A visualizar 20 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #171711
      Anónimo
      Inactivo

      Esta noite, o meu cão de raça pointer, mordeu um senhor que passava por mim na rua.

      Levava trela e é um animal inofensivo. Foi uma situação tão inesperada que só me dei conta depois do senhor se queixar.

      O cão esteve sempre calmo depois do ocorrido e penso que como era de noite e o senhor se aproximava sem ruído o cão “terá pensado” que me ía atacar.

      O animal já tem 11 anos e nunca se atirou a ninguém.

      O senhor ficou com uma nódoa negra na perna, acima do joelho e  uma leve marca de um canino, tanto quanto me apercebi quando ele me mostrou. Além de um pequeno rasgão nas calças

      Ficámos ambos nevorsíssimos e facultei ao senhor a minha identificação e nº de telemóvel.

      O senhor desapareceu e depois telefonou-me a esposa a dizer que iam para o hospital porque o marido era diabético.

      Estou completamente desvastada.

      O que pode acontecer ao meu cão ? Por mim estou disposta a pagar todas as despesas.

      Agradeço a Vª resposta.

    • #171721
      Rui David
      Convidado

      Antes de mais é sempre importante mostrar boa fé, assumindo perante a vítima a responsabilidade bem como as despesas médicas e talvez o assunto fique por aqui.

      Caso haja uma queixa nas autoridades policiais, é importante que tenha toda a documentação, como boletim de vacinação, chip de identificação e registo na junta de freguesia actualizado. Estando a queixa formalizada, o seu pointer vai ter que ficar um período de quarentena, sob avaliação do veterinário municipal. Se os danos não forem grandes e não houver histórico de agressividade, e até dada a idade do animal,pode solicitar que a quarentena seja feita em casa. A partir daí, o seu cão ficará a ser considerado animal perigoso, o que implica castração obrigatória, a necessidade de fazer um seguro de responsabilidade civil, quando na rua ter sempre açaimo funcional e trela de comprimento até 1m e, se solicitado pelo veterinário municipal, a frequência de formação para a detenção de cães perigosos ou potencialmente perigosos.

      E pronto; é aborrecido mas não é o fim do mundo. O essencial é continuar a cuidar e proteger o seu animal de modo a que se sinta apoiado e não entre em stresses desnecessários.

      Pode ver mais informação em: http://www.lpda.pt/legislacao/#C%C3%A3es%20perigosos%20e%20de%20ra%C3%A7as%20consideradas%20potencialmente%20perigosas

    • #171728
      Maria Reis
      Convidado

      Agradeço a resposta de Rui David.
      O Sr. teve um ferimento menor e está a tomar antibiótico e a colocar betadine.
      Disse me que não tinha feito queixa. Espero que cumpra a palavra dada.
      Prontifiquei me a pagar todas as despesas e tenho telefonado todos os dias.
      O cão já anda com açaime e não compreende porquê. Tem sido uma luta.
      Obrigada pela vossa ajuda.

    • #171960
      Vânia Sousa
      Convidado

      Boa noite,  os meus pais tem uma cadela cane corso. que adotamos do canil Animarco.Tem tudo em ordem exceto a esterilização devido a alguns fatores  de saude que não estavam tratados. Ontem quando meu pai ia dar o passeio, facilitou e deixou-a sair primeiro para ele fechar a porta. A cadela viu outra mais pequena que ela não gosta , colocou-se em cima dela, meu pai foi rapido a auxiliar e retirou-a, a dona da outra cadela em vez de ir em auxilio do seu animal fugiu a dizer que a nossa queria ataca.la! chamou a policia e apresentou queixa. Apresentamo-nos no canil municipal e autorizaram a qurentena de 15 dias em casa. pelo que me informei pois a sra. não quis apelar ao bom senso, a cadela dela so foi hoje ao veterinario e não se apresentou no canil, porque segundo a senhora ela não podia andar tava muito mal etc! Para mim que tenho animais adotados de situaçoes complicadas, penso que houve negligencia da parte de em prestar cuidados de assistencia medica, ja para não falar que nao tem chip, boletim vacinas, nem licença de habitação!!!!
      é possivel apresentar queixa devido a negligencia perante a pequenina? A nossa cadela não tem historico de agressividade com humanos nunca houve problemas nem com a quantidade de crianças que frequentam a casa.
      Além de que fico um pouco frustrada pois temos tudo em ordem , proporcionamos o bem estar dos animais e a lei parece-me beneficiar quem os maltrata ou os trata como objetos….Obrigada

