A visualizar 5 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #169765
      Maria
      Convidado

      Bom dia

      necessito da v/ajuda

      ontem o meu padrasto atropelou acidentalmente o cão de um vizinho, isto porque o cão é mal tratado pelos donos e como é a minha mãe e outros vizinhos que tratam dentro do possível o cão (dão de comer, dão amor e carinho, dão atenção, até já pagaram entre todos um banho e a respectiva tosquia, etc).

      A minha mãe ia a sair de casa e o cão como já os conhece passou em frente ao carro sem eles verem e deu-se o atropelamento, nisto os donos não quiseram saber ficaram a ver o espectáculo, a dono que tem um bebe pequeno disse que não podia fazer nada pois tinha o bebe o dono foi para o café onde tem carro parado à porta mas não quis saber, então os vizinhos que gostam do cão e gostam de animais levaram-no para o Hospital onde passou a noite e já temos uma estimativa do valor a pagar que será +/- 500 e tal euros, onde é o meu padrasto que esta a suportar as despesas todas.

      O que eu queria saber é nisto tudo quais são as responsabilidades dos donos pois no Veterinário disseram que eles têm de pafar 50% do valor além de terem o cão solto na rua.

      Peço por favor a vossa ajuda pois não sei o que fazer, se faço queixa na policia ou noutro sitio, não sei o que fazer

      obrigada

    • #169780
      Rui David
      Convidado

      A responsabilidade da situação é do dono do animal, visto que  este estava na via pública, sozinho, sem trela, o que é proibido por lei. E também responsabilidade dos donos o pagamento das despesas veterinárias. Tentar falar com eles para ver se estão dispostos a reconhecer a sua responsabilidade; se houver dificuldades financeiras podem fazer uma colecta entre os amigos/ vizinhos. Se os donos não aceitarem voluntariamente reconhecer as suas responsabilidades terá que ser feita uma queixa nas autoridades policiais da localidade.

    • #172569
      Maria antonieta Freitas Azeedo
      Convidado

      Ola. tenho uma experiencia a partilhar e no final uma duvida. Ontem estava a passear com o meu marido , filho e cadela e assisti a um atropelamento de um cao vadio. felizmente uma sra que passava e que era enf veterinaria apareceu e confrontou a sra que tinha atropelado o animal a perguntar o que pretendia fazer com o bichinho que estava vivo mas em agonia. A sra disse que nao se responsabilizava por nada. Nos temos perto um hospital veterinario e entao como a condutora se recusou em assumi a despesa da eutanasia. conseguimos levar o animal e la tive de pagar 82 euros (consulta, rx e 30euros para incinerar o corpo.

       

      Conclusao perdi mais de 1hora na clinica (sai de la as 23h) e paguei por um animal que nem sequer era meu. claro que entendo que a clinica tambem nao poderia assegurar cuidados gratuitos . por isso gostava de perguntar em caso de assistir a um atropelamento como devo proceder , principalmente em caso de recusa de responsabilidade pelo condutor? Assumo que deveria chamar as autoridades mas em caso de agonia do animal o tempo de espera pode ser um pouco excessivo…

      • #172575
        Rui David
        Convidado

        A responsabilidade primeira é das autoridades policiais que devem providenciar a assistência ao animal, seja através do veterinário municipal seja através de algum eventual acordo que exista no município com alguma outra entidade. O problema, geralmente, reside tanto no tempo de espera como do conhecimento que as autoridades locais tenham de como proceder nestas circunstancias. Não será geral, mas já aconteceu as autoridades terem sido chamadas ao local e não saberem ao certo como proceder, perdendo-se assim tempo precioso para a saúde do animal.

        Numa situação como esta, penso que o melhor é contactar as entidades policiais locais, o gabinete médico-veterinário da camara municipal, no caso de acontecer numa autoestrada contactar a empresa que gere a via (seja a Brisa, ou outra) e contactar as associações zoófilas locais.

        A nível geral, em casos que envolvem animais, a participação cívica de cada um de nós continua a ser fundamental.

    • #191049
      Daniela Duarte
      Convidado

      Boa tarde.
      Há, na atualidade em Portugal, lei que penalize condutores que atropelam animais, mesmo que sem intenção? Mas que não apresentem o socorro, ou porque não se aperceberam ou porque não quiseram parar?
      Foi atropelado um cão de um familiar que fugiu para a estrada e queria ver se há alguma coisa a fazer nesse sentido.

      Obrigada

    • #191252
      Joana
      Convidado

      Boa noite,
      No caso de um cão sair ao portão e ser violentamente atropelado por um carro que circulava em excesso de velocidade dentro da localidade e o mesmo não parar para prestar auxílio ao animal, deixando-o morrer, existe alguma lei que penalize o condutor por tal ato tão desumano?

    • #193866
      ANA MARQUES
      Convidado

      A minha cadela, foi atropelada numa zona pedonal, onde não podem circular carros, só a carris e carros de Bombeiros,
      estava de trela e no passeio, a minha mãe que estava com ela quando se apercebeu, que o carro não iria para, ainda o tentou impedir de continuar a marcha, mas sem efeito, o Sr. ainda parou, e quem ia no lugar do pendura saiu, e viu o que se tinha passado, logo se meteu dentro do carro, e fugiram.
      Levei a cadela para o Hospital Veterinário, no qual esteva 1 dia, estava tão mal tratada de toda a sua zona inferior, tal como uma pata que teria que ser Amputada, fratura da bacia, e a outra perna também estava fraturada, devido à idade da Cadela o Cirurgião Ortopédico, disse que a cadela teria que ser Eutanasiada, o que acabou por acontecer.
      A minha questão é, um carro que está estacionado, numa zona pedonal, que arranca a toda a velocidade, atropela uma cadela que estava a dormir no passeio, que não lhe presta auxilio, não é punido????
      Não há legislação para estes casos, já apresentei queixa á policia tenho várias testemunhas e a matricula do carro.

A visualizar 5 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.