A visualizar 35 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #168099
      Brenna Ott
      Participante

      Boa noite,

      fui informada que um vizinho iria fazer queixa de mim , por alimentar alguns gatos abandonados que tenho à porta de casa. Gostaria de saber se existe alguma legislação em vigor , relativa a este assunto. Sei que se for flagrada pela GNR e não possuir algo que comprove que o animal me pertence ,  serei autuada , o que não foi o caso. Acrescento que a comida que deito , não é, nem nunca foi em via pública , mas sim , num recanto de um jardim , longe da casa de qualquer morador.
      Gostaria de me fornecessem alguma informação sobre o assunto , caso venha a ser abordada por alguém.

      Obrigado

    • #168100
      Sofia
      Convidado

      Como é que alguém pode sequer ter a coragem de se dar ao trabalho, de apresentar uma queixa contra alguém que está simplesmente a fazer uma boa acção?

      Esse seu vizinho deve se ser igual a uns que tenho na porta ao lado, infelizmente.

      Eu também tenho uma colónia de gatos perto de minha casa, dou comida quando me apetece e vou continuar a dar.  E ai de quem se livrar de ter a infeliz ideia de me incomodar por causa de eu tentar ajudar os pobres bichos com comida.

      Não tenha medo de fruta podre. Ela acaba sempre por cair da arvore a seu tempo.

      Bem Haja Ana Fonseca e a todas pessoas que passam, olham e PARAM para ajudar. O resto é paisagem…

       

       

      • #172827
        José Albuquerque
        Convidado

        O gatos são uma praga como os pombos, para além de serem falsos e interesseiros multiplicam-se como vermes.

        Castra-los é a melhor opção.

      • #193179
        Mena Pereira
        Convidado

        Praga é você…

      • #178777
        Mariana Pereira
        Convidado

        Para quem n tem cães n deve ter noção do quão difícil é ter de andar sempre a ver se o cao apanha comida do chão e conheço muitos cães q graças a pessoas q alimentam animais de rua estiveram quase a morrer. Devia ser severamente proibido a alimentação de animais de rua e as respetivas pessoas serem multadas. Se querem ajudar os animais adotem-nos ou apadrinhem-nos. Agora desculpem la mas eu n vou deixar de estar à vontade com o meu cao pq ha pessoas que alimentam animais de rua

      • #179664
        Gabriela
        Convidado

        Praga é o ser humano!!

      • #180080
        Hérika Vieira
        Convidado

        Inacreditável a forma de como foram educados essas pessoas que se acham melhores que os pobrezinhos dos animais que vivem nas ruas. Países evoluídos ensinam desde cedo a respeitarem a natureza e os animais, aqui pelo que vejo,  preferem que morram de fome. A outra cidadã, alega que seu cão come comida dos gatos…oi? Existe trela pra q? O outro diz que os gatos se reproduzem como vermes…existe castração!!! Agora, se o povo não tem dinheiro para castrar o animal, cabe a Câmara disponibilizar gratuitamente. Os animais não tem culpa por serem abandonados. Vocês precisam evoluir como seres humanos. Tem lugar pra todo mundo aqui. Não pensem que sao melhores que os animais. Eles evoluem também.

        Sigam de exemplo países da Europa: Holanda, Suíça, Alemanha, Irlanda Irlanda…evoluam!

      • #191637
        luis valente
        Convidado

        adorei o seu comentario sua forma de pensar que mente evoluida e santa , pessoas assim como voce é que fazem falta no mundo
        para que os pobres animais nao passem fome nem sede , quantos ás castrações essas pessoas estao a cometer um horrrivel crime

        contra a natureza em sim mesmo , porque é preciso evolução e reprodução ou tudo acaba e é garantido que nunca é demais

        porque todo o ser vivo é diferente e especial a seu modo e merece a plena vida saudavel e a reprodução de sua linhagem tambem

        é realmente uma pena existirem pessoas crueis a este ponto no entanto nunca dessistir e fazer sempre o bem aos animais

        façam o que tiverem de fazer se por algum motivo tentarem fazer mal aos animais indefessos por favor nao permitam

        pessoas dessas nao devem viver o animal sdim é muito mais importante que o ser humano , mais ainda nestes dias que so se ve

        pessoas egoistas e malvadas .

      • #190541
        Fernanda Pastor
        Convidado

        Os donos dos cães são presponsaveis por os cães, têm que ter em atenção o que comem. Não acontece o mesmo com os animais de rua, que por acaso são de rua porque alguém os abandonou.

      • #193776
        Cláudia Alexandra Costa Oliveira
        Convidado

        Eu tenho cão, sempre tive. Só tens é de estar a olhar pra ele e evitar que ele ccoma a ração que está destinada aos que não têm nada. Até é um favor evitares que ele coma a ração pros animals de rua.

        Acho incrível gente que se diz amante de animais mas depois é seletova com os animais que ama.

        O ser humano é vergonhoso.

    • #168101
      Brenna Ott
      Participante

      Não tenho medo da pessoa ou pessoas Sofia , fico é triste por estar a ser apontada por algo que pessoalmente , acho que qualquer pessoa deveria fazer .Negar alimento a um animal com fome é algo que me ultrapassa, não é humano, não faz parte da minha conduta , nem da educação que me foi incutida. Sinto-me igualmente revoltada , porque à pouco tempo alguém andou aqui a envenenar animais e quase de certo foram essas pessoas ( acho que são 2) e eu não tenho provas.
      Mas o motivo pelo qual pedi aqui ajuda é para ter noção das leis em vigor, para que,se alguém me abordar ter certezas do que estou a dizer.
      Se alguém me conseguir dizer, se há decretos de lei, relativos a este assunto, por favor, informe-me . Tenho pesquisado e a única coisa que encontrei foram multas para quem alimenta pombos e apenas em algumas cidades.

