar-se aos outros machos. O cão dele, voltou sem qualquer ferimento, aproveitando que eu e o meu marido estávamos desesperados à procura do nosso cão, o homem foi-se embora com a sua matilha (3 galgos e 2 podengos) sem deixar o contacto ou sem querer saber como estava o nosso. Como é que alguém que sabe que tem um cão mau, que ataca os outros, anda com o animal solto e sem açaime?

      Fomos encontrar o nosso cão à porta de casa todo cheio de feridas, a tremer de medo. De imediato seguimos para o veterinário onde percebemos a dimensão das lesões, teve de levar vários pontos e até o anus lhe perfurou. Na GNR dizem-nos que para apresentar queixa teremos de ser nós a localizar o indivíduo e que teremos de arcar também com uma coima porque nem num bosque os animais podem andar sem trela, ainda que sejam dóceis e precisem de correr um pouco. Nenhum dos meus outros cães se envolveu, o que ilustra bem como são pacíficos. Há algo mais que eu possa fazer?

      • #173144
        Rui David
        Convidado

        È verdade que, por lei, os cães não podem andar soltos fora de propriedade privada, a não ser em zonas criadas para o efeito, geralmente pelas camaras municipais. O problema é que essas zonas praticamente não existem nem são prioridade para os municípios. No caso em questão, se apresentar queixa poderá ser multada por ter o seu cão sem trela, mas se se provar que o outro cão atacou o seu, o dono dele terá que pagar as despesas clínicas do seu. Pode apresentar queixa mesmo não conhecendo o tal senhor, será uma queixa contra terceiros, mas num caso como este é pouco provável que as autoridades policiais gastem recursos a tentar identifica-lo; por isso, realmente, se for essa a sua opção, o melhor será tentar identifica-lo primeiro e apresentar uma queixa formal contra essa pessoa.

    • #177183
      Manuela Cunha
      Convidado

      A minha cadelinha de porte pequeno 5 kg, foi atacada mortalmente pela pela pitbull do meu vizinho, depois de eu o chamar a atenção em ter a cadela pitbull à solta. Quais os procedimentos legais a tomar depois do acontecido? Não me conformo. A pitbull já matou vários gatos de outros vizinhos, mas ninguém apresenta queixa por medo

      .

      • #186226
        Jose caturra
        Convidado

        queria uma reposta 

A visualizar 5 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.