Etiquetas: atropelamento, cão
-
AutorArtigos
-
-
Nádia Alberto
ParticipanteBoa noite.
O meu cão estava no nossa jardim como habitualmente, sendo que, aproveitando-se de um breve momento em que vieram cá deixar uma encomenda, escapuliu-se por entre a distracção e foi atropelado na passadeira, mesmo em frente a nossa casa. O proprietário do carro que o atropelou já nos informou, como é óbvio, que amanhã nos enviará o orçamento da reparação da sua viatura, que sofreu alguns danos. A minha questão é a seguinte: tendo em conta a nova Lei 8/2017, os donos dos cães continuam a ter que assumir inteiramente os gastos destes incidentes, isto é, os gastos com o veterinário e também os da viatura? O condutor não deveria assumir os gastos com o seu carro, pese ainda o facto de o cão estar a atravessar a passadeira e os donos do cão não terem culpa de o mesmo ter fugido?
Muito grata pela atenção dispensada.
Os meus melhores cumprimentos,
Nádia Alberto
-
Rui David
ConvidadoOs animais não podem andar à solta na via pública. Mesmo que se trate de um acidente, são os donos os responsáveis pelos animais em toda e qualquer circunstância. Ou seja, o que irá prevalecer em termos legais é que o animal estava solto; mesmo se se soltou por distracção, a responsabilidade é dos donos por não terem acautelado essa possibilidade; ao provocar um acidente, independentemente do local onde o animal estava a passar; o cão se surpreendeu o condutor ao meter-se na passadeira e provavelmente nem conseguiria evitar o embate. São os donos do animal que terão de pagar os danos do automóvel e o veterinário.
-
João
ConvidadoBoa tarde,
O meu cão foi atropelado na passadeira quando inadvertidamente me seguio enquanto eu atravessava a passadeira sabendo que sou responsável por ter o cão preso a minha pergunta é: estando eu ainda na passadeira(de saida) aquando do momento do atropelamento serei eu responsável pelo atropelamento e suas respetivas despesas ou será o condutor?
-
Rui David
ConvidadoSe o cão seguia com trela, a responsabilidade será do condutor. Se o cão estava sem trela, á partida, a responsabilidade cai toda no dono do cão.
-
-
-
AutorArtigos