      Muito obrigado

      • #168108
        Rui David
        Convidado

        Antes de mais, é de louvar quem alimenta os animais que estão na rua. Por outro lado, há sempre quem se queixa de restos de comida à sua porta, que atraem mosquedos; por isso, é realmente proibido alimentar animais na via pública, o que inclui recantos de jardins.

        Além de considerações sobre se a lei é ou não justa, o que podemos fazer para nos precavermos de uma multa? Primeiro, escolher locais de alimentação longe das habitações, de modo a incomodar o menos possível; usar sempre ração e não comida húmida; a comida húmida estraga-se muito mais depressa e atrai facilmente mosquedos; manter sempre os locais o mais limpos possível, de restos e dejectos.

        Há municípios que, através do seu gabinete médico veterinário, apoiam colónias de gatos de rua; como se processa? Quando se identifica uma colónia de gatos, a ou as pessoas que dela cuidam, devem dirigir-se ao gabinete veterinário da sua câmara municipal e identificar a colónia: localização exacta, n.º de animais, machos, fêmeas, crias, nome e contacto da/s pessoa/s cuidadoras da colónia. A câmara, geralmente, faz deslocar ao local um dos seus médico veterinários para analisar o local e os animais e dar o seu aval. A partir daí, os cuidadores comprometem-se a criar abrigos para os animais, a prover de comida e água e a manter os locais limpos. A câmara municipal cuida da saúde dos animais e esteriliza os adultos, de modo a controlar o n.º de indivíduos da colónia.

        Contacte a sua câmara municipal para saber se já existe um programa deste género. Se não existir, contacte uma associação de defesa animal da sua zona para, juntamente com outros interessados, criarem um projecto a ser apresentado à câmara.

      • #174865
        Laura
        Convidado

        Todo mamífero neste planeta desenvolve instintivamente um equilíbrio natural com o meio ambiente, os humanos não fazem isso. Mudam-se para uma área, e multiplicam até que todos os recursos naturais sejam consumidos. A única forma de sobreviverem é se propagando para outra área. Há um outro organismo neste planeta que segue o mesmo padrão: os vírus. Seres humanos são uma doença, um câncer neste planeta. Não existe na face da terra maior praga que seres humanos por isso reflita melhor sobre as suas palavras em relação aos animais que são parte deste planeta que já existia antes de você nascer.

    • #169971
      Robert
      Convidado

      Senhoras gostam dos gatos abandonados. E normal. Mas se esses gatos passam por cima dos carros e motas dos visinhos e danificam cadeiras em pele, arranhãm a pintura, ou vai murder alguma criança que so quere brincar com o gato ou vai li arranhãr a cara, olhos…  Quem fica responsavel?! Quem paga a reparação? As senhoras estám prontas para ser responsável de isso tudo? Acho que não…! Entao assim nao sei se a senhora tem algum direito moral chamar o seu visinho ,,Fruta podre,, Os visinhos sao mais importantes de que os animais vadios! Pensar de outra maneira acho que e anti~social. Se nao ha compromisso em esses casos e de verdade gostam daqueles coitados gatos, pois levam para casa ou enconta algum lar para animais abandonados… Assim Haverá paz e felicidade para todos

    • #169972
      Ana Fonseca
      Convidado

      Robert,

      não querendo ser indelicada , mas necessitando fazer uma crítica que acredito que irá ver como construtiva , melhore o seu português ( a leitura é uma boa opção…).

      Relativamente ao que disse , tenho a dizer-lhe que , normalmente quando tenho estragos no carro são provocados por animais de 2 patas que durante as suas belas bebedeiras , vão contra os carros , fazem-lhes as necessidades em cima, etc e quem paga o que estragaram ??? Ninguém, porque fogem …

      Achar que as pessoas são superiores aos animais (somos todos seres vivos e como tal merecemos respeito), só demonstra que o Robert ainda tem um grande período de evolução pela frente e sim prefiro os animais abandonados a alguns vizinhos , porque não fazem mal a ninguém e só demonstram amor e carinho.
      Como deverá calcular, seria extremamente positivo conseguir-se casa para todos os animais que covardemente são abandonados pelas pessoas , mas enquanto não houver penas eficazes e pesadas para essa gente não vamos a lado nenhum.

      Terminando , espero sinceramente que o senhor nunca venha a passar fome …

      • #172182
        Sônia Regina
        Convidado

        Ana Fonseca, faço minha suas palavras, com a sua permissão.

        Robert perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado.

      • #174866
        Laura
        Convidado

        Grande Ana Fonseca ????

