Etiquetas: 

A visualizar 19 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #168093
      Grazyna Schmidt
      Participante

      Boa tarde,

      Coloco aqui uma questão à qual gostaria de obter aconselhamento. Ia a passear calmamente num passeio com os meus três cães de porte médio, presos com trela, quando de repente, um cão mais pequeno sai de um portão de uma casa que os donos tinham deixado aberto e atravessa a rua, quase sendo atropelado por uma viatura que passava, e investe a ladrar contra os meus, demonstrando grande agressividade territorial. É claro, que estando em matilha e sendo maiores, os meus cães ripostaram e morderam-no, antes que eu tivesse tempo de os separar.

      Agora, os donos do cão mordido, que não o controlaram devidamente e o deixaram fugir de casa, dizem que os meus cães são perigosos e que eu tenho que pagar as despesas do veterinário.  Afinal os donos do cão não são responsáveis pelo dever de vigilância e protecção do seu animal, sendo que foi o cão mais pequeno que saiu de casa e foi para o meio da rua sem trela, vindo a ladrar atacar os meus,  mas que, sem noção do seu tamanho, foi mordido?

      O que é que a legislação diz acerca destas situações? Nem eu nem os meus cães tivemos culpa do sucedido, apesar de eles terem reagido a um ataque do outro cão. O problema é que o outro é pequeno e como tal os donos acham que os meus cães sendo maiores não o deviam ter mordido! E se eles apresentarem queixa têm alguma base legal para o fazer?

      Agradeço a vossa ajuda nesta questão. Obrigado.

    • #168095
      rui david
      Convidado

      Os animais de companhia não podem, por lei, andar na via pública sem ser acompanhados por um responsável e à trela. Quando isso não sucede, o que acontecer, em consequência, é da responsabilidade do dono do animal que andava solto.

    • #168096
      Grazyna Schmidt
      Participante

      Muito agradeço a resposta. Mas a minha dúvida prende-se com o facto de, no caso de uma eventual queixa do dono do cão mordido (mesmo que infundada), as autoridades decidam que os meus cães são perigosos por terem mordido outro na via pública – vd. Dec-Lei nº 312/2003, art. 2º: “Para efeitos do disposto no presente diploma, entende-se por: a) «Animal perigoso», qualquer animal que se encontre numa das seguintes condições: …ii) Tenha ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor”.

      No seguimento deste caso, e perante a lei os meus cães poderão ser considerados perigosos (mesmo sem o serem) pelas autoridades, pela razão de terem mordido o outro que se encontrava solto, apesar de terem agido em defesa própria?

      Fico muito grata pelo esclarecimento a esta questão.

       

      • #168576
        Rui David
        Convidado

        Ninguém lhe pode dizer, neste forum, com toda a certeza e em consciência, o que poderá acontecer. A sua defesa, penso, deve centrar-se na questão de que, por um lado os seus cães estavam com trela e o outro não e foi o cão que estava solto que acometeu contra os seus e os seus apenas reagiram por defesa, deles e da dona. Procure precaver-se com alguma testemunha do ocorrido que possa, em caso de queixa, testemunhar os factos ocorridos.

    • #168788
      Cristiana
      Convidado

      Boa noite.

      Hoje num dos meus passeios com os meus dois cães pelo monte ao qual solto sempre para andarem á vontade, de regresso a casa já na via publica mas praticamente sem transito por ser de acesso a campos de cultivo e isto já eram 8 horas da noite continuaram soltos, numa das duas casas que ali existem um cão de porte pequeno saiu portão fora e veio a ladar em direcção aos meus o mais velho de 5/6 anos castro laboreiro não puro castrado atacou-o. Fui de imediato apartar. Consequência algumas contusões um pouco de pele desgarrada mas nada partido. Fui com a proprietária levar o cão ao vet vi as consequências do ataque. A minha pergunta é: Tendo eu que pagar as despesas porque o atacante foi o meu. Visto que iam sem trela mas legais em toda a documentação. O ataque foi na via publica não entrou em nenhuma propriedade, o cão da senhora também veio provocar sem trela não sei se tem licença para andar na via publica. Eu pago 4.50  por cada cão de licença na junta de freguesia todos os anos.  Acham que devo pagar tudo ou dividir a despesa a meio. Tenho seguro mas como foi ataque entre dois cães não vai valer a pena” lei da vida e desenrasque” entre cães não houve danos a 3º. resposta do segurador. mas mesmo assim vou tentar.