      • #171966
        Rui David
        Convidado

        Segundo entendi a cadela de seus pais terá mordido ou atacado outra cadela? Esse facto será independente do modo como a outra senhora trata o seu animal. Terá sido, com certeza, um percalço, a sua cadela ter saído antes do tempo, mas, para todos os efeitos, ela saíu para a via pública sem trela e atacou outro animal. O facto de ter toda a documentação em ordem é um ponto a vosso favor – penso que essa raça não está obrigada a esterilização; tal como o facto de não ter historial de agressividade; se causou ferimentos no outro animal, pode contrapor que esses ferimentos não seriam tão sérios se o animal tivesse sido logo assistido. De qualquer forma o ataque aconteceu e terão de se responsabilizar por isso.

        A questão de uma queixa por negligencia, não me parece que tenha nada tem a ver com o sucedido.

    • #176436
      Elisa
      Convidado

      Boa noite, moro em andar moradia o pátio e comum é assim como os cães dos vizinhos de cima andam no pátio a minha cadela buldogue francês também brinca com todos late o que é normal  Só que estes agora lembram se de dizer que a cadela mordeu é não mordeu eles ameaçam constantemente mata lá já apresentei queixa e eles de que agredir e da cadela morder pura mentira  Tenho tudo legal aliás tem seguro no dia que alegaram isso disse que com o seguro cobria e que me mostra se os ferimentos não mostram bem tinham… A polícia registou mas foram ao hospital e agora tenho uma queixa no tribunal o que pode acontecer a cadela

      • #176734
        Rui David
        Convidado

        Se se provar que a cadela mordeu o outro cão, antes de mais terá de ficar um período de quarentena, para ser observada pelo veterinário municipal. Esta quarentena costuma ser feita no canil municipal mas, se os ferimentos no outro cão não forem graves e se a cadela não tiver historial de agressões, pode pedir para que a quarentena seja feita em casa,sob responsabilidade dos donos – neste caso ela não pode sair à rua, salvo o essencial e muito bem guardada. A partir daí a cadela passa a ser considerada animal perigoso com tudo o que isso implica — ver separador Informe-se> Toda a legislação> Cães perigosos e de raças potencialmente perigosas. Poderão também ser aplicada multas – caso a cadela estivesse na rua sem trela. No caso de o processo seguir para tribunal tudo irá depender muito da  apreciação do juiz.

