A visualizar 3 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #169690
      Anónimo
      Inactivo

      Caros senhores

      Procurei em vão legislação sobre CED de forma que venho fazer aqui a pergunta.
      1.  Onde poderei consultar a legislação sobre CED em particular em que condições pode essa captura ser efectuada, quais as boas práticas sobre esse assunto?
      2.  Em que condições pode um gato devidamente identificado com coleira e contacto na mesma, além disso chipado, ser Capturado e Esterilizado sem que o proprietário seja informado?

      Agradeço antecipadamente
      Vasco SImões

       

    • #169702
      Rui David
      Convidado

      Os programas de captura e esterilização são geralmente responsabilidade das Câmaras Municipais, através do gabinete médico veterinário ou de associações de defesa animal que o fazem em colaboração com as Câmaras Municipais. Penso que a câmara municipal deverá ter essa legislação acessível, ou talvez a DGAV.

      Se um gato for encontrado com coleira e identificação deverão, antes de mais, entrar em contacto com o dono. De qualquer modo é de realçar que os animais de companhia, cães e gatos, não devem andar sozinhos na via pública e se um gato ou cão for encontrado nessas circunstâncias, ou está perdido, o que deverá ter sido comunicado, tanto á junta de freguesia como deverá haver um processo de tentativa de o encontrar, ou pode ser considerado abandono.

    • #169703
      Vera
      Convidado

      O meu gato, devidamente identificado e inclusivamente chipado sai  à  rua e é  conhecido nas redondezas. Uma das senhoras das redondezas ( graças a quem não se vê um único gato na rua porque a mesma parece decidida a acabar com Todos os gatos), sabendo que ele tem dono, apanhou-o, esterilizou-o e cortou-lhe parte da orelha. Gato identificado com contactos e chip!!!!!

      Que posso eu fazer para evitar que esta senhora volte a mutilar gatos que sabe terem dono????? Não vou impedir o meu gato de ter uma vida feliz e fechá-lo dentro de casa. Ninguém tem motivos de queixa dele. Muitos vizinhos com gatos até o deixam entrar  as suas casas e brincar com os seus. Que posso fazer?

      • #169725
        Anabela lurido
        Participante

        Se essa senhora captura e esteriliza os gatos é provável que o faça ao abrigo de algum programa de alguma associação; saber qual e conversar com eles sobre a situação; pode dar-se o caso de estar a agir com excesso de zelo, sem conhecimento dos responsáveis da equipa.

        Uma chamada de atenção: quando se trata apenas de nós, podemos correr todos os riscos para marcar as nossas posições; quando se trata dos nossos animais, temos o dever de os proteger, por muita razão que possamos ter. Se acho que o meu animal pode estar a correr algum risco, devo evitar expo-lo sozinho na rua, até a situação se resolver.

    • #169734
      Vasco Simoes
      Convidado

      Muito obrigado

      Essa senhora conhece perfeitamente os gatos dos vizinhos. Tem há muito tempo a ideia de que todos os gatos devem ser esterilizados até à extinção. Acabou com a pequena colónia de gatos de rua cerca de 10 que desapareceram, nisso é extremamente eficiente. Conhece perfeitamente o gato e a respectiva dona à qual já disse que devia esterilizar o gato e que se não fosse ela a fazê-lo ela o capturava e fazia.

      O gato está identificado e chipado, as associações costumam ter o cuidado de ler os chips? Parece que não. O veterinário que completa o serviço lê os chips? Parece que não.

      O gato é conhecido pelos vizinhos que o acolhem em suas próprias casas e dá-se bem com a pouca gataria que ainda resta depois da intervenção maníaca de esterilização.
      Estas práticas têm de terminar, se não é possível acabar com a maluquice apenas com bom senso terá de ser com a força da lei e dos tribunais. Os donos dos animais normalmente não se queixam e as associações funcionam impunes, trata-se de uma situação que tem de terminar.

      De qualquer forma obrigado pela resposta.

      Vasco

A visualizar 3 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.