      • #180152
        Pedro
        Convidado

        Gosto muito de animais independente de qual seja, já tive vários de estimação. Já tive cão, peixe, iguana, furão, vários animais, no entanto, na minha casa e sobre minha responsabilidade! Se vou a passear o meu cão ou iguana ou outro animal qualquer se este atacar outra pessoa ou causar danos eu sou responsável por tal! O mesmo já não acontece quando se alimentam animais de rua, também fico triste de ver animais abandonado, por isso o meu cão dois cães que tenho foram apinhados da rua, os quais cheios de doenças e problemas etc, o que nunca é um processo fácil e dispendioso. Continuando o meu raciocínio, estes animais de rua que são alimentados que tipo de vacinas levam?!? Que doenças podem transmitir para a saúde das pessoas que moram nas redondezas?!? Como já foi dito, os mesmos podem magoar uma criança, de quem é a responsabilidade?!? Gostam dos animais, ok! Perfeito! Assim deve ser! Mas adoptem! Levem para casa, dêem amor, carinho, um tecto, uma cama, sejam responsáveis por esse(S) animais! Eu a minha porta tenho uma mão cheia de gatos, uma vizinha minha da de comer, posso dizer que no espaço de um ano fiquei com o carro cheio de riscos e unhadas, capô, tejadilho, mala, portas, ganhei um problema bastante dispendioso, em tempo e dinheiro que vou ter de pintar quase o carro todo! E quem se responsabiliza por tais danos?!? Quem?! Ninguém! Mas de quem é a culpa? É do gato, ou da pessoa que insistiu que ele vivesse a minha porta e que a cama fosse o meu carro?!?

        É muito bonito ajudar! Mas da maneira certa! Não causando transtorno ao próximo! Civismo e respeito pelo próximo! É o que falta nessas pessoa que alimentam animais de rua! A tanta maneira de ajudar esses animais… leve para casa, divulgue adopção, arranje um FAT, entregue a uma instituição, tanta coisa que pode fazer!

        O problema é que esses pessoas na realidade querem ter um animal de estimação, gostam muito de animais! Mas no fundo é a hipocrisia!!! Pois no fundo querem e gostam, mas na minha casa não, os pelos do animal, o trabalho com dejectos e sabe mais la o que…

        cumprimentos a todos e pensem nos seus actos, podem ajudar um família de gatos, mas quanta famílias de vizinhos estão a prejudicar em prol disso?!? Reflitam…

    • #170570
      Antônio
      Convidado

      Eu também faço minhas parte igual a todos que alimentam animais de rua jogo lixo para as baratas e resto de comida para os ratos. Pois sabem né coitados estão com fome. Mesmo eles transmitido doenças igual a cães e gatos. Mas pelo menos não causa graves acidentes igual cães

      • #170571
        Brenna Ott
        Participante

        Os animais de 2 pernas passam bem mais doenças , mas isso , já não lhe deverá interessar … Se a ignorância pagasse imposto …

      • #181709
        Wagner
        Convidado

        Parabéns Pedro, quem sabe com estas palavras, os comentaristas anteriores, levem os gatos abandonados para suas casas, mas duvido, pura hipocrisia!!!

    • #171788
      Dina
      Convidado
      1. Gente, desculpem-me mas estas questões não têm mais comentarios. Também colocava comida para animais de rua em um recanto longe da casa dos ditos humanos, mas parei pq uma senhora muito gentil e com consciência ameaçou colocar veneno. Penso que não devemos nos incomodar tanto.. a vida dá o troco de tudo. Tanta gente com ironia aí, deve ser porque um carro foi a única coisa que conseguiu de valor na vida e claro, devemos dar mérito a isso porque não vai conseguir mais nada. Não devem nunca ter passado fome mas te garanto que procriar sabem e quando têm algum animal de estimação não castram. Estas são as mesmas pessoas que jogam lixo na rua tanto pra alimentar a barata quanto para transbordar o valao da própria esquina. Mas castrar pra que, né?  Se eles querem reproduzir o mundo com criancinhas que crescerão e se tornaram maravilhas para o mundo iguais a eles. Depois vão chorar devido a tudo que fizeram porque tudo nessa vida têm volta, independente do que for. Quem gosta de ver animais sofrendo não têm escrúpulos para ser bom cidadão. E quem não sabe diferenciar (baratas, moscas, ratos etc) animais nocivos de animais de estimação deveria estudar um pouco mais. Ah, esqueci-me… gente ignorante não estuda é gente que cola na prova, fura fila, não sabe argumentar e ainda quer um país sério, país este que alguém descreveu aí acima que existe na Câmara da cidade um Centro Veterinário ou de zoonoses (pesquisem o que é ). Este país é o mesmo que não têm estes centros em praticamente nenhuma prefeitura porque os eleitos são os mesmos que prejudicam animais abandonados, são estes os representantes do Brasil do futuro que vão deixar para a prole deles mesmos um maravilhoso país cheio de gente egoísta e que ignora a dor do outro. Tomara ter hospitais, asilos, empregos etc pra essa gente do bem.
    • #171789
      Maria José Martins
      Convidado

      Boas, hoje fui abordada e de certa forma “ameaçada” por alimentar uma matilha de rua, saliento que já não é a primeira vez que isto acontece e pela mesma pessoa. O senhor em questão até mostrou-me uma pedra que tinha na mão para atirar aos cães. Afirma que os cães costumam investi-lo, é o único a se queixar, os cães já estão naquela zona há mais de um ano e nunca ninguém foi mordido nem se queixou, ladrar sei que ladram para certas pessoas e por vezes vão atrás dos carros , das bicicletas e de motas, mas nunca aconteceu nada que seja do meu conhecimento.

      Existem várias associações , protetores de animais e até uma engenheira da câmara local, que têm conhecimento que eu  alimento aqueles cães errantes, também tenho conhecimento que há mais pessoas a alimentá-los com menos frequência do que eu.

      Acho eu que o facto de alimentá-los não faz de mim dona nem responsável pelos atitudes dos canídeos, o senhor em questão e  em tom autoritário exige que eu não deite comida aos animais, pois deve acreditar que os cães irão para outro lado, mas esquece-se que aquele local costuma  ser famoso pelo abandono. Segundo o dito senhor eu serei responsável pelo quer que lhe aconteça de mau.

