Boa Tarde,
a situação que se passa é a seguinte:
- um sr. com os seus 55 anos, tem de momento na sua habitaçao (casa terrea com terreno) cerca de 10 cães, entre adultos, idosos, jovens, machos e femeas, nenhum vacinado/chipado/desparasitado/castrado. Não alienta corretamente os cães, nem faz a sua higiene. Tem, de momento, 1 buraco virado para um prédio por onde os cães entram e saiem, e outro de lado do terreno que vai dar a uma estrada por onde também saiem.
- estes cães, saiem todos os dias, destroem caixotes do lixo, matam gatos, atacam pessoas e seus animais de companhia.
- foram feitas queixas na GNR.
- a veterinaria municipal deslocou-se ao local, mas o proprietario alegou que os cães nao eram seus e que entravam na casa sem saber como, e por pena os alimentava (o que é completamente falso).
A questão que ponho é: o que fazer? o que se pode fazer? a GNR nao entra em casa do sr pois este alega que tem medo deles (apesar de ja ter tentado agredir um agente). Alega tambem que os caes nao sao seus. A vet municipal apenas pediu para chipar os cães.
Atualmente estão 2 ou 3 cadelas já prenhas, preve-se mais 2 a 3 ninhadas a caminho, o que podera acrescer o numero de caes para cerca de 30 no verao.
O canil municipal diz que esta cheio e nao pode fazer nada. O proprietario da habitaao recusa-se a tapar os locais por onde os caes passsam para a rua alegando que o lugar dos caes é na rua, entrando e sando quando querem.
Procuro Ajuda/conselhos de como resolver esta situaçao que, de dia para dia, tem piorado e muito.
Atentamente,
Hugo (Oliveira de Azemeis)