A visualizar 2 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #170005
      Lucinda
      Convidado

      Boa tarde,

      Enquanto estive ausente, um casal de pombos construiu um ninho na varanda do meu apartamento.

      Quando regressei fui confrontada por um vizinho que quer que eu destrua o ninho, alegando questões de saúde pública.

      Gostaria que me informassem se existe alguma lei que impeça a nidificação dos pombos num espaço privado e me obrigue à sua destruição, ou se as aves estão protegidas, visto que a única informação que consegui obter diz respeito à proibição de alimentar os pombos. Agradeço desde já o vosso pronto esclarecimento.
      <p style=”text-align: center;”></p>

    • #170016
      Rui David
      Convidado

      A questão da proibição de alimentar pombos nas cidades deve-se ao facto de eles se reproduzirem  muito rapidamente.
      Os pombos, nos locais urbanos, acabam por criar problemas de difícil solução ao nidificarem nos beirais dos prédios e monumentos; isto nem levantava grandes problemas se não fosse a questão dos seus dejectos serem muito corrosivos e danificarem os sítios onde caem, para além de entupirem os algerozes e danificarem a pintura dos prédios. Os pombos, quando não tratados, podem ser portadores de salmonelas e de parasitoses, razões porque a sua reprodução nas zonas urbanas não deve ser incentivada. Em muitos monumentos, entre os quais no mosteiro dos Jerónimos, tiveram que colocar repelente de protecção para afastar os pombos. Acresce que é muito difícil afastar os pombos dos locais onde nidificam.

      Por outro lado, se a pomba já pôs os ovos seria desumano destruir uma família; os pombos demoram cerca de 17 ou 18 dias para sair do ovo e depois apenas cerca de 3 semanas mais para aprenderem a voar e tudo o que precisam para abandonarem o ninho. Tendo isto em conta, é de tentar sensibilizar o vizinho a deixarem esta geração desenvolver-se e logo que os borrachinhos saibam voar, então retire os ninhos e limpe o local, para que a fêmea procure outro local de nidificação.

    • #177735
      Lina
      Convidado

      Boa tarde,

      • Estive ausente cerca de 3 anos do meu apartamento e durante esse tempo, os pombos nidificaram numa das varandas. Após o meu regresso, tudo tenho tentado para travar a postura dos ovos. Meti cds a reflectir, balões, fitas reflectoras e várias bandas), mas infelizmente não consegui que parassem a postura e acabei por começar a retirar os ovos aos pobrezinhos (em cerca de 6 meses retirei cerca de 32 ovos). Como não deu resultado, fui trocando os ovos por ovos de gesso, mas após uns tempos e devido à minha falta de tempo para andar sistematicamente a controlar, novos pequerrucho voltaram a nascer. Neste momento estão 6  pombos pequeninos na varanda e cerca de 12 ou 16 adultos. Já solicitei ajuda à câmara, pois os vizinhos não entendem o meu suplício, apesar de dezenas deles também nidificaram há muito no telhado do prédio e nos restantes da zona.   Existe alguma forma de os afastar?
      • Grata pela atenção
      • #190400
        Dimitry (Workalp Effective Bird Contro )
        Convidado

        Cumprimentos para todos.

        Melhor forma de afastar pombas das varandas e colocar rede anti-pombo . Forma mais rápido a colocar rede sem furar paredes e utilizar ganchos de policarbonato https://antipombos.pt/acessorios-para-montagem-de-rede/-gancho-para-fixar-rede

        Se rede não e solução para sim ,retira os ninhos faça limpeza com agua e lixívia e coloca as pastilhas de Gel Bird Free para proteger as zonas mais infetadas  aqui tem mais informação  birdfreeportugal.pt

        Se pretender uma avaliação profissional de problema contacta nos antipombos.pt

        Obrigado

        Dimitry .

A visualizar 2 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.