      As pessoas aqui na Madeira são muito mal formadas a nível de valores, mentalidades e na relação com os animais  do meio envolvente, é uma vergonha o número de animais errantes e de abandonos, para quem se afirma  povo superior.

       

      Será que me podem esclarecer sobre este assunto, pois pretendo obter alguma informação para depois saber como agir.

      Obrigado.

       

      • #172153
        Rui David
        Convidado

        E verdade que legalmente não é permitido alimentar animais na via pública. Também é verdade que á responsabilidade das camaras municipais recolherem os animais errantes. O problema é que, muitas vezes isto significa leva-los para um canil, muitas vezes sem grandes condições, muitas vezes correndo riscos de abate.

        Infelizmente, a meu ver, a lei está contra si, mesmo se amoral, a ética e a própria humanidade está a seu favor.

        O melhor a fazer, nestas situações, é tentar atrair os animais para um local onde incomodem o mínimo possível e manter sempre esses locais o mais limpos possível. Além disso, informar as associações de defesa animal mais próximas e pedir-lhes ajuda, envolvendo mais pessoas, tornando a acção numa acção popular.

    • #172130
      Maria
      Convidado

      Se não conhecem a Legislação em vigor quanto ao alimentar animais na via publica informem-se !
      Depois não se queixem !

    • #172131
      Ana
      Convidado

      Gostaria tanto, que a caríssima Maria não tivesse o que comer e que toda a gente lhe virasse as costas …

      • #173565
        ana maria fernandes
        Convidado

          Gostaria de saber qual a legislação em vigor sobre alimentar pombos na via/espaços públicos, ou se trata-se de posturas municipais.Obrigado

         

    • #172158
      pina
      Convidado

      quando se ama cuida voces mas cuida na tua casa ou seja leva os gatos em tua casa assim provas que realmente adoras animais fui

    • #172332
      Daniela
      Convidado

      Alimentar gatos ou cães na via publica não é correto, porque não é higienico. Eu adoro cães e gatos e tenho muita pena que deixem os pobres gatos urbanos reproduzir se sem controlo, porque são eles que sofrem. Eu vou dar um exemplo da falta de higiene. Na zona onde eu moro, no verão há baratas, a Câmara faz as devidas desinfestaçoes e as pessoas têm os seus cuidados tal como eu que quase erradiquei o problema da entrada das ditas bichas para dentro do meu r/c. Contudo há pessoas que insistem em pôr comida humida e seca na minha rua quase a minha porta e dos meus vizinhos, ora isto atrai todo o tipo de insectos indesejáveis, já para não falar dos pbom que nos fazem uns valentes cocós nos terraços sujando tudo… para alem disso a comida estraga ao sol, causa mau cheiro, etc etc. As formigas tb aparecen, os ratos, enfim é uma tremenda sujidade evitável. Pode dar multa sim, por motivos de higiene. Uma boa prática será acordar entre a vizinhança que se preocupa com os gatos um local longe de casas. Ainda assim com cautela, pq crianças podem mexer!

    • #172776
      Rui David
      Convidado

      Alimentar animais na via pública, só por si não é errado; antes pelo contrário, é um acto de humanidade. A questão é faze-lo com bom senso, como tudo, de resto. Procurar zonas que não sejam a porta das pessoas, usar apenas ração e manter os locais limpos. A lei como está, infelizmente, permite aos agentes da autoridade multar quem quer que alimente um animal na via pública, mesmo se cumprindo as regras de limpeza e salubridade.

    • #172797
      João Pereira
      Convidado

      É normal que quando se comenta algo relacionado com sentimentos, a conversa descame!
      Sou um defensor dos direitos dos animais, mas nunca estes devem ultrapassar os daqueles que criam!
      Vejamos,
      O Sr. Robert, apesar do mau português, não deixa de fazer sentido! Os animais errantes, são responsáveis por diversos danos materiais, já fui vitima. Para minimizar esses danos, na minha opinião, as associações de proteção dos animais, desde que legais, deveriam ser obrigadas a ter um seguro de responsabilidade civil para cobrir os danos causados pelos que estão sobre a sua alçada. Desde o momento em que vacinam, desparasitam e alimentam, deveriam implementar um chip no animal onde identificasse a associação responsável pelo mesmo. Criam-se direitos mas com eles deveres. É moda a proliferação de associação e defensores dos direitos do animais, e não me julguem insensível, mas os milhares de euros gastos na alimentação e tratamento, deveriam ser canalizados para associações de apoio às vítimas, de crianças desprotegidas, entre outras. Nunca ninguém me irá convencer que a vida de um animal irracional vale tanto como a de um ser humano! O nascimento de matilhas e “gatilhas” ajudam na proliferação de doenças, algumas que põem em risco a saúde pública.
      Mas, aos defensores dos animais, (também o sou qb), qual a razão de se alimentarem pombos, cães e gatos, e não o fazerem a ratos, ratazanas e baratas? A vida de um cão vale mais do que a de um rato? A pomba é mais importante que uma barata? “Não são todos iguais?”
      Se há tantos defensores de animais, porquê que cada um não adota um dezena deles? Com tanta gente, acabariam os animais abandonados, errantes.
      Em relação aos “animais de duas patas”, sim Ana Fonseca, são piores do que alguns de quatro patas! Mas, se um de duas for apanhado a destruir propriedade de outro existem lugares para se reclamarem os danos, locais onde apresentar queixa! E se for um cão a urinar numa roda? Atira-se uma pedra? Se for um gato a espreguiçar-se e a passar a unha no capot de um carro? Perguntamos onde quer pagar a reparação?
      Tudo deve ser feito em lugar certo, na medida certa!
      Mas entristece-me  ver que no meu Portugal, preocupam-se mais com animais errantes do que com seres humanos!

