A visualizar 1 resposta da conversa
  • Autor
    Artigos
    • #168097
      Hilario Everingham
      Participante

      Boa noite, peço ajuda para a seguinte situação:

      No passado sábado, saí de minha casa para ir chamar o meu filho à vizinha da frente e o meu cão de companhia (raça pequinês) acompanhou-me sem trela, por grande azar, uma senhora ía a passear 2 cães, o grande sem trela, segundo ela um traçado de lavrador, o qual foi logo atacar o meu e com instinto de matar.

      Felizmente conseguimos afastar o cão atacante com uma vassoura mas o meu ficou em muito mau estado. Ficou logo com uma fratura exposta entre outros danos. O cão ainda está internado, foi operado e ainda corremos o risco de terem que amputar a perna.

      As despesas de veterinário vão para cima de 600€.

      Na altura a dona do cão atacante disponibilizou-se para pagar, e efetivamente pagou a despesa inicial de urgência, mas agora diz que foi a um advogado e o mesmo lhe disse que ela não tinha que pagar nada, inclusive pedir-me o que já pagou.

      Sei que a lei obriga ao uso de trela na via pública e aí ambas  transgredimos, mas sendo que o meu foi duramente atacado e o dela nem um arranhão teve, a responsabilidade cabe a quem?

      Legalmente os gastos de veterinário pertencem a quem? (parece-me justo que pelo menos fosse pelas duas)

      Agradeço uma resposta, porque não sei o que lhe dizer.

      Sandra Brás

    • #168104
      rui david
      Convidado

      Boa tarde

      Embora exista responsabilidade de ambas as partes por os animais estarem soltos, desde que tenha testemunhas que foi o outro cão que causou danos ao seu, as despesas devem ser suportadas pelo dono do animal atacante. Poderão, no entanto, caso haja apresentação de queixa na PSP ou GNR virem ambas a serem multadas por os animais estarem soltos, bem como os animais irem ambos para quarentena, caso não tenham as respectivas vacinas anti rábica. Quanto a devolver a importância, desde que tenha as facturas das despesas efectuadas com o seu animal, é nosso entender que não o deve fazer.

A visualizar 1 resposta da conversa
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.