A visualizar 2 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #163195
      Maria Cândida Moreira Gomes da Silva
      Convidado

      Olá
      No lugar onde eu moro há uma situação que me deixa extremamente incomodada e triste. Há um armazém onde tem uma casota com um cão de grande porte de raça Rotweiler que desde que chegou há cerca de dois meses não pára de uivar, Esta situação era muito mais frequente no inicio, pois o bichinho chegou a estar dia e noite a uivar e a chorar ( ainda que digam que os cães não choram). É de cortar o coração pois embora com menos intensidade ele continua … O dono provávelmente colocou-o lá para fazer dele um cão de guarda, mas o facto é que ele passa o dia e a noite fechado sem que seja solto para correr ou brincar, e tb não acho que haja qq tipo de atenção para com o animal. Eu pergunto: este tipo de tratamento é aceitável perante a lei? E o facto de estar sempre a uivar, provocando-me uma consternação , é algo que eu como vizinha tenho que aceitar?
      É que é horrivél ouvir o cão e sinto-me incomodada porque não consigo conceber que alguém tenha coragem de dar este tipo de tratamento a um bicho.
      Aguardo uma respoata da vossa parte.
      Atenciosamente.
      Maria Cândida Silva

    • #163197
      Anabela lurido
      Participante

      Perante a lei, as condições dos animais são, muitas vezes, vistas com grande ambiguidade. Os deveres do dono para com o seu animal de companhia incluem “…proporcionar-lhe instalações, cuidados e atenção que tenham em conta as suas necessidades etológicas, em conformidade com a sua espécie e raça, e, nomeadamente, fornecer-lhe, em quantidade suficiente, a alimentação e a água adequadas, dar-lhe possibilidades de exercício adequado…” (Decreto Lei 13/ 93 de 13 Abril, ratificação da Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia e Decreto Lei 276/ 01 de 17 Outubro), se bem que, na prática, desde que um animal tenha água, comida e um abrigo, considera-se, quase sempre, que tem o necessário,
      Penso que neste tipo de situação, a melhor maneira de resolver o problema é conversar calmamente com os donos do animal, tentando sensibiliza-los para o bem estar do seu cão e também dos vizinhos. Se achar que ajuda, pode passar por alguma associação de defesa dos direitos do animal da sua localidade e pedir alguns folhetos informativos.

    • #163265
      José Rebelo
      Convidado

      Muita gente ainda não percebeu que o Homem, sente prazer em ver outro animal a sofrer. Tem e sente prazer.
      Como é um ser racional e supostamente inteligente, gosta de provocar dor, sofrimento em animais que acredita não estarem à sua altura. Acredito que o homem, só descansará, quando viver sozinho na Terra.
      O Homem, é sem duvida, o pior animal que existe na Terra.

A visualizar 2 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.