    • #172867
      Dulcy28
      Convidado

      João Pereira , vá por mim, quem não gosta de animais, também não gosta de pessoas. Pessoas com bom coração têm compaixão por todos. Isso de pôr os animais antes das pessoas é treta… não fazem nada, nem por uns nem por outros.

    • #174684
      Maria Santos
      Convidado

      D.Ana Fonseca faço minhas as suas palavras, se nao se importa.E conto.

      Eu dou comida a uma colonia de gatos junto a um condominio mas afastado das casas num canto onde fica tudo limpo vai para 7 anos. Sempre foram abandonados gatos nessa zona e actualmente todos estao castrados atraves da ADAP. Ora ontem tinha, ao fim do dia um fiscal da EMARP mandado pela Eng.do ambiente,a avisar-me que houve uma denuncia e que tenho de deixar de dar comer aos animais pq é só ratos e baratas..mas será k nao veem k onde á gatos nao se encontra nenhum bicho destes!!Mui trankuilamente respondi o que tinha que responder ao Sr. mas sei k irei ter probemas.Deixar de dar comer aos animais  nao vou deixar. Sao seres vivos e irao comer todos os dias pelo menos 1 vez ao dia.Kerem passar-me multas…pois k passem.Com muita pena digo, prefiro mil vezes a companhia destes animais do k de certas pessoas. Tenho em casa 3 gatos de rua e nao tenho mais pq nao tenho espaço.

    • #175809
      Rui
      Convidado

      Alimentar gatos vadios é muito mau para a variedade da fauna local: há já bastantes estudos que comprovam que em áreas onde gatos vadios ou domesticos deambulam a fauna é significativamente reduzida, e em casos extremos, eliminadas por completo.  Pois é, os gatos são muito queridos e bonitos, mas à escala de passaros, repteis, batraqueos, roedores, e insectos são autenticos tigres mortiferos.  Toda aquela agelidade, destreza, rapidez, equilibrio, acuidade e sensibilidade sensorial que nos deixa espantado evoluio para uma coisa apenas: matar.  Os gatos são alem disso animais que sendo naturqlmente curiosos, gostam de brincar a matar outros seres vivos.  Quem já teve gatos ou os observa sabe bem que os gatos matam não apenas para comer, mas para brincar também.  Isso não implica que sejam “maus” animais, apenas que são animais curiosos e que, ao brincarem, matam sem noção moral.

      Agora imaginem o dano natural que causam esses gatis espalhados por todo o lado e sabendo, tambem comprovado com varios estudos feitos com coleiras com gps, que os gatos patrulham territorios de muitos kilometros quadrados, ou seja, o seu gato que voce deixa sair de casa de manhã,  pode a meio da tarde estar a deambular a 2, 3, ou mais kilometros de distancia de si.

      Um lugar com gatos vadios ou à solta é um lugar ecologicamente desiquilibrado.

      Portanto, se apreciam passarinhos nos quintais e jardins, lagartixas, osguinhas, borboletas, etc, parem de alimentar e soltar gatos.

      Isto tudo sem ter de explicar o problema da higiene, que já foi explicado anteriormente aqui e bem.

    • #175811
      Ana Fonseca
      Convidado

      Os gatos matam , não só para se alimentar ?!?! Curioso que o ser humano dito “racional” faz exatamente o mesmo…
      Quer falar de higiene, quando somos a espécie que mais lixo produz à face da terra e estamos cada vez mais , a destruir a Mãe Natureza e a provocar graves desiquilibrios ambientais??? Poupe-me …
      Nem me vou alongar mais  infelizmente as pessoas sem noção neste mundo , abundam.

    • #177339
      armando cruz
      Convidado

      dou de comer a alguns gatos alguns castrados e esterilizados num quintal de uma moradia mas nao habitada na qual estou autorizado a entrar no quintal pelos herdeiros acontece que sao animais de rua so que um bom vizinho que que eu tenho chamou me atençao num tom agressivo que nao queria que desse comer aos gatos porque lhe passam nos muros da casa  que culpa tenho eu que os animais andem no espaço dele e pelos vistos da maneira que falou nao tem boas intençoes sobre os mesmos e disse para comunicar a camara para os recolher e abater isto é a sociedade que temos se nao gostam nao façam mal só que qualquer dia estou sujeito a ver alguns mortos talvez envenenados só espero se isso acontecer que deus se encarregue de fazer justiça so que vou continuar a alimentalos.

      • #177960
        Rui David
        Convidado

        Há alguns municípios, felizmente cada vez mais, que apoiam projectos de manutenção de colónias de gatos de rua. O que há a fazer é haver alguém responsável por alimentar e cuidar dos gatos, criar abrigos quando não existem, dar água e comida (apenas ração, nunca comida mole) e manter os espaços sempre o mais limpos possível. Se estas condições forem cumpridas, deslocar-se ao gabinete médico veterinário municipal para dar início ao processo. Geralmente a câmara municipal trata da vacinação, desparasitação e esterilização dos animais como controle da população e é uma forma de os animais terem uma certa protecção. Se precisar peça ajuda a uma associação zoófila da sua localidade.

    • #177934
      Maria Rita Nunes
      Convidado

      Sou muito incomodada por alimentar gatos de rua dentro de medidas de higiene Gostava de saber se há legislação que me proteja Obrigada

      • #177961
        Rui David
        Convidado

        Veja, por favor, a resposta ao tópico acima, posto por Armando Cruz, no dia 15 jan.