    • #179074
      Pedro Meireles
      Convidado

      <span style=”text-decoration: underline;”>Boa noite. Tenho 3 cães, vivo em zona rural/florestal, e infelizmente é recorrente aparecerem por aqui cães perdidos, abandonados, errantes. Aliás, os 3 apareceram por cá e decidimos adota-los. A verdade é que os meus cães acabam por afugentar outros que por aqui cruzam o seu caminho. Há quase 1 ano, um cão apareceu cá, e tanto quis ficar por cá que os 3 o atacaram, e ao tentar escapar partiu uma perna. Por muito que tentasse chegar-me a ele para o ajudar e levar ao veterinário, fugiu sempre. O mínimo que podia fazer era deixar-lhe comida, mas nem o conseguia ver comer, andava por cá, mas sempre escondido. A perna acabou por cicatrizar, e voltei a tentar conquistar a confiança dele, mas só quando passeio com a minha cadela é que ele se aproxima. Cheguei a pedir à veterinária dos meus cães para o vacinar, mas segundo me disse, os veterinários estão proibidos de vacinar cães sem chip. Como não conseguia ter certeza de que conseguiria domestica-lo, não ia assumir a responsabilidade de o registar. Até porque por vezes desaparece durante semanas. Aliás, os terrenos onde vivo não estão completamente vedados, não poderia garantir que tudo correria bem.Os meses foram passando e sempre que passeava a minha cadela, ele aparecia e acompanha os passeios. Ele ladra muito e põe um ar agressivo com outras pessoas apenas quando anda comigo e com a cadela, caso contrário foge e nunca mordeu ninguém. Claro que todos os vizinhos dizem que o cão é meu, e eu gosto dele, não nego que tenho andado a vedar tudo para um dia poder controlar o raio de acção dele e poder com certeza tratar plenamente dele. Acontece que hoje, num dos passeios, cruzamo-nos com costume com uma vizinha, lavrou, lavrou e bateu-lhe com o nariz no rabo, literalmente. Faz isso a mim, ao meu pai, perfeitamente inofensivo. A vizinha nem disse nada, apenas lhe atirou com um resto de fruta que vinha a comer. Mais nada, nem aí, nem ui. Segui viagem e passado 2 horas aparece-me a GNR e marido da vizinha quando estava nuns terrenos meus, vedados, a dizer que o cão a tinha mordido, que estava a chorar em casa, que ia às urgências. Tendo o cão estado sempre comigo, e não tendo mordido ninguém, como proceder? Que hei-de fazer? A GNR queria levá-lo para o canil. Expliquei toda a situação, que nem trela conseguia colocar no cão (e tentei em frente ao GNR para ele assistir). Mesmo assim, chamou o canil, que claro que não conseguiu. O cão fugiu, a GNR identificou-me e foram todos embora. Disseram para prender o cão quando ele voltar e para ligar à GNR para o levarem para o canil, para quarentena. O cão ainda não regressou desde então. Talvez amanhã de manhã regresse. Que posso fazer para ajudar o cão? Até onde pode a situação evoluir? A vizinha não tem de provar que foi aquele cão que a mordeu?? Ele esteve sempre comigo!! E a mim, o que podem exigir?? Estou mesmo perdido e angustiado com tudo isto… Por favor, orientem-me, aconselham-me. Obrigado</span>

       

      • #179156
        Anabela lurido
        Participante

        Entre em contacto directo com uma associação zoófila próxima da sua localidade para que o possam ajudar. Se precisar de informações ligue-nos pelos n.s  214 578 413 / 961 296 353.

    • #179133
      Joana Almeida
      Convidado

      Bom Noite,

      Tenho uma amiga que tem 2 cão dentro de uma propriedade privada. A empregada ao sair de casa o cão mordeu-lhe o braço. O cão tem as vacinas em dia e chip. De imediato a sra foi ao centro de saúde e a minha amiga responsabilizou-se por pagar a consulta e medicamentos. Nesse dia a sr. Estava sozinha em casa.  Entretanto agora exige uma indemnização, diz que não pode conduzir, mas vai sempre a pé para o trabalho. Diz que não pode trabalhar em várias casas mas legalmente não é trabalho não declarado.  Esta situação ocorreu da mordidela ocorreu sem ninguém assistir, não sei até que ponto o cão não se sentiu ameaçado. Gostaria de saber até que ponto a minha amiga se possa proteger perante indemnizações absurdas.

    • #180098
      Paula Cristina
      Convidado

      Boa Tarde,

      Esta manhã a minha cadelinha de 3 anos mordeu uma senhora, a cadelinha estava de trela e presa, eu estava num minimercado, a senhora aproximou-se dela estendeu a mão para lhe fazer uma festa mas a cadela mordeu,foi uma situação inesperada…. na minha opinião não foi nada de grave, a senhora tem tipo um rasgão num dedo(que foi de puxar a mão), a senhora disse que ía ao hospital, e eu disse que sim e que pagava as despesas inerentes ao acidente (medicamentos e consulta médica).