      Gratos por alguma opnião

    • #171354
      Morais
      Convidado

      Boa tarde,

      Estava com minha cadela em uma propriedade minha quando vieram dois cães de pequeno porte e a atacaram, a minha acabou por ferir um deles. De quem é a responsabilidade?

      Obrigado

      • #171362
        Rui David
        Convidado

        Se os seus cães se encontravam dentro da sua propriedade e os outros cães estavam à solta, tendo invadido a sua propriedade, parece-me que a responsabilidade do que daí puder advir será dos donos desses 2 cães.

    • #174620
      ilda barao
      Convidado

      bom dia, gostaria de fazer uma pergunta

      quando passeio um cao com trela num espaço publico, e o cao morde numa pessoa o que acontece neste caso

      • #174629
        Rui David
        Convidado

        Nesta situação a responsabilidade é do dono do animal que tem o dever de assumir todas as despesas, materiais e médicas, com a pessoa que foi mordida. No caso de haver uma queixa feita nas autoridades policiais, o animal terá de ficar em período de quarentena para ser avaliado pelo veterinário municipal. Esta quarentena será feita ou no canil municipal ou em casa – o que poderá ser aceite caso os ferimentos não serem graves e não haver historial de agressões. A partir daí, o animal passará a ser considerado animal perigoso, o que acarreta algumas exigências – ver separador informe-se> toda a legislação.

    • #175238
      maria
      Convidado

      Eu estava  a procua d esat info, so por curiosidade.Esta manha sai andar com os meus caes (2),ume de porte grande (rafeiro alentejano), o otro meio (podengo portugues preto), alias, os dois aotados. Voltando do noso paseio viramos numa esquina e nos encontramos com um morador da area que sempre va junto a uma cadelinha peuena sem trela (sempre mas sempre) O  rafeiro, como bom cao de trabalho tenta puxar a trela e correr detras do animal a solta, ja o fez um par de vezes, da circulos como si fosem gado. O otro ficou asustado e ante a ameaça da otra cadelinha a atacou, apanhou no ar, mas soltou. Eu atinei a levar o senhor e a cadelinha a veterinaria,foi so uma dentada, mas eu tambem nao sabia bem,para evitar  chatices,mas adverti a eleque si otra vez o vejo sem trela ligo a policia, e ele diz que os meus nao levam açaime que sao raça perigosa,a o que respondi, pois se calhar por ser preto e perigoso…. Eu estou mesmo farta,na vila donde vivo a uma alta tasa de animais soltos, na porta de suas casas,a dar voltas e muitas vezes sao os caes mais pequenos os que fazem”bullying” aos grandalhoes que levamos com trela. Assim e imposivel. Agora tenho de subir-los ao carro e ir bem dentro no campo para evitar encontros com caes da aldeia. Assim nao  da, ainda amaioria destes caes nao estao esterilizados e depois os donos abandonam. Haja paciencia com estas pessoas que vivem pensando que vivemos no portugal dos escudos como moeda.

      • #175431
        Rui David
        Convidado

        Nem o rafeiro alentejano nem o podengo português são raças potencialmente perigosas pelo que, estando de trela, não necessitam açaime.