    • #178040
      M. Barros
      Convidado

      Os animais têm direitos mas os humanos também os têm; há mecanismos camarários que podem dar apoio a quem se preocupa com a sobrevivência dos animais errantes, sem prejudicarem a propriedade dos outros; quem dá de comer aos animais de rua não se preocupa se estão doentes, se devem ou não ser castrados, se prejudicam terceiros, nem se preocupam em dar um lar a esses animais; dar fortuitamente de comer aos gatos sem se preocuparem onde dormem e sem se preocuparem em adotá-los parece-me mais uma farsa e um modo de azucrinarem quem se queixa porque tem os jardins infestados de pulgas, de urina e de fezes de gato; não se preocupa se as eventuais doenças desses animais errantes podem contaminar outros animais domésticos; não se preocupa se dormem em anexos privados apodrecendo armários e portas onde urinam deixando um cheiro nauseabundo; quem paga os estragos? quem assume a doença de um animal doméstico com dono, provocada pela contaminação dos animais errantes; criticam quem se opõe mas não criticam quem falsamente se preocupa com esses animais e não lhes dá um lar….há legislação camarária que proíbe dar de comer a animais errantes ou a pombos sobe pena de estarem sujeitos a coimas e há também a Portaria 146/2017 mais propriamente a partir do artigo 9º. Não se esqueçam que esses animais não podem prejudicar animais pessoas e bens privados….

    • #178536
      Joao
      Convidado

      Respondendo ao post original, eu infelizmente tenho um caso que vivo diariamente.
      Sou a favor de alimentar animais abandonados e sem lar, ate que isto cause constrangimento e incomoda os demais. Passando ao problema que referi, tenho 2 filhos ambos abaixo dos 4 anos. Noite sim, noite nao os ditos gatos lutam entre si no local onde deixam a comida. os mesmos gatos que antes nao se via na zona, entram no meu quintal e comem a comida dos meus animais de estimacao, defecam o meu jardim etc etc. Sim deve se alimentar mas e muito importante ter em conta as consequencias do mesmo. Antes tinhamos 2 ou 3 gatos que ca passavam e eram todos das habitacoes a volta, agora podemos encontrar facilmente 6 ou 7 a qualquer hora do dia. a quantidade de ratos na zona aumentou (penso que seja devido ao facto dos gatos ja nao terem necessidade de cacar, e tambem as besuntas que recusam limpar os seus quintais).

      Eu sinceramente nunca faria queixa de tal coisa a policia ou outra entidade que regulasse o mesmo, ja pedi de uma maneira educada a senhora que por favor colocasse a racao do outro lado do jardim, que se encontra em frentre a minha casa pois nao tem casas a volta. Fui insultado com alhos e cebolas, e nao houve dialogo que prevalecesse. entao calei a boca, ao inves de me enfurecer mais. De certo que nao serei o unico a sofrer com o ruido durante a noite.

      Se voce tem estas coisas todas em consideracao e se realmente nao existe habitacoes a volta nao vejo razao de reclamar.

      Peco desculpa pela falta de acentos mas o meu teclado nao e portugues.

    • #178796
      Rui Pedro
      Convidado

      Boas

      Gostaria que alguém me informasse de quem é a responsabilidade civil sobre estes gatos que andam por aí nas ruas. É que lixaram-me a publicidade toda de uma montra de loja em micro perfurado com as unhas, é bastante cara e não sei a quem deva pedir responsabilidades. Provas disso tenho-as em video.

      Agradeço
      Rui Pedro

    • #178801
      Ana Fonseca
      Convidado

      A responsabilidade será dos idiotas que os abandonam ….

    • #179078
      johny
      Convidado

      No fundo são os idiotas que os alimentam e proliferam a continuação de animais abandonados em condições dúbias, escondido com a desculpa de boa vontade para com os mesmo. Burros velhos não aprendem línguas (nem mesmo quando escrevem bem…)

    • #180924
      JDias
      Convidado

      Quem tem uma viatura na via publica, sujeita-se aos riscos inerentes da mesma. Ou seja, tudo pode acontecer,e há que estar mentalizado para isso. Os danos na minha viatura foram sempre causados por seres humanos acidentalmente ou por maldade, e nunca por gatos.

      Também concordo com a adopção responsável dos animais errantes, mas raramente há voluntários dispostos a isso.

      Reparei que aqui neste forum, há muitas pessoas que sugerem essa solução! Fico extremamente satisfeito. Sou voluntário que ajudo uma colonia registada, com alimentos, e há actualmente na colonia, 7 gatos errantes de diferentes idades.

      Das pessoas aqui no fórum, que defendem a adopção ao invés da ajuda alimentar, quantos irão fornecer os seus dados para procedermos à adopção de um dos animais da colónia que ajudo?

      Fico a aguardar voluntários

      Cumps

    • #181161
      Anónimo
      Inactivo

      Acho que as pessoas que alimentam animais da rua estão a esquecer das pulgas, carraças e até a raiva, doenças que os animais abandonados podem ter e contagiar e até matar outros animais e humanos. Ajudem apadrinhando esses animais ou entregando em instituições para cuidarem deles, alimentá-los sem as vacinas e cuidados trás problemas no futuro em pestes difíceis de controlar como já aconteceu em outras cidades – Bucareste ou Romenia como exemplo.
      Obrigada

    • #181292
      Luis c
      Convidado

      Não sou contra quem alimenta animais vádios, mas vivemos num pais civilizado que é constituido por leis, o que dis a lei é que quem alimenta esses animais vadios esses animais são considerados dessa pessoa, logo terao de assumir as responsabilidades dos estragos que possam efetuar.

