-
AutorArtigos
-
-
2 Maio, 2015 às 21:27 #162759
Daniela
ConvidadoVivo numa aldeia e como é normal aparecem frequentemente animais na estrada sem estar mos a espera, na minha rua um morador da aldeia passa constantemente a acelerar no seu automóvel já lhe disse mos para andar mais devagar por causa dos animais mas ele não nos ouve.
Se ele atropelar algum animal o que podemos fazer? A quem deve mos pedir ajuda? Será possível pedir uma necrópsia ao corpo do animal?
Obrigada -
8 Maio, 2015 às 22:55 #162803
Anabela lurido
ParticipanteNestas questões de atropelamento de animais ou, neste caso, da forte possibilidade de acontecer, estão em causa duas coisas:
Por um lado, é irresponsável, imoral e mesmo potencialmente criminoso, andar com um carro a altas velocidades, sobretudo em zonas habitadas; ninguém deve esquecer que um carro é uma arma carregada, responsável por mais mortes do que muitas armas convencionais.
Por outro lado, a segurança dos animais é responsabilidade dos seus donos; por isso é obrigatório o uso de trela quando se passeiam os animais de companhia na via pública. Tal como não deixamos uma criança andar sozinha na rua, não devemos deixar os nossos animais. Sobretudo nas zonas rurais, é hábito os animais andarem mais à vontade na via pública, mas neste caso, há uma situação extraordinária e devem ter-se novos hábitos.
Tentem falar novamente com o condutor, sensibilizando-o para a questão: tanto pode atropelar um animal como uma pessoa.
Se acham que ele ultrapassa frequentemente os limites máximos de velocidade, alertem as autoridades policiais.
Protejam os vossos animais. -
5 Julho, 2016 às 0:35 #167461
Liliana Pereira
ConvidadoBoa Noite!
Vivo numa aldeia pequena onde é habitual os animais de estimação, mais concretamente, os cães, andarem à solta pelas ruas públicas. No passado dia, 2 de julho, o meu vizinho atropelou o meu cão mesmo à porta de minha casa, e infelizmente, quando cheguei a casa e me deparei com a situação já nada pude fazer para o ajudar e morreu algumas horas depois.
O meu vizinho confessou o sucedido, dois dias depois, dizendo que não se apercebeu da presença do cão, no entanto nada fez para o socorrer e continuou como se nada tivesse acontecido, pois pensou não ser nada de grave.
Tenho a dizer que o meu cão, era um animal de porte pequeno a médio, bastante social e nunca causou problema algum com a vizinhança e por isso andava à solta. Como dona do animal sei que deveria ter o cão dentro do recinto da casa, mas pelas razões anteriormente referidas andava à solta.
Após esta situação, gostaria de saber se o meu vizinho poderia sofrer alguma penalização.Muito obrigada,
Liliana Pereira -
1 Agosto, 2016 às 10:23 #167591
Sandra
ConvidadoConcordo com o comentrio em cima em quase tudo menos na parte da trela porque so esta claramente a pensar em caes. Muitos gatos andam soltos nessas localidades e as pessoas nao os prendem em casa. Esse individuo pode atropelar uma crianca, mas e igualmente mau uma crianca ou um animal, por isso contactem as autoridades antes que uma desgraca aconteca.
-
19 Setembro, 2016 às 13:10 #167713
Nuno
ConvidadoEntão e os outros animais? Ou só são atropelados os animais que têm dono? É filmar essa besta e queixa na policia. Se juntamente com o filme forem as distâncias, consegue-se saber a velocidade da cavalgadura.
-
19 Outubro, 2016 às 0:42 #167876
Susana
ConvidadoHoje o meu cao fugiu para a estrada e foi atropelado, pelo que o levei imediatamente para o veterinário. A condutora ficou aos berros porque o cao “lhe estragou o carro”. Eu fiquei com o número dela porque o pobrezinho ficou mesmo muito ferido e sai imediatamente para lhe salvar a vida.
O tratamento dele vai para cima dos 1000 euros e sei que a culpa é minha, mas será que a condutora não deverá comparticipar das despesas?Ou seja, eu responsabilizo-me pela viatura e ela pelo tratamento do cao que atropelou?