      Há tarde quando fui trabalhar liguei á senhora perguntei como estava e ela transmitiu que lhe fizeram o tratamento, que estava a tomar antibiotico, e eu disse diga-me quanto é a despesa da farmacia e do médico que eu pago, a senhora disse que ia accionar o seguro dela e que iria precisar das despesas, perguntou-me se eu tinha seguro do cão e eu disse que não.

      Então ela diz que vai apresentar queixa e accionar o seguro dela.

      Eu queria se possível alguns esclarecimentos sobre este assunto, o que poderá vir depois disto, será que me pode esclarecer??? Estou um pouco aflita, pois tenho a cadelinha há pouco tempo.

      De salientar que a cadelinha é chipada e tem as vacinas todas em dia.

      Obrigada

    • #180133
      Raquel Carvalheiro
      Convidado

      Olá!  Adoptamos um cão, cruzado de s. Miguel   e pastor belga.  Durante mês e meio não houve qualquer  problema de adaptação.  Ele veio de uma família que o criou e que já não o podia ter.  Entretanto do nada,  mordeu o nosso filho de cinco anos na cabeça,  deixando-o em muito mau estado,  sem qualquer provocação .  Não sabemos o que fazer uma vez que não estamos descansados com a convivência dos dois.  E para nós o mais importante é a segurança da criança.

      • #180235
        Rui David
        Convidado

        Este comportamento pode ser devido a várias razões e só é possível fazer um diagnóstico correcto presencialmente com um especialista. O melhor é leva-lo a uma consulta de comportamento canino ou a uma escola de aprendizagem.

    • #180142
      Ana Pinto
      Convidado

      Bom dia,

      A minha cadela da raça Labrador mordeu na passada quarta-feira a minha vizinha na mão, braço e peito. Nunca foi uma animal violento e ninguém compreende nem o veterinário porque fez tal coisa.

      A minha filha ia a entrar em casa ela aproveitou para escapar para ir ter com cães que estavam na rua e pelo caminho atirou a vizinha ao chão e mordeu-lhe.

      A senhora foi assistida no hospital, e agora está bem mas não pode trabalhar até as feridas fecharem.

      Eu não tinha seguro da cadela mas ofereci-me para pagar todas as despesas. Hoje ligou-me e pediu-me uma indenização pelos prejuízos uma vez que é manicure e vai estar pelo menos 10 dias sem trabalhar.

      Disse-me que não tem um rendimento fixo diário mas que pode chegar a ganhar 80 eur por dia ou não ganhar nada porque trabalha à tarefa.

      Não sei como calcular um valor justo. Se alguém me puder ajudar agradeço.

      Obrigada

    • #180749
      Tony diego
      Convidado

      estou em uma situação parecida..

      Saiu todos os dias com meu cãode raça Boxer eh um cão normalmente tranquilo muitas vzs ele passeia até solto ao meu lado..e ao sair abri meu portão (não tenho visão para rua pois eh todo de lata) ao abri o portão me deparei com o meu vizinho..já na entrada meu cão pulou nele e mordeu sua mão..fiz todo o atendimento necessário o levei até o hospital e o acompanhei todo momento..e agora ele está me pedindo uma indenização pelos dias q está parado..como devo reagir com essa proposta feita por ele ,ele eh aposentado e trabalha com pedreiro

       

       

