Ambiente e Animais 10


Maio 2023

AR PURO FEST

26 – 28 maio | Aldeia Mineira do Lousal Grândola

O Município de Grândola organiza a 1ª edição da Ar Puro Fest, que decorre de 26 a 28 maio 2023, na Aldeia Mineira do Lousal!

A festa das atividades ao ar livre junta ciência, formação, natureza, história, artes, desporto e aventura, e gastronomia e muito mais! Durante três dias vão ser desenvolvidas diversas atividades envolvendo e dinamizando os vários espaços desta aldeia mineira do concelho de Grândola, um local de visitação na área da Arqueologia Industrial, atualmente com projeto de reabilitação ambiental pelo Centro Ciência Viva do Lousal, que alia o património à natureza.

O programa conta com Balonismo,* slide na corta da mina, passeio megalítico noturno com observação de estrelas, formação pelo Centro de Conservação das Borboletas de Portugal – Tagis, apresentações inéditas, nomeadamente, na temática dos Vinhos & Morcegos no interior da Galeria Waldemar, birdwaching e apresentação de livro da temática, exposições de arte, de natureza e de fotografia, canoagem, SUP, Wakeboard e atividades dirigidas aos mais novos, entre outras que vão decorrer em vários pontos da aldeia mineira, complementadas com animação musical e animação de rua (teatro, dança, artes circenses) e ainda zonas de restauração e street food.

Ao longo do evento será ainda disponibilizada uma área de acampamento ocasional gratuita.

Em anexo o programa, imagem e mapa agradecendo a V. divulgação e apoio.

*a realização da atividade dependerá das condições do estado do tempo



Maio 2023

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

O Instituto Português do Desporto e Juventude tem candidaturas abertas para entidades promotoras de projetos, no âmbito do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas».
Pretendemos promover o envolvimento dos/as jovens: na educação e sensibilização para a valorização do ambiente, da resiliência da floresta e da proteção contra catástrofes; no aumento do conhecimento geral sobre a natureza e florestas, por via de ações de inventário ambiental e recolha de outros dados para a ciência dos fogos e das florestas e para o apoio a operações de ordenamento florestal e proteção ambiental.
Desde a sua criação, o programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» apoiou já um total de 1 400 projetos, executados por mais de 800 entidades e contabilizando cerca de 10 000 participações de jovens voluntários/as.
As entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas são uma das tipologias de entidades elegíveis para a promoção de projetos enquadrados no programa, com direito a apoio financeiro, concretizado através de:
a) Subvenções para apoio à gestão dos projetos;
b) Subvenções para ressarcimento de despesas inadiáveis à participação, nomeadamente, despesas de alimentação e transporte;
c) Subvenções para apoio a alojamento.
Assim, convidamos a sua entidade a considerar a possibilidade de promoção de projetos.
Convidamos, igualmente, a partilhar este programa no v/ sítio eletrónico, redes sociais e noutros meios de comunicação que entendam por pertinentes. Podem encontrar, aqui, suportes de imagem para utilização nas v/s páginas e que podem ser usadas, também, na disseminação por e-mail.
Criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 166/2017, de 2 de novembro, o programa conta com a parceria da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e das Comissões Regionais do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
Para mais informação, consulte o Portal IPDJ



Maio 2023

IX Festival de Percursos Pedestres de Marco de Canaveses

A Associação Amigos do Rio Ovelha e a Câmara Municipal, em parceria com as Juntas de Freguesia que têm percursos pedestres a passar no território das mesmas, vão organizar o IX Festival de Percursos Pedestres de Marco de Canaveses, no próximo dia 28 de maio.

Sob o tema “Caminhar pelo Desporto e pela Natureza”, esta atividade tem como intuito divulgar os percursos pedestres sinalizados existentes no concelho, bem como promover a prática do pedestrianismo e as atividades desenvolvidas por outras associações e clubes da região, em prol da natureza e do desporto ao ar livre.

Neste sentido sinta-se convidado (a) a participar.

As inscrições terminam dia 21 de maio e devem ser feitas através do formulário que encontra neste link, juntamente com o programa e os contactos do evento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3DI_yqTN4NtgBiQUdc0SChPY_ujNFUwkj4ew0khzAYbprtg/viewform



Maio 2023

LIS-Water’s day – 24 maio

LIS-Water’s day | Da América Latina para Portugal: um olhar pela governança dos serviços de águas | 24 maio 9h00 – 13h00

A LIS-Water vai organizar o evento ‘LIS-Water’s day | Da América Latina para Portugal: um olhar pela governança dos serviços de águas’, a ter lugar no próximo dia 24 de maio, entre as 9h00 e as 13h00, no centro de congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Este evento pretende apresentar o panorama geral e uma compilação de boas práticas e experiências regulatórias da América Latina e de outras regiões. Serão também abordadas experiências interessantes em temas como avaliação e melhoria de desempenho de prestadores de serviços, governança corporativa e financiamento inovador. Será certamente uma oportunidade para as entidades e as empresas portuguesas terem uma perspetiva dos desafios e das oportunidades de mercado nessa região, e de estabelecerem contactos com alguns dos seus altos dirigentes.