    • #175239
      maria
      Convidado

      Paguei eu a conta, de inicio tambem fiquei asustada com o ataque do meu cao e sem pensar asumi as despesas ,mas era mesmo para deixarlo sem asistencia,o homem ficou na sua zona de comforto, de regreso literalmente fugiu, deveu ter voltado a pe a sua casa,que nao era muito longe tambem ,nem agradeceu nem nada de nada, por um momento pensei que de todas formas vou ter problemas com ele no futuro, ,ele tambem nao ia pagar, foi assim porque o meu cao e mais grande do que a cadela dele e  de certeza perante a um cao do mesmo tamanho o otro cao tivese agredido, entaoeleia pagar? Ali si tivese tido de chamar a policia.

       

    • #175772
      Vania moreira
      Convidado

      Bom dia

      ontem a noite por volta das 10h45 fui com o meu cão raça rafeiro mas porte pequeno e quando vínhamos a meio da estrada para vir pra casa aparece um cão ao longe grande sem trema e sem dono! Ora, como meu cão em pequeno fui mordido por 2caes da serra ele ladra para todos os cães, e normalmente já pego nele para evitar ele ladrar. Peguei nele , mudamos de zona para que o cão continua sem confrontos e continuei a vir embora. Nisto o cão segue-nos tento enxutar mas sem resultado é com medo pois era grande e forte pensei que me ia morder. Insistia imenso em ter contato físico com o meu cão e já na porta do prédio ao tentar entrar ficou mais agressivo empurrando com as patas contra a porta impossibilitando de a abrir!! Por sorte estava um homem que me pediu as chaves uma vez que tinha o meu cão nos braços e as chaves noutro e o cão sempre em cima de mim…quando já não consegui aguentar e o meu cão fui ao chão o outro atacou o prendeu o entre as patas dele tentei pontapear para o largar e apareceu mais pessoas que vieram em meu auxílio o cão largou o mas voltou-se e mordeu caiu no chão exausta apenas gritava :”vai me matar o cão” vieram os vizinhos do prédio um dos senhor conseguiu tirar o meu cão daquele brutamontes ainda fui mordido pelo meu que pensava que era o cão grande e conseguimos os dois entrar no prédio. O meu ficou muito ferido tenho uma conta de 172€ para pagar pois fui de urgência raio x e ecografia. Visto que o cão não tinha trela nem coleira como posso descobrir de quem é o cão? E quem terá a responsabilidade de pagar está conta e os danos que causou? Fiquei em choque não dormi está noite toda e ainda por cima tão cedo não sairei à noite com o trauma?

    • #176671
      Olga
      Convidado

      Bom dia. Um cão pincher entrou no elevador do prédio sem trela e foi mordido por outro cão (que estava com dono e com a trela). Será quê o dono do cão que mordeu o pincher deve pagar as despesas do veterinário? Muito obrigada pela resposta.

    • #176749
      Carla
      Convidado

      Ola, pois, a lei fica clara em relação ao animais. Está na lei que o animal de companhia têm o dever de ter identificação /chip, vacinas em dia assim como trela nos espaços públicos, como disse foi no elevador ou seja um espaço partilhado. Obrigatóriamente o outro cão deveria estar na condição de trela. Atenção que a falta de trela ou cuidados em espaços públicos/partilhados dá direito a multa, para além de outros problemas mais graves. Todos os dias vejo milhares de apelos em relação a esse assunto, as pessoas ainda não tem noção da  gravidade da situação.

    • #176980
      angela
      Convidado

      ola!

      um rafeiro alentejano pode andar solto a passear sozinho pelas ruas?

      os donos deixam no sair e andar a vontade porque supostamente nao é mau. mas a verdade é q varias pessoas se sentem pouco a vontade com ele ja tendo mordido outro cao + pequeno.

      Ao andar assim  na ruA nao devia andar pelo menos com açaime?

    • #179346
      Carla
      Convidado

      Boa tarde Angela, o primeiro erro é mesmo esse andar sozinho na rua…. entende-se que qualquer animal doméstico tem que andar de trela e açaime em caso disso. Os donos desse animal estão a cumprir uma grande infração. Experimente angariar provas, nomeadamente fotos ou videos e faça chegar a uma entidade de segurança pública, explicando os motivos do vosso receio.

