A visualizar 4 respostas da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #172858
      José Silva
      Convidado

      Boa tarde.

      Venho por esta via,colocar a seguinte questão; Vivo á 8 anos num apartamento no Porto Alto-Samora Correia. Em frente á nossa residênçia existe 2 moradias,1 com dois cães e outra com mais de 10. de á 8 anos para cá que tenho estado a suportar juntamente com a minha mulher e os meus dois filhos,um dos quais autista, um barulho infernal, além de já termos assistido aos cães da moradia que tem um numero de cães muito superior ao que a lei permite,infrigirem maus tratos uns aos outros,tendo já chegado ao ponto de causarem a morte de alguns deles.Tendo a minha esposa já falado por mais de uma vez com a proprietária dos mesmos, mas nada foi feito pela mesma até hoje,para alterar esta lamentável situação.Nesse sentido gostaria de ser informado sobre o que poderei e deverei fazer, para resolver esta situação.

      Para terminar gostaria de referir que toda a vida tive animais e ainda hoje tenho dois lindos gatos,mas sempre os tive com a plena consciência de como os tratar e ao mesmo tempo respeitar quem vive ao meu redor,o que não acontece com os proprietários destes animais.

      Mais uma vez e nesse sentido,peço a vossa ajuda para esta complicada situação.

      Melhores cumprimentos.

      José Silva

       

       

    • #172868
      Rui David
      Convidado

      O ideal seria a situação resolver-se com bom senso, conversando calmamente e sensibilizando as pessoas para a posição de cada um. Se houver mais vizinhos que se queixem do mesmo, poderão actuar conjuntamente. Não sendo assim, só as autoridades policiais poderão resolver a questão, nomeadamente a policia municipal, quando há, ou a GNR, através de uma queixa por ruído de vizinhança. Sobretudo durante a noite, das 23h as 08h e durante os fins de semana, a lei diz que não pode haver barulho, de alto volume e de modo contínuo, o que pode dar origem inicialmente á aplicação de multas, podendo evoluir para outros tipos de sanções.

    • #172912
      Joaquim
      Convidado

      Mas não deveria a lpda intervir junto destes casos? Tem que haver condições minimas para se ter os animais, ou não?
      Distâncias, ruído, mau cheiro, etc… são tudo pontos que parece não haver preocupação por parte da liga em criar leis junto do estado.
      A liga concorda ser permitido por lei ter um cão raça perdigueiro numa varanda 2m por 2m?

      Ob

      • #172968
        Rui David
        Convidado

        Compreendo a situação mas penso que há alguma confusão sobre as competências das associações nestes casos. As leis existem, é preciso é po-las em acção. O problema não são os animais mas o ruído. Se há uma família que não sabe educar os filhos que passam o tempo a gritar e a berrar, não podemos exigir a solução as associações de protecção das crianças, tal como se há alguém que passa o tempo a ouvir música em alto som, não podem ser as associações musicais a tratar do assunto. As associações podem aconselhar as pessoas a educar melhor os seus animais, o que é desejável, mas o problema do ruído de vizinhança tem que ser tratado com as autoridades policiais.

    • #173584
      Liliana Santos
      Convidado

      Tenho uma cachorrinha de 11 meses que, quando fica sozinha, ladra/gane bastante. A minha vizinha da frente ameaçou tomar “medidas” – acredito que chamar as autoridades. A cadela nunca ladra após as 23horas nem antes das 7 horas, isto é nunca ladra durante o período em que está na lei a proibição de barulho.
      O que poderá a minha vizinha fazer contra mim, ou o que poderei eu fazer para me proteger contra “medidas” derivadas da minha cadela ladrar quando está sozinha?

      • #173588
        Rui David
        Convidado

        E certo que o período entre as 23h e as 7h é considerado, para questões de ruído, horário nocturno, em que não pode haver barulho. No entanto, tal não significa que, durante o dia, se possa fazer o barulho que se quiser, sobretudo não havendo necessidade. isto é o que as autoridades poderão concluir, caso sejam chamadas. Tais leis existem para proteger o descanso de quem está confinado em casa, como pessoas doentes, crianças pequenas, etc. Creio que o melhor será ensinar a cachorrinha a não fazer barulho, arranjando-lhe um ou mais brinquedos com que se possa entreter, por exemplo e entretanto explicar a vizinha que haverá um período de adaptação para todos e que deverá ter mais um pouco de paciência enquanto a cachorra se adapta.

    • #173603
      Joaquim
      Convidado

      Fiquei surpreendido pela comparação….animais e crianças. Ok….

      As leis existem, mas não vejo a associação de defesa dos animais a puxar pelo tema de criar uma lei de proibir animais de certas raças em apartamentos, ou varandas….como tanto se vê…

      No entanto, vejo associação aplaudir leis como poder entrar animais em restaurantes ou até sobre o arrendamento de casas…

      Não misturem o que é natural e evolução de uma especie, com o facto de “domesticar” um animal… que eu saiba não é natural para os humanos educar um cão…é preciso saber fazer, daí haver treinadores e afins… da mesma forma que não é normal deixar uma criança a dormir numa casota… ou cá fora…ou ir deixar a um hotel porque vamos de férias…

      Não comparem o que não é comparável…trabalhem no sentido de proteger os animais, não é os donos dos animais…o caso acima, a cadela ladra porque não quer estar sozinha…e a vizinha da senhora sente-se incomodade com o barulho como é natural…o que querem que a vizinha faça, mude de casa? Você é que a está a incomodar, não é a vizinha a si…pense nisso…se calhar se pretende ter um cão, tem que arranjar condições para o ter…

      Para que quer o animal se não lhe dá condições? Só para lhe fazer sentir bem, a si humano? No final do dia, os animais é que pagam.

      Boa noite

      • #173677
        Rui David
        Convidado

        Apenas para deixar claro que o meu post reflecte a minha opinião pessoal e não necessariamente a desta ou de qualquer associação.

A visualizar 4 respostas da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.