Contamos com a participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, da Associação de Entes Reguladores de Água Potável e Saneamento das Américas e de reguladores de 10 países da América Latina, que vão trazer as suas experiências e enriquecer um debate de interesse para o setor da água em Portugal.

Poderão consultar o programa detalhado em anexo. As inscrições são gratuitas, mas requerem prévia inscrição aqui.



Abril 2023

Alerta Primavera: cuidados que devemos ter com os nossos cães

Duas patologias têm elevados índices de prevalência entre nós estimando-se que cerca de 12% dos cães estão infetados pelo parasita da Dirofilariose, 12,5% apresentam Leishmaniose. As duas são zoonoses.

É oficial, chegou a Primavera. Essa estação que tanto nos inspira artisticamente e que nos permite desfrutar de um tempo mais ameno. É nesta altura que aproveitamos para realizar um maior número de atividades ao ar livre e também para iniciar os passeios mais longos com os nossos fiéis companheiros. Porque não há nada tão prazeroso como aproveitar em conjunto as maravilhas que a Natureza nos oferece durante esta época.
Apesar da beleza que a caracteriza, a Primavera traz consigo um número de alterações ambientais que poderão representar um risco acrescido para a saúde dos nossos cães.

Comecemos pela mais óbvia e que também nos afeta: as alergias. A Primavera é um período em que a concentração de pólen no ar aumenta substancialmente, o que leva a reações de hipersensibilidade ou intolerância nos nossos animais. Esta intolerância pode gerar variados sintomas aos quais nos devemos manter atentos, tais como: comichão, espirros, tosse, vermelhidão nos olhos, corrimento ocular ou nasal. Dependendo de cada cão, e da sua sensibilidade ao pólen, poderá tratar-se de um episódio esporádico ou, por outro lado, de algo que o deixe constantemente desconfortável. Neste último caso, a situação deverá ser sempre avaliada pelo veterinário que o acompanha.
No entanto, o pólen não é o único fator que poderá desencadear estas alergias, podendo as picadas de pulgas – que recomeçam a sua atividade neste período – produzir o mesmo efeito.

Com a chegada da Primavera, o clima mais quente leva a que mosquitos e certos parasitas – nomeadamente pulgas e carraças – “despertem” do coma invernal, iniciando a sua atividade normal. Para além das alergias já referidas, as pulgas, assim como os mosquitos e carraças, representam um sério risco à saúde dos cães através da transmissão de certas doenças.

Quando falamos de mosquitos, destacam-se duas patologias, a nível nacional, que constituem uma séria ameaça: a Leishmaniose e a Dirofilariose. Ambas apresentam elevados índices de prevalência no nosso país, estimando-se que cerca de 12% dos cães estão infetados pelo parasita da Dirofilariose e 12.5% apresentam Leishmaniose – chegando a alcançar cifras na ordem dos 30% em algumas regiões. As duas são zoonoses, o que significa que nos podem ser transmitidas, e poderão ter graves repercussões, sendo que a Leishmaniose é incurável. De forma a reduzir consideravelmente a probabilidade de que os nossos cães as possam contrair, a chave reside na prevenção. Através de desparasitações regulares – seguindo sempre o plano estabelecido pelo veterinário -, complementando com o uso de coleiras desparasitantes, e de vacinação no caso da Leishmaniose, estaremos a reduzir significativamente o risco existente. Basta um, apenas um, pequeno inseto para transmitir estas doenças e assim colocar em causa a sua saúde.

Seguindo a mesma linha, há que ter em conta que estamos no período das lagartas do pinheiro, que habitualmente se estende desde Janeiro até ao início de Maio. Durante esta janela temporal, devemos permanecer vigilantes e evitar soltar os nossos cães em zonas com pinhais – local onde nidificam e iniciam o seu trajeto em grupo. Para as conseguirmos identificar mais facilmente, é importante saber que as lagartas se deslocam em modo de fila ou procissão, daí serem muitas vezes apelidadas como lagartas processionárias. Estes insetos podem ser nefastos para os cães, já que os seus pêlos urticantes possuem substâncias tóxicas que podem desencadear vários sintomas agudos, como salivação excessiva, vómitos, inchaço do focinho e necrose da língua. Podem mesmo chegar a ser fatais em alguns casos.

Por último, mas não menos importante, há algo indispensável para a manutenção da saúde dos cães que deve ser incentivado durante todo o ano (e todos os dias), mas que assume uma maior preponderância com a chegada de temperaturas mais elevadas: a hidratação. É extremamente importante assegurarmos que os nossos fiéis amigos tenham água fresca e sempre à disposição.
A Primavera é uma época aguardada por muitos, havendo uma maior predisposição para sair para o exterior e, claro, levar os nossos cães connosco. Para que, juntos, possamos aproveitá-la ao máximo, devemos tomar as devidas precauções para proteger a saúde dos nossos amigos caninos.

Artigo de Bernardo Soares (médico veterinário) no ‘Observador’ 09 abr. 2023