A visualizar 1 resposta da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #167300
      Adonai Bruno
      Convidado

      Npo Brasil , assim como na Europa a retirada das unhas de gatos é proibida. No entanto gostaria saber qual seria a visão juridica para o caso que tenho em mãos: Um gato morador de condominio Horizontal, que foge subindo, escalando, muros altos, e que constantemente retorna machucado, e que por este motivo, já teve ferimentos  importantes nos membros anteriores e faze, sendo que duas unhas da mão direita foram, literalmente, arrancadas e uma unha da mão esquerda também. Depois de realizar a castração do mesmo, frente a inumeros curativos e tratamentos já realizados em suas mãos, me foi solicitado a Onicectomia para evitar que pudesse escalar muros e fugir. Entendendo que a situação vivida por este animal e pelo proprietário se tornara extremamente sofrivel, entendi que , para a segurança do animal e sua longevidade a retirada das unhas seria de grande valor para o mesmo. Consultei o Conselho de Classe que me desaconselhou de tal ato. Vejo que é obrigação de nós veterinários avaliarmos cada caso em particular e decidir pelo melhor procedimento para a manutenção da segurança e longevidade do animal. Qual o entendimento de voces , juridicamente para este caso. Seria crime realizar a retirada das unhas para a proteção do animal.

      PS:  O condominio aplicou multas ao proprietário pelo fato do animal conseguir transitar e incomodar os vizinhos.

      O que fazer???

      Muito obrigado.

    • #167524
      LPDA
      Convidado

      “As intervenções cirúrgicas destinadas a modificar a aparência de um animal de companhia ou para outros fins não curativos devem ser proibidas e, em especial: o corte da cauda, o corte das orelhas, a secção das cordas vocais, a ablação das unhas e dos dentes.” Decreto-lei 276/01, de 17 Outubro

      Cortar ou aparar as unhas de um gato é uma coisa; retira-las não só não é legal como não ajuda em nada, nem o animal nem as pessoas.

A visualizar 1 resposta da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.