      O meu caso, Eu vivo numa zona onde existem alguns gatos vadios, ha uns dias quando meti o carro a trabalhar ouvi um barulho fui ver e era um gato que estava entalado na zona da correia de distribuição, isto quer dizer que me partiu várias peças e bem caras, e agora quem é o responsável ?? Eu também tenho animais domésticos mas estao todos conforme a lei e se um animal meu provocar estragos eu é que tenho de pagar,Eu sou o responsável por eles!! Os bixinhos nao tem culpa, mas se querem alimentalos entao tem de seguir a lei, ou vivemos num pais que as leis é so para efeitar o papel?? É claro que também me dá pena ver os animais com fome, mas ha leis e autoridades competentes que tem de tomar medidas sobre tal, caso contrário se querem continuar alimentalos entao façam perante a lei! Atenção,  nao sou contra alimentarem os animais vadios, sou contra é que quem os alimenta não assuma os responsabilidade dos estragos que eles provocam! Uma coisa é maltrar animais outra é civismo!

      O meu caso, tenho vizinhos que alimentam os gatos, agora aconteceu me esta situação mas ninguem quer assumir a responsabilidade dizem que sao vadios,mas eles é que os alimentam , infelizmente o gato inocente morreu e eu fiquei com os estragos que vou ter de suportar. Temos direitos mas também temos deveres!! Ou vivemos num país que cada um faz o que quer??

    • #181439
      miguel antas
      Convidado

      triste ver a comunidade invocar os danos materiais ,quando toca a sentimientos fala-se em çifroes ,conhecem compaixao ,pelo outro que sofre seja ele humano ou animal fomos criados pelo mesmo DEUS DEISRAEL,a indiferença mata ,aqui na siria vejam a indiferença da comunidade internacional há crianças todos os dias a morrer á fome ,eu pregunto se fosse possivel por esta gente a frente de jesus cristo pra ver qual seria o julgamento que deus faria desta gente sem compaixao so pelo cifrao ,praticar caridade ,se condodr com o sofrimento alheio éso fariseus hipócritas por aqui eu nao fico indiferente eu alimento animais sem abrigo como alimento humanos sem abrigo ,o que semeares sera o que vais colher diz o senhor DEUS DE JUDA ,TODO PODEROSO

    • #181849
      ana
      Convidado

      Os gatos quando não controlados são uma praga sim. Tal como os ratos. Porque não vejo aqui preocupação com estes pequenos e amorosos roedores ???? Caras Senhoras e <senhores , eu tenho três gatinhas e adora as.Fui eu que as escolhi. Esterilizei e trato as como da família. São as “MINHAS GATAS”

      Tenho agora um enorme problema. Gatos abandonados que me entram pela porta a dentro pois moro numa vivenda , sem serem convidados e me sujam a casa toda e comem o que apanham. AS minhas queridas gatas estão impedidas de ir ao jardim porque gatos abandonados o “OCUPARAM”.

      Algum de vós defensores de gatos quer algum????? Entrego em mão !!! Pois é… já sei as respostas… tenho pena mas não tenho condições , bla bla bla bla

      por favor… façam algo ou fechem as bocas !!! Falar é fácil !!

    • #181886
      Rui S
      Convidado

      Quem alimenta os animais e evoca o cliché de “bom samaritano” é um autentico hipócrita.

      1º Animais existem em todo o lado e se os querem alimentar dêem-lhes também um lar, levem para casa  e tratem deles, ai já vos respeito … porque

      2º A RUA É DE TODOS! A rua é via publica pertence a todas as pessoas, e é um direito do contribuinte não apanhar com problemas relacionados com animais de rua(doenças, danos físicos, danos materiais, etc) só porque uma mulherzinha que nao tem mais nada para fazer na vida se sente bem alimentar os bichinhos!

      3º Querem alimentar vão para as zonas remotas alimentar os animais e se puderem levem-nos para lá pois assim escusam de morrer atropelados e atacarem crianças como eu já presenciei. Até porque a rua não é o habitat natural deles É A NOSSA! Temos que separar pessoas de animais porque quem mistura junta-se ao PAN!

      <span style=”text-decoration: underline;”>Alimentar animais de rua só estão a aumentar o problema, em matemática simples:</span>
      fonte de alimento+animais vadios=procriação descontrolada(praga)
      procriação descontrolada(praga)+fonte de alimento=risco de propagação de doenças
      procriação descontrolada(praga)=controlo animal(abate de animais)
      Portanto pensem se estão ajudar os animaizinhos, ou se querem ajudar doutra maneira como eu fiz, adotanto um dando lhes um lar e amor. AGORA NA RUA ALIMENTEM AS PESSOAS!!!

       

    • #182001
      Filipa
      Convidado

      Desde muito nova me foi incutido o gosto e o respeito pelos animais.A mim repugna me pessoas ou especies de pessoas que ainda falam dos animais como se fossem objetos.Nao,isto nao sao pessoas,isto e que sao coisas.Coisas a quem deixamos os nossos filhos,nos cruzamos no dia a dia..Coisas com quem me assusta ter que lidar todos os dias.Digo,com todo o orgulho que amo os animais e que os trato com a forma que eles merecem porque nos humanos,nao valemos nada em relacao a eles.O animal e puro,sem maldade,sem intencoes,sem luxos…e nunca da o que recebe,so o que tem,independentemente de serem bem ou maltratados,pontapeados,enxutados..que e amor e companheirismo.Se metade das pessoas que o fazem,aprendessem a trata los com a dignidade que eles merecem,talvez se tornassem pessoas mais felizes.O civismo e a cidadania e bonito de s ver em qualquer geracao e qualquer sociedade.Eu,ORGULHO de dizer que paro,ajudo e alimento um animal d rua,cada vez que posso.Venho embora de coracao partido quando os tenho que deixar sem os trazer,mas com sensacao de dever de cidada e de pessoa,cumpridos.Um bem haja a todas as pessoas que pensam como eu.A todo o resto..nao era mal pensado,algum dia sentirem fome,frio e dor,pois ai talvez aprendessem a valorizar as centenas de animais abandonados que temos em Portugal.

