A visualizar 4 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #169312
      Anónimo
      Inactivo

      Bom dia,

      Gostaria de obter esclarecimentos à cerca da responsabilidade dos donos e o que posso fazer no caso que passo a reportar:

      Eu moro numa vivenda e tenho dois cães de grande porte que se encontram presos durante o dia devido à necessidade de ter portão da propriedade aberto, e soltos, dentro da propriedade vedada, à noite. A zona onde moro apenas tem algumas vivendas, um zona calma onde a maioria dos vizinhos tem animais, aqui o problema está em os mesmos soltarem os animais o dia inteiro, inclusive noite, sem trela.

      Já à bastante tempo que aviso os meus vizinhos (uns em particular) que os animais não podem andar soltos sem trela, mas não serve de nada porque, para além de espancarem os animais quando chamo a atenção, no dia seguinte volta acontecer o mesmo. Não é porque os animais façam mal, mas sim porque primeiro que tudo não devem estar na via publica sozinhos, depois porque entram na minha propriedade e fazem estragos e porque os meus cães ladram o dia todo e a noite toda porque os outros estão soltos junto a minha residência.

      Moro com a minha avó de 80 anos que muitas vezes fica com a tensão alta devido a este ‘problema’, eu trabalho o dia todo e estudo à noite, por isso chego a casa por volta da meia noite e muitas das vezes não consigo dormir bem por causa do barulho que os meus cães fazem por os outros estarem ao meu portão. Para além de não conseguir dormir, quando necessito de ficar em casa durante o dia para estudar não o consigo fazer por causa do barulho e não posso ir passear os meus cães na via publica porque ”pegam-se” com os cães que estão soltos e aleijam-se.

      Peço me ajudem nesta situação, pois a PSP não faz nada só os avisa e não posso estar a chamá-los constantemente, parece que a cada dia piora, também a paciência tem limites.

      Obrigada.

    • #169316
      Rui David
      Convidado

      Os animais de companhia não devem, nem podem legalmente, andar na via pública sem estarem acompanhados e á trela. Se os donos dos animais não se mostram razoáveis para resolverem a situação a bem, só mesmo as autoridades policiais poderão intervir, sobretudo tratando-se de animais pertença de alguém. Normalmente, á primeira queixa, as autoridades fazem um aviso como chamada de atenção aos donos. Se a situação persistir terão de insistir com as autoridades; se houver mais vizinhos que se sintam igualmente incomodados, podem juntar-se numa participação conjunta, o que poderá dar mais força á queixa.

    • #169446
      Mário Pacheco
      Convidado

      <span style=”font-size: 100%;”>Como resolver uma questão de cães que dejetam na via pública e num quintal adjacente onde ninguém limpa os dejetos?
      Cão que investe a motos como a do carteiro por exemplo?
      </span>

    • #180434
      Mariana Moreira
      Convidado

      Uma questão.

      Tenho uma cadela que está dentro da sua propriedade, não sai de lá, nunca, sem os donos e trela, porém, tem um cão de uma vizinha que está constantemente a bater no meu portão, inclusive, hoje deitou me o portão abaixo e a minha cadela fugiu e tive de andar à procura dela. Há algo que possa fazer? Visto que fui falar com a dona e ela disse-me que os cães por lei não podem estar ao cadeado… Mas eu também não tenho de andar a compor portões e à caça da minha cadela.

    • #195162
      Monique
      Convidado

      Olá,
      Hoje mesmo em Miramar, um casal com um cão solto! Ficaram incomodados quando peguei a minha que estava na trela, no colo. Questionaram a razão, e eu disse que o cão deles estava sem trela. A mulher de alguma forma não gostou da abordagem, ainda assim, fomos educadamente avisar os donos e o que tivemos de resposta foi apenas berros, xenofobia e palavras ofensivas. As pessoas não entendem, que animal solto é lei e lei de convivência. Devem saber porta-se em vias públicas, não são donos da rua. Eu disse que iria chamar a polícia, pois estava errada e ainda nos ofendeu. Mandei a passear, pra não me chatear! Se fosse qualquer outra pessoa teria quebrado meia dúzia de dentes dessa senhora.

A visualizar 4 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.