Projecto casa abrigo Arca de Noé de Paula Vitória
A vontade de criar um santuário para animais, surgiu na sequência da nossa experiência como FAT (família de acolhimento temporário) que levámos a cabo ao longo de vários anos. Colaborámos com várias associações, cuidámos de centenas de animais, resgatámos animais das ruas e dos canis de abate.
Esta foi sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora e determinante face aquele que é o nosso objectivo atual no contexto da proteção animal.
Aquando da nossa experiência como FAT, o que mais nos custava não eram as despesas inerentes á subsistência dos animais, a limpeza dos cocós e dos xixis, nem as vezes em que corríamos de madrugada para os veterinários, mas sim, o dia da adopção! Esse sim, era sempre um dia terrível para nós…
Conhecer os adoptantes no momento em que lhes entregavamos a vida daqueles meninos, que tínhamos cuidado com tanto amor, e sempre com a incerteza daquilo que os esperava. Muitas vezes sentimos que estávamos a trair a confiança “deles”.
Na maioria dos casos os animais não queriam ir com os adotantes e, queriam sim, saltar para os nossos braços.
Nas horas seguintes experimentávamos sempre momentos de tristeza e as duvidas não saiam da nossa cabeça. “Será que estão bem?”…na realidade, por vezes não estavam…
Felizmente alguns foram bem adoptados! Mas experienciamos casos em que tivemos que os voltar a resgatar, e ainda outros que foram devolvidos varias vezes e que acabariam por ficar connosco para sempre.
Estávamos convictos que queríamos criar um projecto para proteger os animais, mas não era este o método que nos fazia sentir realizados e felizes.
Sentíamos a necessidade de garantir que os animais tivessem uma vida condigna, e não podíamos viver com dúvidas em relação ao que o futuro lhes reservava.
Com isto, surgiu a ideia de construir um santuário para os animais e sermos nós próprios a cuidar deles para o resto das suas vidas com todo o amor e dignidade que eles merecem.
Aquilo que nós fazemos pelos animais, fazemos por amor, e o amor une perfeitamente todas as coisas.
Ao contrário de algumas associações, ainda não contamos com apoio de nenhuma entidade, nem qualquer tipo de voluntariado. Lutamos apenas os 2, mas estamos acompanhados pela melhor ajuda que uma pessoa pode ter que é Deus.
Deus dá-nos toda a força necessária, tira-nos o medo de avançarmos, move as pessoas certas nos momentos mais difíceis, e cria as circunstancias para que todas as coisas cooperem para nosso bem. Deus é o nosso pilar, vivemos pela fé e Deus tem nos abençoado duma forma sobrenatural.
Os nossos animais são todos tratados com excelência, e acima de tudo, com muito amor.
Têm as vacinas e as desparasitações em dia, são todos registados e chipados, usufruem de uma boa alimentação que inclui ração e alimentação normal, e para aqueles com alguma dificuldade em se sociabilizarem com os demais, proporcionamos treinos de obediência.
Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que nos têm ajudado nesta causa:
– Em primeiro lugar à Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais, que têm sido incansáveis para com os nossos meninos;
– Á Joana Moreira, uma grande amiga;
– Á escola canina “No Stress” em Sintra, que faz um excelente trabalho com os nossos meninos desobedientes;
– Á associação “Outros Rituais”, que nos fornece lindas mantinhas;
– Ao amigo Ricardo Morais, que por vezes nos abençoa com ração;
– A todos os instrutores de Zumba e XCO latin, que realizam eventos solidários para nos ajudar, e obviamente, a todos aqueles que participam nos mesmos;
– Á igreja MCI (missão cristã internacional), que nos cede o auditório e as instalações onde realizamos alguns eventos e espectáculos de angariação de fundos;
– Á Carla Esteves, uma grande amiga e parceira ativa na causa animal.
– Á “4patas” e á “Petraçoes”
– Por último, às minhas queridas rubys bailarinas, sempre prontas para ajudar tudo e todos!
Deus vos abençoe!
Paula Vitória
Morada e Contactos
Av. Stº António de Tercena – Quinta das Lindas
2730-165 Tercena
Tel: 21 457 84 13 / 96 129 63 53
E-mail: [email protected]
NIF: 501 626 921
Novidades
Categorias