Peço a vossa ajuda em esclarecerem-me nesta situação.
Obrigada!
-
10 Dezembro, 2016 às 16:00 #168158
Rui David
ConvidadoCara Susana
Lamento sinceramente o que aconteceu com o seu cão mas, em termos legais, a responsabilidade pelo que aconteceu bem como as despesas, tanto de tratamento com o animal como com os danos do carro, são imputadas ao dono do animal, pois ele estava na via pública sozinho, sem trela.
-
27 Setembro, 2019 às 9:10 #181697
Teresa
ConvidadoBom dia Rui David,
No seguimento de uma resposta sua em 10 Dezembro 2016, citação:
“em termos legais, a responsabilidade pelo que aconteceu bem como as despesas, tanto de tratamento com o animal como com os danos do carro, são imputadas ao dono do animal, pois ele estava na via pública sozinho, sem trela.”
e em 11 de Outubro 2018, citação:
“Por lei, os cães não podem andar soltos na via pública, No caso de ter fugido, a lei responsabiliza o dono ou responsável na altura, de não ter acautelado essa situação (ou porque deixou o portão aberto, ou porque o muro da propriedade era muito baixo); seja como for a responsabilidade é do dono/responsável pelo animal, bem como o que acontecer, como os estragos feitos a uma viatura.”
agradecia que indicasse o código e artigo que se referem à responsabilidade do dono.
-
3 Outubro, 2019 às 17:41 #181756
Rui David
ConvidadoTrata-se do artigo 7º do Decreto-Lei 314/2003 de 17 de Dezembro.
-
-
19 Janeiro, 2018 às 18:48 #171352
Sandra Silva
Convidado-
24 Janeiro, 2018 às 2:12 #171360
Rui David
ConvidadoPelo que descreve alguém terá invadido a sua propriedade com um veículo, sem a sua autorização e atropelado um dos seus animais.
Assim sendo parece-me causa para uma queixa e acção civil junto das autoridades policiais.
-
-
3 Abril, 2018 às 11:29 #171676
João Silva
ConvidadoNo domingo de Páscoa à noite,atropelei um cão de grande porte(rafeiro alentejano) numa estrada municipal,que me surgiu de repente à frente vindo da berma, sem hipótese de evitar o embate, o mesmo faleceu no local, chamei autoridades que compareceram com veterinária para verificar se o animal tinha chip, não tinha, apesar de estar bem cuidado e com coleira.
Foi removido por serviços municipais
Tenho danos avultados na viatura como posso fazer ou a quem me dirigir para ser ressarcido do valor.
Obrigado
-
6 Abril, 2018 às 22:28 #171688
Rui David
ConvidadoTalvez possa apresentar a questão a sua companhia de seguros, nomeadamente através do departamento de apoio jurídico.
-
-
10 Outubro, 2018 às 17:19 #174123
Solange Lopes
ConvidadoBoa Tarde.
Assisti esta tarde a um atropelamento de um gato de rua (em Lisboa) em que a senhora em questão simplesmente foi embora sem ver como estava o bicho ou prestar qualquer auxilio. Ainda lhe buzinei em alerta antes do atropelamento mas de nada serviu. O gato saiu de baixo do carro, não apresentava feridas externas mas não tinha mobilidade nas patas de trás. Como estava em trabalho, depois de prestar o primeiro aulixio tive de ir embora, ficando o bichinho com uma senhora que também assistiu a tudo. Entretanto já voltei ao sítio mas não os encontrei.
Gostaria de saber como apresentar queixa desta situação, tenho a matricula da senhora em questão.
Obrigada!
-
11 Outubro, 2018 às 19:03 #174152
Rui David
ConvidadoA queixa deve ser sempre apresentada as autoridades policiais, neste caso pode dirigir-se directamente ao departamento animal da PSP.