    • #180809
      António Augusto Alves Fernandes
      Convidado

      No dia 04JUL2019 (5ª feira PP), as minhas duas netas que estão emigradas no UK estando agora a passar férias em minha casa, foram com os pais visitar uma bisavó que está num lar. No quintal da casa onde funciona o lar estava preso um cão de grande porte (penso que da raça pastor alemão). Aproximou-se e ele usando o limite do comprimento da prisão saltou-lhe em cima e mordeu-a na cabeça provocando-lhe diversos e graves ferimentos no couro cabeludo e na testa, pelo que está internada em Hospital pediátrico. As proprietárias do lar e do cão não têm qualquer documentação do animal que há cerca de 3 anos foram buscar ao canil municipal do Seixal e onde agora o foram entregar. A GNR tomou conta da ocorrência. Como os pais terão que ir para o UK logo que possível e a residência que deram à GNR foi a minha o deverei eu fazer em relação a esta situação? – A quem irá ser pedido o pagamento das despesas hospitalares? Será que devo nomear um advogado para o efeito? e será que posso ser eu a fazê-lo ou terei que ter uma procuração? O facto de o cão estar preso, mas numa zona livremente acessível aos utentes do lar, que ainda se deslocam por si próprios, e a todos os visitantes dos idosos, poderá diminuir a responsabilidade dos proprietários?

      Com os melhores cumprimentos.   Grato pela atenção.

    • #181117
      Pedro copeto
      Convidado

      boa noite,as minhas cadelas foram atacadas pela pittbul da minha vizinha ,fiz queixa na psp,já me apresentei no canil municipal como pretendido,a dona do outro cão ainda não foi ao canil municipal, qual o tempo legal para o fazer

       

    • #181409
      João Gomes
      Convidado

      Bom dia, o meu cão (pastor belga malinois), com tudo em dia,

      saiu do portão para a rua e começou a correr para outro cão que está a passear com a sua dona, a senhora com medo agarrou no seu cão e o meu ainda não sei porque acabou por morder a senhora no braço, foi a primeira vez que tal aconteceu, o cão é extremamente dócil.

      Prontifiquei me logo para pagar o que fosse preciso.

      Não sei como funciona mas a senhora agora diz que não pode trabalhar e já me ligou a dizer que tenho que pagar as despesas e um mês de baixa, e que se tiver que ficar seis meses de baixa tenho que pagar. Certo é que a mordidela não foi nada demais, não sei o que posso fazer, é que a senhora nem sequer fez queixa na GNR, trouxe me somente uns papeis da SS para explicar o sucedido.

       

    • #182036
      Andre
      Convidado

      Boa noite,

      O meu cao foi atacado na via pública quando ia devidamente preso na trela por um cão que saiu de uma habitação da raça Pitbull. O dono prdiu desculpa disse que qualquer coisa que fosse preciso fazia mas tal não se sucedeu. O meu cão encontra_se internado à 1 semana a sofrer e com complicações devido a uma bactéria porque aparentemente segundo o veterinário o outro cão não teria as vacinas. Gostaria de saber o que posso fazer legalmente? Infelizmente já é a 2 vez que aquele cão ataca outro por isso sobretudo quero coinsciencializar o dono e que assuma as suas responsabilidades e precauções. O único medo que tenho é se fizer queixa na gnr o cão dele tenha de ser abatido e como gostamos de animais não queremos isso

      Agradeço resposta

      • #182112
        Rui David
        Convidado

        O abate de um cão por causa de um ataque, não é, geralmente, uma resposta padrão, podendo acontecer apenas em casos extremos. O que deverá acontecer é o cão atacante ter de ficar um período de quarentena sob vigilância do veterinário municipal, terá que ser vacinado e castrado e ficará sinalizado como cão perigoso. O dono deverá ter de pagar uma multa e pagar as despesas dos cuidados médicos que o seu cão necessitar.

    • #187384
      Eugenio
      Convidado

       

      Boas eu estou aqui pq me encontro aflito com uma situação

      A minha cadela murdeu uma pessoa e eu não tenho decumentos nenhuma dela

      O que me pode acontecer se apresentar queixa será que a minha menina vai ter de ser abatida ???

