A visualizar 2 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #193475
      I Silvares
      Convidado

      Na zona de Abraveses, em Viseu, está um cão num quintal para o qual dão várias moradias. O quintal é grande e serve de entrada para uma casa que está á venda há bastante tempo e está desocupada. Nesse quintal está também uma pequena casa que aparenta ser onde o equipamento para tratar do quintal está arrumado. O cão está isolado do contacto com as pessoas que vivem nas moradias. Os donos (ou relacoes dos donos) visitam o cao cerca de uma vez por semana. O cão uiva varias vezes por dia, incluindo durante a noite, calculo por estar só e sem contacto. Ele dorme debaixo de uma árvore todos os dias e quase não sai dessa mesma zona. Várias pessoas chamaram á atencao aos donos quer do barulho que o cao faz, quer da situcao infeliz em que o cao se encontra – a reaccao dos donos é agresssiva, ao estilo de ‘o cão é meu e eu é que sei’. As pessoas que vivem na zona deitam de comer ao cão tendo em conta que ele aparentar estar magro e com pouca (ou sem?) comida. Julgo que deve ter agua, de outra forma certamente já tinha morrido. As pessoas que vivem na zona inibem-se de se queixar com receio de possiveis reprecussoes.

      Há cerca de dois anos havia outro cao que estava numa outra parte do quintal em situacao identica. Os dois cães estavam separados por uma rede e sem contacto. Este segundo cao morreu há cerca de um ano.

      É legal ter um cão nestas condicões? Que passos podem ser dados para melhorar a qualidade de vida deste cão? Caso não seja legal, é possivel fazer uma denuncia anónima?

    • #193496
      Sandra Barros
      Convidado

      Tem que fazer uma denúncia o quanto antes. Nenhum animal pode estar nessa condições. Contacte o IRA. Este grupo tem resgatado animais nessas mesmas condições.

    • #193505
      Rui Oliveira
      Convidado

      Contactar o IRA (Intervenção e Resgate Animal) é uma boa dica. Pode também contactar as associações de defesa animal da zona para estarem informados da situação e contactar também o SEPNA – Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, da GNR.

A visualizar 2 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.