-
-
11 Outubro, 2018 às 1:23 #174136
Rute
ConvidadoBoa noite
Tinha um cão de guarda que deixei em casa de um amigo pois não estava bem de saúde, entretanto o cão fugiu e foi atropelado. A dona da viatura quer que pague os estragos do carro, mas na qual dito por ela, a lâmpada da viatura estava queimada… Eu sou obrigada a pagar
-
11 Outubro, 2018 às 19:07 #174153
Rui David
ConvidadoPor lei, os cães não podem andar soltos na via pública, No caso de ter fugido, a lei responsabiliza o dono ou responsável na altura, de não ter acautelado essa situação (ou porque deixou o portão aberto, ou porque o muro da propriedade era muito baixo); seja como for a responsabilidade é do dono/responsável pelo animal, bem como o que acontecer, como os estragos feitos a uma viatura.
-
-
26 Junho, 2019 às 2:56 #180647
Kon
ConvidadoAhm, boa noite.. Eu vivo numa zona que é habitada mas fica numa saída, que eu não me lembro bem, de via rápida ou quê, mas é habitada mas também rodeada de pinhais. Os carros que passam por aqui ignoram completamente os sinais e muitos deles vão na velocidade máxima (eu até tenho medo de atravessar a rua até a minha casa) Hoje, 2 da manhã, o namorado da minha mãe com as chaves do nosso portão, sem querer abriu o portão (não se sabe como) enquanto falava com um colega, todos meus cães (no total de 7) fugiram para o pinhal, mas conseguiu-se recupera-los sem problemas mas a minha serra da estrela (porte grande) de 1 ano enquanto voltava para casa, levou uma pancada intencional dum condutor, (tem iluminação e ela é também de cor claríssima, além de que na zona que ela foi ferida não era uma zona de curva nem nada, era reta, o condutor poderia ter travado pois teria a visto e travado a tempo já que ela já se encontrava perto de voltar para casa por essa altura). O namorado da minha mãe ficou a avisar que lá se encontrava um cão na estrada e para terem cuidado também, ao ponto de que ele falou que o condutor só podia estar bêbado ou no telemóvel. Infelizmente não há cameras nem ninguem conseguiu ver a matrícula já que é de noite. A cadela está agora em estado de choque mas encontra-se livre de sangramento exteriores e etc, a veterinária pediu para esperar e está-se agora a vigiar os sintomas dela. Infelizmente, nestas situações onde o condutor atropela e foge não há nada a se fazer além de se esperar que tudo corra bem, se estou certa?
-
25 Setembro, 2019 às 22:48 #181693
João
Convidado<p style=”text-align: left;”>Boa noite, o meu gato foi hoje atropelado na rua em que mofo de uma aldeia, poderá o condutor, de alguma forma, ser penalizado pelo sucedido?</p>
-
7 Dezembro, 2019 às 12:44 #182104
Roberto Couto
ConvidadoBoas,
Na passada quinta-feira, o meu pai ia a passear o meu cão e de repente o cão fugiu-lhe acabando por ser atropelado por um taxista e por morrer. O taxista não se preocupou minimamente com o estado do cão e foi-se embora. O cão nao estava com a trela colocada mas estava com o peitoral. A culpa é do dono? O taxista não tem culpa nenhuma?
-
12 Dezembro, 2019 às 19:17 #182122
Engrácia Vaqueirinho
ConvidadoBoa tarde,
O meu filho atropelou dois cães dos três que se encontravam numa nacional, o dono como era vizinho e conhecido da aldeia, afirmou que deixou os portões abertos e os animais fugiram para a nacional deu-se como culpado, não foi chamada a GNR, passados uns dias apos apresentação do orçamento da viatura, recusa-se a pagar a totalidade, diz que os danos causados foram por excesso de velocidade, e que pode apresentar queixa por homicídio negligente( palavras do proprietário dos animais), pois o estatuto dos animais foi alterado por novas leis e já não são considerados bens, a minha pergunta é, então os nossos animais estimação passam a ser considerados “humanos”?
-
10 Março, 2020 às 17:22 #183921
miguel
ConvidadoBoa tarde, ontem atropelei um cão , prestei logo socorro e levei ao veterinário, cão sem chip mas com otimo aspecto e com parecênças de ter dono, que nunca irá aparecer e uma conta no vet de 100 euros pq disse que não podia pagar mais…
Neste caso quem é que vai pagar a conta, eu já a paguei mas não há maneira de me restituirem o valor atraves da Camara Municipal ou o canil que é onde se encontra neste momento?
Obrigado
Miguel Marques
-
-
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.