    • #187666
      Rui
      Convidado

      Não terá de ser abatida; o que deverá acontecer e ter que a legalizar.

    • #188310
      Ilda Barão
      Convidado

      O decreto lei 315/09, fala em comprovativo de esterelizacao, quando aplicavel, quem determina esta medida? Veterinário ou junta de freguesia?

    • #188413
      Rui David
      Convidado

      O comprovativo de esterilização é obtido no veterinário que realizou o acto médico e deve ser depois entregue na junta de freguesia como parte da documentação necessária para a emissão da licença legal.

    • #192449
      Fernando BC
      Convidado

      Boa noite, o meu cão mordeu uma senhora e fez-lhe uns ferimentos leves segundo a senhora, digo isto, porque ninguém estava presente, mas por o local em questão e por a descrição, por mais estranho que tivesse sido para mim, assumi imediatamente e ofereci-me imediatamente para levar a senhora ao hospital, mas a senhora disse que não era necessário. Uma hora depois, as autoridades locais apareceram para identificar o dono do cão, porque alguém tinha ligado para o 112 a pedir uma ambulância devido ao nosso cão ter mordido uma senhora. Após 2 dias úteis(hoje), por volta das 12horas, as autoridades vieram avisar-me que iriam levar o meu cão, às 15horas, para um canil. Fiquei suspreso uma vez que o meu cão teve apenas este caso isolado e ainda liguei para o veterinário municipal para saber o que iria acontecer e apenas me disse que é o procedimento normal. Por muita pena minha vieram buscar o meu cão à hora marcada e nem me deixaram qualquer documentação e nem foram explícitos no que iria acontecer, apenas me disseram que iria ficar 2 semanas num canil e ao fim de dias semanas que poderia ir buscar o cão se assim o entendesse(que sinceramente até me custou ouvir essas palavras do senhor). Peço desculpa por o longo texto, mas fiquei de coração partido ao levarem o meu cão. Que devo fazer nesta situação? Foi correcto o que fizeram? Li em cima que supostamente deveria poder solicitar quarentena em casa, uma vez que era um acto isolado. Agradecia a vossa ajuda. Muito obrigado

      • #192480
        Rui Oliveira
        Convidado

        O procedimento normal quando um cão morde uma pessoa é ser levado ao gabinete veterinário municipal para avaliação. É claro que lhe deveriam ter explicado todo o procedimento, os seus direitos e é claro que deveriam ter deixado algum tipo de documentação em como assumiam a guarda do cão e para que fins. Infelizmente não é caso único as autoridades, ou esquecerem os seus deveres ou simplesmente nem o saberem de todo. De qualquer modo, se a legislação ainda não mudou, é seu direito, após a 1ª avaliação, solicitar ao gabinete veterinário municipal o seu cão poder fazer a quarentena obrigatória em casa, sob sua responsabilidade, sobretudo se não é um cão de raça potencialmente perigosa ou não tendo histórico de agressões.

    • #193965
      Jéssica
      Convidado

      Bom dia! Precisava mesmo de ajuda. Isto é um caso com cerca de 2 anos que até já está em tribunal.
      O cão (pastor Alemão) mordeu uma senhora que entrou em casa deles sem que eles se apercebessem. Ou seja, a porta estava encostada de forma a que o cão não conseguisse sair. A senhora abriu a porta e entrou, não tocando à campainha nem avisando da sua presença. E o cão mordeu-a. O cão nunca tinha sido agressivo com ninguém.
      A senhora foi para o hospital, veio a psp. Foram pagas todas e mais algumas despesas. (Despesas de hospital, baixas e etc).
      O cão foi apelidado de perigoso, cumpriu a quarentena em casa por não ser considerado perigoso por mais ninguém, tem o seguro, foi esterelizado.
      Agora está a pedir uma indenização. É normal?
      Não sei mesmo o que fazer e isto já se arrasta a algum tempo.
      Obrigada!

A visualizar 20 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.