Etiquetas: 

A visualizar 6 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #47960
      Márcia Pestana
      Convidado

      Bom dia,

      O meu cão foi atacado e como tal ferida por um cão de um vizinho e na minha propriedade, o que posso fazer para obrigar o meu vizinho a não deixar o seu cão solto ou se solto mas com açaime.

      Obrigado

    • #162023
      Anabela lurido
      Participante

      Deve tentar falar,com muita calma, com o dono do animal dizendo-lhe que quer evitar ter que participar às autoridades porque não quer prejudicar o animal dele mas, quer também proteger o seu;às vezes um diálogo cordato resolve a situação,só em último recurso deve contactar as autoridades pois quem é o causador da situação não é o cão mas,os dono e infelizmente são sempre os pobres dos animais que pagam.

    • #162514
      Andrea Melo
      Convidado

      Boa tarde,

      Bom, vou tentar resumir…
      Atualmente eu e meu marido moramos no piso acima do Café que esta localizado no Louro-Vila Nova de Famalicão, tivemos que basicamente viver no café devido as 19 horas de trabalho, junto conosco vinheram nossos meninos(cães) que são dois machos e duas fêmeas, estamos vivendo a cerca de 3 anos no trabalho, meu marido esta neste café a 16 anos, para o senhorio nada esta bem, sempre estar a se queixar: do carro, dos cães e de tudo.
      A mais ou menos dois anos veio um mecânico trabalhar na oficina que também faz parte da casa do senhorio, no começo nos dávamos bem, pelo menos eu pensava, sempre tentei conversar e viver em harmonia, mas durou pouco, o mecânico e o senhorio se juntaram para nos infernizar, sempre reclamando dos cães, nada estava bem. Até que um dia eu não percebi que o portão do espaço em comum estava aberto e soltei os cães para fazer suas necessidades e vi que eles latiam (não atacaram) para o mecânico e ele chutava sem piedade os caes, chamei os cães e 3 regresaram enquanto um ficou para trás sendo agredido, fui colocar o Thor para dentro então o mecânico se virou para mim chutando os cães viram eu sendo agredida vinheram em minha defesa.
      Fiz queixa a G.N.R de Famalicão, como também o mecânico fez a sua queixa.
      Peço ajuda porque não sei como proteger meus cães(Leis).

      Grata.

      • #162605
        Anabela lurido
        Participante

        Em termos gerais, para melhor protegermos os nossos cães devemos, antes de mais, ter o cuidado de termos sempre os documentos deles em ordem, nomeadamente boletim de vacinas, chip de identificação e registo na junta de freguesia.
        O caso que apresenta parece-me, à partida, um caso de polícia e como tal, penso que fez bem em contactar a GNR da sua localidade. Em termos de leis, pode consultar aqui mesmo, no site da LPDA, em Informe-se>Legislação>toda a legislação; o nosso site ainda está em actualização: se não encontrar o que precisa pode ainda consultar o site da DGAV – Direcção Geral de Alimentação e Veterinária.

    • #166431
      Bruno frade
      Convidado

      Boa noite

      O meu cão foi agredido com uma pedra por um moço fui tentar falar com o moço só que ele começou a responder mal e a ser agressivo que me levou a dar um empurrão ao moço para proteger o animal e uma criança com 4 anos que estava comigo só que acertei com o relógio no rosto e ficou ferido a mãe do moço fez queixa e vou ser chamado a prestar declarações

      O que posso fazer??

      O Cão era abandonado está num centro de acolhimento e levou pancada antes de ir para o centro e ele não faz mal porque tem medo das pessoas.

      Obrigado

    • #168125
      Vanessa Magalhães
      Convidado

      Boa noite,

      A minha gata foi morta pelo cão do vizinho na sua propriedade. Posso fazer alguma coisa, responsabilizar o dono do cão? Pelo que sei, não sou a primeira a perder um gato para a boca do dito cão.

      Obrigada.

      • #168574
        Rui David
        Convidado

        Se foi a sua gata a invadir a propriedade do vizinho, creio que não pode fazer grande coisa. Os animais só devem (e só podem, por lei) andar na via pública, lei-se fora da sua propriedade, quando acompanhados pelo dono ou alguém responsável e sempre com trela. Esta lei existe, também para proteger os animais.

    • #168214
      Helena Marques
      Convidado

      Boa tarde,

      Na sequência de o meu cão ter mordido um vizinho do mesmo prédio, fiquei obrigada pela junta de freguesia a frequentar uma formação em detenção de cães potencialmente perigosos.

      Gostaria de saber onde posso encontrar esses formadores.

      obrigada

      • #168575
        Rui David
        Convidado

        Esta questão há já muito que anda a ser discutida mas até à data, que eu saiba, sem solução. Segundo a lei, esta formação pode ser exigida, mas a formação tem de ser feita por uma entidade formadora devidamente certificada, nomeadamente pela DGAV e entidades policiais. Até à data ainda não saíu a necessária portaria que informa as pessoas quais as entidades formadoras certificadas o que deixa toda a gente de mãos atadas.

        Penso que deve solicitar à sua junta de freguesia essa lista, se é que existe, pois de outra forma qualquer formação que faça poderá não ser reconhecida.

    • #191281
      Andreia
      Convidado

      Boa noite.
      Moro num andar moradia, no 1 andar, a vizinha do res do chao tem um terreno vedado(mas sem seguranca) onde tem presa uma cadela que ja mordeu o meu marido( area comum dos dois andares) e fui apresentar queixa, mas retirei pois a senhora garantiu me que ia ter mais cuidado, p que nao aconteceu nem acontece. O animao é perigoso, tenho medo de entrar no portao, pois tenho receio que o animal ande a solta e me ataque a entrar em casa. O que posso fazer?

A visualizar 6 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.