    • #181290
      Luisa Maria
      Convidado

      Boa tarde tenho duas cadelas , uma de 10 anos porte pequeno e a outra de 2 anos traçada de lavrador. A pequena esta sempre a rosnar para ela mas nao morde . A 3 dias a grande durante a noite mordeu a pequena quase ate a morte , não sabemos o que se passou o veterinário diz que o facto de terem estado com o cio a 1 mes pode ser o motivo porque não estão castradas. Agora a pequena está em recuperação mas nao sei como posso voltar a deixar juntas sem a grande morder.E nao quero ficar sem elas

       

    • #181500
      Anónimo
      Inactivo

      Boa tarde

      Já por duas vezes o meu cão de raça boxer atacou  um Jack Russel e um cão de água português, apesar dos outros serem bastantes  amistosos andavam ambos  sem trela, e além dos donos conhecerem o temperamento do meu cão eu avisei e nada fizeram para protegerem os próprios caes e não lhes colocam a trela e andam sempre soltos

      Agora cada vez que passo dizem que vão fazer queixa e chamar a Polícia porque o meu cão é agressivo e tem de andar de trela e ansaime, o que me chateia bastante porque os deles andam soltos. Já não passeio o meu cão no mesmo local perto de casa para não causar mal estar. Mas continuo a achar que não sou eu a que estou errada.

      O que posso fazer?

      • #181504
        Rui David
        Convidado

        Há aqui 2 questões a ter em conta; por um lado a questão do comportamento do seu cão que pode tentar melhorar, nomeadamente com ajuda de uma escola de educação canina. Por outro a questão dos ataques. O uso de açaime poderá minimizar os problemas; os outros cães não deveriam andar á solta mas mesmo assim, pode ter problemas caso haja uma queixa formal. Compreendo a sua revolta e não querer por-lhe açaime, mas se houver um ataque com danos graves, a outro animal ou pessoa, no fim, vai ser o seu cão a sofrer. Pense bem na hipótese de o levar a uma escola, o que poderá resolver o problema de vez e até torna-lo num cão mais calmo, sociável e feliz.

    • #181840
      Anónimo
      Inactivo

      Boa tarde, careço que me aconselhem quanto à situação que passo a descrever: tenho um labrador retriever com 4 anos e meio, no passado dia 5 deste mês, foi mordido por um pitbull pertencente a vizinhos. O cão em questão não usa açaime, vários vizinhos e eu inclusive já os avisei que não podem trazer o cão sem açaime…. mas continua a não resultar. Como já trazia o meu cão de volta a casa, trazia sem trela, a dona do pitbull, resolveu largar o seu cão, esqusado será dizer que o meu ficou com uma perna com furos dos dentes e e na zona da cabeça abaixo do ouvido esquerdo. Não chamei as autoridades porque fui de imediato para o hospital, para mim esteve em primeiro lugar tratar do meu cão. Como é que estás pessoas podem ser chamadas à razão sem eu ter que sofrer represálias??? Agradeço que me esclareçam o que tenho que fazer. Grata pela atenção que me queiram dispensar.

       

      • #181938
        Rui David
        Convidado

        As únicas entidades com poder para resolver estas questões são as autoridades policiais, PSP ou GNR, através de uma queixa formal.

    • #182087
      andrea
      Convidado

      ola na ultima sexta fui passear o meu cao que resgatei de uma orta, onde ele esteve 6 anos preso por uma corrente de um metro.ja o tenho ha um mes e nesta sexta por estar com pressa e ja ser de noite fui passear  mas esqueci do açaime mas estava preso com a trela entretanto do nada me aparece um cao de porte pequeno olhei a volta e vi uma senhora perguntei se o cao era dela mas de seguida o meu sem rosnar nem dar sinal algum abre a boca e abocanha o pequeno cao , de imediato consegui abri a boca do meu mas o pobrezinho era tao pequeno que bastou para ele vir a falecer,  ela fez queixa do meu cao gostaria de saber o que vai acontecer e se ela vai ter direito de alguma indenizasao pela morte do pequeno cao que a senhora nem se importou com ele deixando o pobre a morrer e foi chamar o marido preocupada com o dinheiro que eu teria que lhe dar.

