• Autor
    Artigos
  • #169626

    ruidavid
    Administrador

    «Organizacão – Cães e cãopetências na vida organizacional»

    é o novo livro das Edições Sílabo

    (a quem a LPDA agradece a oferta de um exemplar)

    Dos autores ARMÉNIO REGO e MIGUEL PINA E CUNHA.

    Sinopse

    Este livro debruça-se sobre os cães de uma perspectiva não muito habitual: analisa e expõe o papel e a influência que a presença de cães poderá ter no dia-a-dia das organizações, focando-se no impacto positivo que estes animais poderão ter no bom desempenho dos colaboradores e das organizações. Pretende assim consciencializar os responsáveis organizacionais destes benefícios e fomentar a adoção de políticas amigas dos animais obtendo com isso grandes vantagens na prossecução dos objetivos.

    São patas calmantes. Contribuem para a melhoria das relações entre os humanos. São os primeiros a ser convocados após terramotos e derrocadas. São capazes de detetar riscos diabéticos e sinais precoces da emergência de um ataque epilético nos humanos. São condecorados e considerados patriotas. São alvo da afeição de líderes políticos, alguns mais recomendáveis do que outros. São usados como armas de arremesso no debate político. Estudos científicos mostraram que, quando cães e humanos interagem, ambos segregam oxitocina, a hormona do bem-estar. Esta evidência científica ajuda a compreender por que os cães «roubam» os nossos corações.
    Se o leitor se surpreende com tudo isto, mais surpreso ficará com a quantidade cada vez maior de empresas que têm vindo a adotar políticas amigas dos cães. Milionários fotografados ao lado destes adoráveis animais de estimação também são cada vez mais frequentes. Ou seja, os cães estão a entrar na vida das organizações, nem sempre pacificamente! Este é o tema central, mas não exclusivo, deste livro. Se o leitor é cético relativamente ao tema, os autores também o eram quando começaram a investigá-lo. Portanto, leia este livro e, além de ficar surpreendido, poderá formar a sua própria opinião e, quem sabe, o próximo reforço da sua equipa tenha quatro patas. Há mais humanidade nos cães do que possa parecer.

    Sobre os autores:

    ARMÉNIO REGO é professor na Católica Porto Business School, e MIGUEL PINA E CUNHA na Nova School of Business and Economics. Em conjunto, escreveram dezenas de livros e artigos científicos – mas nunca se debruçaram sobre o mundo canino. Até agora, estiveram sobretudo interessados na compreensão das pessoas, dos líderes e das organizações. Ao desejo de compreenderem esse mundo animal juntam agora a curiosidade pela compreensão dos melhores amigos desses animais humanos – e de como eles podem ajudar a humanizar os humanos.

O fórum ‘Comunicações LPDA’ está fechado para novos tópicos e respostas.