    • #185675
      Rafael dos Santos
      Convidado

      Na verdade, voce só PENSA que é uma boa ação (e com certeza, ao gato e cachorro sim o é), o problema é que não está pensando nas pessoas que ficarão com o problema. Você o alimentando está o fazendo fixar residência ali. Se o cão morder alguém, irás se responsabilizar? Irás limpar o cocô/xixi do animal diariamente na rua? Irás silenciar o gato que vai ficar miando de noite no sexo? Se algue´m se contaminar por toxoplasmose (do gato) ou hidrofobia ( do cachorro), sarna… você irá pagar o tratamento? Aliás, alguém vai te encontrar para cobrar todos estes malefícios que o animal de rua traz? Acho que já sei a resposta a todas essas perguntas. Teus atos (por mais cheios de amor que possam parecer) tem consequencias aos demais.
      Seja responsável: se quer cuidar do animal de rua (isso é nobre, sim), então leve para casa e adote. Senão, apenas estará se enganando que faz o bem, e gerando vários problemas (citei a metade dos que já vi) aos demais do bairro.

    • #186236
      Pedro s
      Convidado

      Boa tarde,

      Gostaria de saber a legislação em vigor sobre gatos vadios. Li no forum sobre colonias de gatos “institucionalizadas” por municipios. Em Oeiras isso existe? como poderei saber?

      O que acontece sempre q vou passear o meu cão com trela, tenho de passar junto a três ou quatro gatos vadios que são alimentados por uma vizinha. O meu cão é pequeno e curioso tende a aproximar-se dos gatos quando me apanha distraido. E estes tendem a eriçar o pelo e confrontar o cão com as unhas em direção ao focinho/olhos – tive em pequeno um cão que me apareceu à frente sem um olho por causa de um gato (não foi a melhor imagem). Receio que isto aconteça um destes dias.  Honestamente, existe algum número de tlf para onde possa ligar e pedir que recolham e cuidem dos gatos em vez destes estarem na rua, maltratados, quem sabe não vacinados e agressivos ao ponto de magoarem outros animais?

      Obrigado e os melhores cumprimentos,

      Pedro

    • #187261
      Gabriela
      Convidado

      Existem leis e alimentar animais na rua não resolve o problema,pagamos impostos então devemos procurar apoio a Camamara Municipal.Alimentar os animais na rua e não.se.preocupar com a castrar,com as vacinas é apenas uma forma inocente de achar que está ajudando.Quee ajuder adote pois os animais abandonados acabam entre as moscas e restos de alimentos sem esquecer as pulgas e as fezes que tornam o ambiente sujo e que trás risco aos animais e aos humanos.

    • #188931
      Nini
      Convidado

      Nas últimas semanas tenho vindo a alimentar  uma “colônia” de gatos abandonados ( cerca de 10), sempre que tenho oportunidade, ou seja uma a duas vezes por semana, eu não sou a cuidadora destes animais, a senhora que costumava alimenta-los deixou de o fazer por causa das represálias.  Até agora não tinha tido nenhum problema até ontem quando um funcionário da Câmara veio falar comigo dizendo que a senhora que vive ao pé do lugar onde normalmente deixo ração para os animais foi falar com ele porque segundo ela é uma VERGONHA alimentar aqueles animais. Ela também disse que se apanhasse quem estava a deitar comer aos animais ” ia dar-lhes uma rezonda”, sendo que já 3 vezes consecutivas ela viu-me a alimentar os gatos. Esse mesmo funcionário disse que a variadora do Município também já tinha estado naquele local pois a casa da Cultura fica ali mesmo ao lado e alguém andava a deixar ração para os gatos lá debaixo perto e que isso era uma VERGONHA.( Sendo que supostamente a Câmara é que devia controlar estes animais abandonados, recolhendo-os ou estrelizando-os.)

      Agora questiono-me ” O que faço? Continuo a alimentar os gatos e arrisco-me a levar uma multa ( para a qual não tenho dinheiro)? Deixo os animais passar fome? . Sinceramente não sei o que fazer….não posso simplesmente deixar estes animais passar fome.

      • #188960
        Rui David
        Convidado

        Devido ao grande n.º de gatos de rua e também pq os gatos integram-se geralmente melhor que os cães na rua, os municípios não tem capacidade de espaço para recolher todos os gatos. Por isso vários municípios criaram programas de apoio a colonias de rua. Uma ou mais pessoas ficam responsáveis pela colonia, juntamente com o vet municipal estabelecem um local onde haja o mínimo perigo para os animais e transtorno para as pessoas; a camara esteriliza, vacina e cuida dos animais em termos de saúde e os cuidadores responsáveis cuidam da alimentaçã6, com a ajuda das associações zoófilas locais. Geralmente estes programas tem funcionado bem.

        Contacte a sua camara municipal para se informar se já existe algum destes programas e peça a ajuda de uma associação de animais da localidade.

A visualizar 35 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.