       

      • #182111
        Rui David
        Convidado

        A questão do açaime, só é obrigatório para cães perigosos ou de raças consideradas perigosas; no entanto, para todos os outros é obrigatório o uso de trela. O facto de estar solto na via pública, mesmo se por acidente ou descuido, pode ser atenuante mas não retira a responsabilidade aos donos. Tendo havido uma queixa formal, tudo vai depender da apreciação dos factos; para já, o seu cão terá de ser, muito provavelmente, visto pelo veterinário municipal em regime de quarentena, podendo ser feita em casa ou no gabinete medico veterinário da câmara; se se concluir que houve culpa dos donos, é possível haver direito a indemnização.

    • #182106
      Raphael Costa
      Convidado

      Olá pessoal boa tarde, meu nome é Raphael. Na última 4a feira dia 4.12.19, meu dócil American Staffordshire Terrier de 2 aninhos, um amor de caso, mais para medroso do que agressivo, por descuido do meu esposo que deixou a porta de casa 1 minuto aberta, viu um outro cão labrador que subir no nosso jardim e disparou para fora. um cão mordeu o outro, separamos mas sem machucados sérios … os donos do labradores, Franceses, vizinhos que moram no final da rua, vieram ontem a porta da nossa casa para dizer que foram a polícia fazer uma queixa e nos ameaçou de morte. Eu no mesmo momento fui a PSP de Cascais e prestei queixa por ameaça de morte contra mim e ao nosso cão. Fui depois a Polícia Municipal de Cascais e não havia queixa contra nós. Alguém poderia por favor nos indicar um advogado especialista em causas de animais por favor? nao aconteceu nada mas gostaria de ter uma consulta com um advogado para saber tudo o que poderia avir acontecer. Muito grato por toda forma de comentário ou ajuda.

      • #182121
        Rui David
        Convidado

        Creio que será melhor contactar directamente a LPDA pelo tel. 214 578 413 ou tm. 961 296 353.

    • #183597
      Alexandre Leite
      Convidado

      Boa noite!

      O meu cão foi atacado dentro da minha propriedade pelos dois cães do vizinho… O meu cãozinho não sobreviveu aos ferimentos ao fim de dois dias de internamento. Gostaria de saber o que posso fazer neste caso de forma a que o meu vizinho se responsabilize pelo sucedido ?

      Obrigado!

      • #183641
        Anabela lurido
        Participante

        Deverá apresentar uma queixa as autoridades policiais; fale com possíveis testemunhas da situação e guarde tudo quanto sejam relatórios médicos e recibos (caso o tenha levado ao veterinário).

    • #187710
      Pedro Battaglia
      Convidado

      Boa tarde , no decorrer de um passeio mim jardim da nossa grande Lisboa o meu cão que estava solto envolveu se num atrito com um outro cão também este solto e fora a vista ou controle do seu dono. Felizmente o meu cão não teve qualquer consequência e sofreu somente alguns arranhões, no entanto o cão do segundo proprietário que veio em direção ao meu ficou ferido com alguma gravidade perdendo efectivamente a visão de uma vista. Como bom dono e responsável que sou prontifiquei me a pagar as despesas inerentes ao sucedido (mesmo estando os dois cães soltos e o meu perto de mim)

      Neste momento já vou perto de 800€ em despesas de tratamento do cão ferido e a respectiva dona decide em prosseguir com mais tratamentos ao seu cão. Tenho obrigatórias de de me responsabilizar por estes.? Muito obrigado.

      Atenciosamente

      Pedro Battaglia

       

       

       

       

       

       

       

A visualizar 19 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.